Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EM PAUTA

Após críticas, GloboNews promove jornalistas negros e corrige debate sobre racismo

REPRODUÇÃO/GLOBONEWS

Reprodução de imagem de Maju Coutinho, Aline Midlej, Flávia Oliveira, Zileide Silva, Lilian Ribeiro e Heraldo Pereira

Maju Coutinho, Aline Midlej, Flávia Oliveira, Zileide Silva, Lilian Ribeiro e Heraldo Pereira no Em Pauta

REDAÇÃO

Publicado em 3/6/2020 - 21h20
Atualizado em 3/6/2020 - 21h49

A GloboNews escalou nesta quarta-feira (3) seis jornalistas negros para a cobertura e análise dos protestos antirracistas nos Estados Unidos, após as críticas feitas pelos internautas sobre o debate ter sido realizado sem nenhum profissional negro. Ontem (2), no Em Pauta, sete jornalistas brancos foram responsáveis pela análise do caso.

A polêmica começou após a cobertura do jornal sobre as manifestações contra o racismo nos EUA. Marcelo Cosme, Sandra Coutinho, Jorge Pontual, Demétrio Magnoli, Monica Waldvogel, Gerson Camarotti e Andréia Sadi --todos brancos-- foram responsáveis pela análise do caso, o que foi questionado pelos espectadores.

Hoje, no início do telejornal, Cosme explicou que a emissora ouviu as críticas do público. "Os jornalistas que dividiram comigo a cobertura ontem, todos experientes e de alto nível profissional, eram brancos. Eu estarei mentindo se dissesse que foi um acidente. Mas, por razões históricas e estruturais de nossa sociedade, também na Globo os colegas negros ainda não são tantos quanto desejamos", afirmou ele.

Em seguida, ele contou que o Em Pauta será apresentado por Heraldo Pereira, com comentários de Zileide Silva, Flávia Oliveira, Maria Julia Coutinho, Aline Midlej e Lilian Ribeiro, todos negros. Além da participação dos jornalistas, a legenda utilizada pela cobertura foi "Rapaziada ... A pauta é racismo...", o mesmo comentário utilizado pelos internautas no Twitter.

Após a introdução, Cosme ainda anunciou que Zileide Silva e Flávia Oliveira foram promovidas a comentaristas fixas do canal de notícias da Globo. A alteração do quadro de jornalistas para o debate sobre o racismo foi elogiada pelos internautas.

Confira os tuítes com as críticas do público e a reação positiva após a mudança:

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.