TELAS GRANDES
REPRODUÇÃO/TCL
As TV 8K têm resolução quatro vezes maior do que os modelos 4K, mas falta conteúdo
Com resolução de 7.680 por 4.320 pixels, quatro vezes superior à 4K, as TVs 8K são as mais avançadas e caras do mercado. Nas lojas on-line, o Notícias da TV encontrou dez opções deste tipo, das marcas LG, Samsung e TCL, com telas de 65 a 82 polegadas. Mas prepare o bolso: você terá que investir, pelo menos, R$ 4,5 mil se quiser levar para casa uma TV 8K de 65 polegadas, o dobro do valor de um modelo 4K de mesmo tamanho. Será que vale a pena?
Os principais benefícios das TVs 8K são a precisão de cores e a nitidez, que permite observar todos os detalhes de uma cena sem se preocupar com a visualização dos quadrinhos (pixels) que compõem a imagem, mesmo quando o telespectador está bem perto da tela. Com isto, dá para realizar o sonho de ter uma tela grande em um pequeno ambiente.
Mas especialistas concordam que a diferença na qualidade da imagem de uma TV 4K em relação a um modelo Full-HD é muito superior à de uma TV 8K se comparada a uma tela 4K. Na dúvida, faça o teste em uma loja com os dois tipos de TVs Ultra HD exibindo o mesmo conteúdo e procure observar se as alterações na nitidez e no detalhamento da imagem justificam o maior investimento quando se está à mesma distância que você terá na sua casa.
Além do preço, outro obstáculo para o avanço da tecnologia 8K é a falta de conteúdo com esta resolução. A TV digital aberta, por exemplo, ainda exibe sua programação em Full-HD. Na TV paga, as transmissões em 4K são raras, e o formato tem deslanchado mais nos serviços de streaming.
Se a oferta de conteúdo em 4K só aumentou nos últimos dois anos, imagine em 8K. Certamente, ainda vai demorar para serviços como Netflix e Prime Video disponibilizarem algum conteúdo nessa qualidade. Para isso, a internet brasileira precisaria melhorar muito, com acesso a velocidades mínima de 100 Mbps para grande parte dos usuários.
Hoje, a melhor imagem vista em uma TV 8K é obtida a partir do recurso de upscaling, que é automaticamente acionado pela inteligência artificial destes aparelhos. Muito eficiente nos televisores lançados em 2020 e 2021, a função simula artificialmente a resolução 8K a partir de filmes, séries, games e outros conteúdos com definição inferior.
reprodução/samsung
TV 8K: mais ajustes e jogos fluídos
Embora algumas funções também apareçam nas TVs 4K mais caras, o maior mérito das TVs 8K está em reunir o que há de mais moderno em tecnologias de áudio e vídeo para televisores. Mais rápidos e avançados do que em outros aparelhos, os processadores destes modelos permitem acessar com agilidade os aplicativos de internet e recursos de inteligência artificial.
Diferentemente dos modelos 4K mais básicos, várias TVs 8K incorporam a tecnologia Dolby Vision, oferecida em filmes e séries da Netflix e do Prime Video, por exemplo. Assim como a opção HDR10+, leva vantagem nos ajustes automáticos de brilho, contraste e cor, que se adaptam às imagens claras e escuras e às variações de luz no ambiente.
Nos dois casos, os ajustes são precisos e atualizados a cada nova sequência do filme ou cenário do game, deixando as cores mais fiéis e reais durante todo o tempo em o conteúdo é exibido.
Para quem gosta de ficar horas jogando videogame, vários modelos 8K já oferecem suporte às tecnologias FreeSync, da AMD, e G-Sync, da Nvidia, que diminuem travamentos e instabilidades. Trazem também entradas HDMI 2.1, que seguem o padrão de transmissão de dados 4K oferecendo taxa de atualização variável (VRR) e frequência de 120 Hz com modo automático de baixa latência (ALLM).
Deixando as siglas e nomes complicados de lado, as conexões melhoram a resposta aos comandos dos games, sendo ideais para jogar os títulos dos novos consoles PlayStation 5 e Xbox Series X de forma fluida, controlando as instabilidades. Estão ainda preparadas para trafegar no sinal 8K a 60 Hz da nova geração de videogames a ser lançada no futuro.
Na parte de áudio, o suporte ao formato Dolby Atmos permite ressaltar os efeitos sonoros aéreos na parte de cima do ambiente. Alguns modelos, como o da TCL, com 75 polegadas, já incluem uma caixa soundbar na embalagem para aproveitar melhor a tecnologia.
Recém-lançada, a TV Neo QLED 8K Samsung de 75 polegadas, por exemplo, aposta em um conceito de envolvimento sonoro para se utilizar melhor desta tecnologia. É um televisor que apresenta alto-falantes distribuídos por todas as direções, e até na parte traseira, seguindo as orientações de quem criou o sistema. A novidade custa R$ 63 mil.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.