Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CASO ELOÁ

Assassinato que botou Sonia Abrão nas páginas policiais reinaugura Linha Direta

REPRODUÇÃO/REDETV!

De preto, Sonia Abrão está no cenário do seu programa em 2008, falando ao vivo com um sequestrador pelo telefone

Sonia Abrão no programa A Tarde É Sua em março; apresentadora entrevistou sequestrador em 2008

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 12/4/2023 - 6h35

Há quase 15 anos, Sonia Abrão parou nas páginas policiais ao ligar para entrevistar ao vivo Lindemberg Alves, de 22 anos, enquanto ele fazia Eloá Cristina Pimentel (1993-2008) refém. O sequestro aconteceu em outubro de 2008 e terminou com o assassinato da jovem após cinco dias de cativeiro. O "Caso Eloá", como ficou conhecido, vai inaugurar o novo Linha Direta, que estreia em 4 de maio na Globo.

O sequestro da jovem, cometido pelo ex-namorado dela em Santo André, na Grande São Paulo, foi acompanhado por milhões de brasileiros ao vivo. Durante quatro dias, noticiários de todo o Brasil focaram a janela por onde Eloá e sua amiga Nayara Rodrigues da Silva --que chegou a ser libertada pelo assassino e voltou para ajudar nas negociações-- apareciam para se comunicar com policiais e familiares.

Sonia Abrão conseguiu o telefone do apartamento da jovem, ligou e entrevistou o sequestrador, sendo duramente criticada pela polícia e pela imprensa. Testemunha de acusação no julgamento de Lindemberg, em 2012, Nayara chegou a dizer que a televisão do local ficava ligada o dia todo para assistirem à repercussão do crime. "Só passava isso em todos os canais. Ele começou a se vangloriar, a se achar importante. Dava risada", disse.

Dias depois dessa entrevista, o bandido pediu para falar ao vivo com Sonia, que atendeu à exigência mesmo após todas as críticas sobre a reportagem anterior. Mais uma vez, a jornalista foi acusada de fazer sensacionalismo, agir de maneira irresponsável e atrapalhar as negociações da polícia.

Em entrevista ao UOL em 2014, Sonia Abrão falou sobre a cobertura do A Tarde É Sua e afirmou que não se arrependeu do que fez:

"Nossa equipe estava atrás do telefone da casa da Eloá. Ligamos e ele atendeu. Aceitou falar, e o repórter Luiz Guerra gravou a matéria. O Lindemberg assistiu ao programa e, quando nossa repórter ligou novamente, disse que queria falar ao vivo porque estava preocupado, não queria que o Brasil pensasse que ele era bandido. Estava apresentando o programa quando o diretor me avisou que o Lindemberg estava na linha. Com minha experiência jornalística, conversei com ele. E falei com a Eloá também. No meio da conversa, ele cortou e desligou. Todo mundo me assistiu, a polícia, a imprensa, o público."

Apesar de a apresentadora sempre ser lembrada nas efemérides do caso Eloá, a direção do Linha Direta achou melhor não citar o que Sonia Abrão fez no A Tarde É Sua em 2008.

Após 15 anos fora do ar, o programa policial da Globo que foi sucesso com Domingos Meirelles e Marcelo Rezende (1951-2017) retornará às noites de quinta-feira, na faixa das 23h.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com tudo sobre novelas, celebridades, reality show e televisão:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.