Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DE VOLTA À GLOBO

Em TV de luxo, dava para ver Linha Direta e Pantanal ao mesmo tempo em 1990

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO E MANCHETE

TV com função PIP exibindo duas atrações de canais diferentes em 1990

TV com PIP em 1990: Hélio Costa em Linha Direta e a novela Pantanal ao mesmo tempo na tela

EDUARDO BONJOCH

edubonjoch@gmail.com

Publicado em 3/5/2023 - 6h20

Disponível até hoje em versões turbinadas, o PIP (abreviação de Picture in Picture) era um dos recursos mais inovadores das TVs de tubo em 1990. Com ele, o telespectador podia ver duas atrações de canais diferentes ao mesmo tempo, como o programa policial Linha Direta, que estreou naquele ano na Globo e estará de volta a partir desta quinta (4), e a novela Pantanal, da extinta Manchete.

Ter uma TV com a função era um luxo para poucos, já que o PIP estava restrito às telas mais caras a partir de 20 polegadas. Semp Toshiba e Philips eram algumas das marcas que ofereciam esse tipo de avanço na época.

Com 28" e som estéreo com caixas destacáveis, o modelo Trendset 28 Picture in Picture, da Philips, era um dos mais completos. Pelo controle remoto, que saía de uma gaveta do próprio aparelho, o telespectador podia escolher em qual dos quatro cantos da tela grande gostaria de posicionar a telinha adicional, identificada por um retângulo verde.

Dava ainda para congelar a imagem e inverter as duas atrações. Nesse caso, a cena de Pantanal com os protagonistas Jove e Juma, interpretados por Marcos Winter e Cristiana Oliveira em 1990, passava a encher a tela, enquanto o jornalista Hélio Costa, apresentador do Linha Direta na época, era deslocado para a pequena janela PIP.

Se preferisse, o telespectador também poderia aproveitar o recurso para ver simultaneamente as imagens de um canal de TV e do videocassete ou da câmera de vídeo. Parece pouco, mas boa parte das TVs de tubo daquela época nem tinham controle remoto, sobretudo as menores e mais baratas, com 14" ou 20", que eram as mais vendidas.

E o que falar das curvaturas no canto da imagem, que eram comuns a todos os aparelhos da época? A partir de 1991, a Sony passou a vender TVs de tubo com tela plana, que acabaram com as distorções laterais e ampliaram o ângulo de visão, proporcionando um melhor aproveitamento das atrações que eram exibidas. Mas a novidade só foi pegar mesmo anos mais tarde.

TV estéreo: caixas destacáveis eram atrativo

Som estéreo era diferencial

Tendência entre as TVs mais modernas de 1990, o som estéreo se tornou um atrativo mais fácil de encontrar entre os televisores sofisticados do que o próprio recurso PIP. Alguns modelos, de marcas como Philips e Philco Hitachi, traziam até caixas acústicas destacáveis, o que chamava a atenção na época.

Na TV, o primeiro canal a ter transmissões regulares com som estéreo foi a Manchete, em 1987. A novidade começou tímida por São Paulo e chegou, em seguida, a outras capitais, como Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife e Belo Horizonte. No início, poucos programas ofereciam essa opção, como o humorístico musical Miele & Cia e o jovem FMTV, que exibia videoclipes.

A parceria entre a emissora carioca e a Philips, que queria aumentar as vendas das TVs com som estéreo da linha Trendset, foi fundamental para as transmissões deslancharem. O investimento em propaganda era alto, com avisos constantes e exaustivos de que o programa exibido poderia ser ouvido com som estéreo se o telespectador já tivesse em casa um televisor da marca compatível com a novidade.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.