Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

MAIOR PERRENGUE

Perdeu Pantanal? Globoplay ocupa lugar que era do videocassete em 1990

FOTOS: REPRODUÇÃO

Videocassete reproduzindo novela Pantanal na TV de tubo nos anos de 1990

Gravar a novela com o videocassete era opção para ver Pantanal fora do horário em 1990

EDUARDO BONJOCH

edubonjoch@gmail.com

Publicado em 2/4/2022 - 6h30

Quando a primeira versão de Pantanal estreou na Manchete (1983-1999), em 1990, programar a gravação dos capítulos pelo videocassete era a opção disponível se o telespectador não pudesse ver a novela em tempo real. Hoje, em plena era digital, depois de 31 anos, o Globoplay, serviço de streaming da Globo, assume esse papel, atualizando a trama na internet logo depois que os episódios vão ao ar na TV aberta.

A evolução tecnológica trouxe muitas vantagens para o telespectador. Programar gravações no videocassete nem sempre era uma tarefa fácil. Bastava um pequeno deslize na hora de definir o dia da semana ou horário de início/fim da gravação, para pôr tudo a perder. Fora que nem sempre a novela entrava no ar na mesma hora, e a chance de perder parte do capítulo, por uma derrapada nos detalhes da gravação, era muito grande.

E tinha também outro problema que amaldiçoava quem gostava de gravar programas no videocassete: o espaço disponível na fita VHS. Atire a primeira pedra quem nunca se deu mal porque a fita acabou antes do final do filme ou do capítulo da novela. As fitas mais usadas traziam a especificação T-120 na embalagem e eram capazes de registrar até seis horas de conteúdo nos modos de gravação SLP ou EP.

Com a chegada das novelas ao serviço de streaming da Globo, esses problemas acabaram. Além disso, o telespectador não precisou mais adiantar os intermináveis intervalos comerciais da TV aberta e nem investir em fitas VHS, já que os capítulos ficam armazenados nos servidores do Globoplay. Mas, por outro lado, o serviço é pago e custa R$ 19,90 mensais.

Outro ponto interessante é que, ao acompanhar a novela pela plataforma de internet da Globo, o telespectador só tem acesso aos capítulos enquanto for assinante do serviço. Na época do videocassete, a gravação podia ser guardada para sempre ou até enquanto durasse a fita VHS.  

Nos dias de hoje, as reclamações mais frequentes estão relacionadas a travamentos e instabilidades para ver o conteúdo que chega pelo streaming. Nesse caso, o culpado pode ser tanto o provedor de internet, quando há problemas na rede ou oscilações na velocidade do plano contratado; ou o próprio Globoplay, principalmente quando vários assinantes acessam o mesmo conteúdo simultaneamente, sobrecarregando a plataforma.

JOÃO MIGUEL JúNIOR/tv globo

Juliana Paes como Maria Marruá

Juliana Paes em cena: novela em dia na faixa  

Veja os primeiros capítulos de graça

Se você não é assinante Globoplay e perdeu a estreia de Pantanal, terá a chance de ver os capítulos da primeira semana na faixa pelo serviço de streaming até a noite da próxima segunda (4). A ação faz parte da pesada estratégia de divulgação da novela, que tem a missão de recuperar a audiência da faixa das nove, após o fracasso de Um Lugar ao Sol.

Quem acessar a plataforma poderá ver na íntegra os seis capítulos exibidos entre 28 de março e 2 de abril. Segundo a Globo, a opção de ver o primeiro episódio em resolução 8K pelo app do Globoplay nas TVs Samsung compatíveis com essa tecnologia ficará disponível gratuitamente por tempo indeterminado.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.