Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

HAJA BANDA LARGA!

Sem 4K no SporTV, Globo testa conteúdo das Olimpíadas em 8K pelo Globoplay

FOTOS: REPRODUÇÃO

Momento colorido da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Trechos da abertura dos Jogos de Tóquio poderão ser vistos com mais nitidez nas TVs 8K

EDUARDO BONJOCH

edubonjoch@gmail.com

Publicado em 7/8/2021 - 6h30

Depois de dar um passo para trás e não transmitir os Jogos Olímpicos de Tóquio em 4K nem pelo SporTV nem pelo Globoplay, a Globo anunciou os primeiros testes com imagens da competição em resolução 8K. O conteúdo experimental poderá ser acessado pelo app do serviço de streaming nas TVs Samsung com essa definição, mas não é necessário ser assinante. A recomendação é ter uma banda larga de, pelo menos, 100 Mbps.

Farão parte da degustação clipes das cerimônias de abertura e de encerramento, além de trechos de competições de natação, judô, tênis de mesa e outras modalidades. As imagens no padrão 8K HDR, adotado nestas demonstrações, atingem 33 milhões de pixels, 16 vezes mais do que as transmissões da Globo na TV aberta e quatro vezes mais do que um seriado exibido em 4K. Isto se traduz em muito mais nitidez e tonalidades de cores.

Por outro lado, tanta qualidade também exige um maior investimento no plano de internet banda larga. O telespectador que quiser ter menos problemas de travamentos e instabilidades ao ver os conteúdos dos Jogos Olímpicos ou vídeos do YouTube com a resolução máxima atingida pelas TVs 8K (7.680 por 4.320 pixels) já pode pensar em uma velocidade a partir de 100 Mbps.

Para ser o primeiro serviço de streaming a ter conteúdo em definição 8K no Brasil, o Globoplay fechou uma parceria com a Intel. Já as imagens dos Jogos Olímpicos resultam de uma coprodução entre a OBS (Olympic Broadcasting Services) e a NHK, que é a TV pública japonesa.

A iniciativa de liberar degustações em 8K pelo Globoplay chama a atenção porque o serviço de streaming ainda perde feio para os principais concorrentes, como Netflix e Prime Video, na oferta de conteúdo em 4K. Segundo a Globo, o próximo passo será testar esta tecnologia na dramaturgia.

A partir de R$ 9 mil

Ainda com poucas opções, as TVs 8K estão entre as mais avançadas e caras à venda. Nas lojas online, o consumidor vai encontrar modelos de 55 a 82 polegadas, das marcas Samsung, LG e TCL, que custam a partir de R$ 9 mil. Em alguns casos, o valor chega a ser o triplo de um televisor 4K do mesmo tamanho.

TV 8K pode custar o triplo de uma 4K

Os principais benefícios das TVs 8K são a precisão de cores e a nitidez. É possível observar todos os detalhes de uma cena sem se preocupar com a visualização dos quadrinhos (pixels) que compõem a imagem, mesmo quando o telespectador está bem perto da tela.

Mas o preço altíssimo e a falta de conteúdo se tornam fortes obstáculos para que a tecnologia possa deslanchar. Especialistas também concordam que a diferença na qualidade da imagem de uma TV 4K em relação a um modelo Full-HD é muito superior à de uma TV 4K quando comparada a uma tela 8K.

Na dúvida, faça você mesmo o teste em uma loja com os dois tipos de TVs Ultra-HD exibindo o mesmo conteúdo. É importante também visualizar as telas mantendo a mesma distância que você terá na sua casa e, então, concluir se a nitidez e o detalhamento da imagem realmente valem o maior investimento.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.