Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

HOJE NO STREAMING

Nem LG, nem TCL: Globoplay faz acordo para ter Pantanal em 8K nas TVs Samsung

JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO

Juliana Paes em cena da novela Pantanal

Juliana Paes na pele de Maria Marruá: imagens mais reais pelo Glopoplay nas TVs 8K da Samsung

EDUARDO BONJOCH

edubonjoch@gmail.com

Publicado em 28/3/2022 - 19h29

Quem for assinante do Globoplay e tiver uma TV Samsung 8K em casa, linhas 2020 ou 2021 (exceto modelo QN700A), poderá ver nesta segunda (28) o capítulo de estreia da novela Pantanal com essa resolução. A opção estará disponível através do aplicativo de smart TV desses televisores logo após a exibição pela Globo. Por enquanto, quem tem modelos 8K de outras marcas, como LG e TCL, não terá acesso às imagens de qualidade superior.

Não é a primeira vez que a Globo e a Samsung se juntam para oferecer conteúdo em 8K. Em 2021, a emissora forneceu imagens experimentais dos Jogos Olímpicos de Tóquio nessa resolução, que podiam ser vistas gratuitamente (sem precisar de assinatura) no app do Globoplay por quem tivesse um televisor compatível da marca coreana.

Para ver as primeiras emoções da novela com maior nitidez e realismo, e sem travamentos, o Globoplay recomenda uma banda mínima dedicada de 250 Mbps para acesso à internet. As imagens em 8K chegam a atingir 33 milhões de pixels, 16 vezes mais do que as transmissões da Globo na TV aberta e quatro vezes mais do que uma série em 4K da Netflix, Disney+ ou Amazon, por exemplo.

Fica fácil notar a diferença com relação à nitidez e à variedade de tons de cores na tela, principalmente quando o conteúdo exibido também foi gravado originalmente em 8K, como no caso do primeiro capítulo de Pantanal. O que telespectador vê são imagens que se parecem ainda mais com a própria realidade.

Com cerca de 15 modelos à venda no varejo online, as TVs 8K são as mais caras e completas em recursos. Por isso, é bom preparar o bolso: a opção mais barata de 55 polegadas custa R$ 7,5 mil, o dobro de um televisor 4K de mesmo tamanho. Já a mais cara, com 85 polegadas, sai por R$ 90 mil, o mesmo valor de um carro de luxo.

As imagens em 8K no Globoplay serão acompanhadas pela opção de áudio Dolby Atmos. Com sons chegando por todos os lados e de cima para baixo, as transmissões desse tipo tornam a experiência mais imersiva, como se o telespectador fizesse parte das cenas. Todas as TVs 8K são compatíveis com o formato, mas é indispensável ligá-las a uma caixa soundbar (ou home theater) para aproveitar bem o efeito.

reprodução

Primeiro capítulo em 8K foi atração na casa

Passou primeiro no BBB

Os participantes do BBB 22 tiveram o gostinho de ver o primeiro capítulo de Pantanal em resolução 8K e com áudio Dolby Atmos, quatro dias antes da exibição na TV aberta. Para isso, a Globo preparou uma ação especial na casa com um televisor de 82 polegadas compatível com o padrão e cinco caixas acústicas espalhadas pelo espaço, tornando a experiência de som e imagem mais imersiva e real.

A ação aconteceu na última quinta-feira (24) e foi destaque no programa da mesma noite e também no domingo (27) com a reapresentação de um VT mais curto. Além dos equipamentos, o espaço montado ganhou comidas, bebidas e objetos típicos do pantanal, e peças do figurino do elenco, disponíveis para interação.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.