CASO ELOÁ
REPRODUÇÃO/REDETV!
Sonia Abrão no programa A Tarde É Sua em março; apresentadora entrevistou sequestrador em 2008
Há quase 15 anos, Sonia Abrão parou nas páginas policiais ao ligar para entrevistar ao vivo Lindemberg Alves, de 22 anos, enquanto ele fazia Eloá Cristina Pimentel (1993-2008) refém. O sequestro aconteceu em outubro de 2008 e terminou com o assassinato da jovem após cinco dias de cativeiro. O "Caso Eloá", como ficou conhecido, vai inaugurar o novo Linha Direta, que estreia em 4 de maio na Globo.
O sequestro da jovem, cometido pelo ex-namorado dela em Santo André, na Grande São Paulo, foi acompanhado por milhões de brasileiros ao vivo. Durante quatro dias, noticiários de todo o Brasil focaram a janela por onde Eloá e sua amiga Nayara Rodrigues da Silva --que chegou a ser libertada pelo assassino e voltou para ajudar nas negociações-- apareciam para se comunicar com policiais e familiares.
Sonia Abrão conseguiu o telefone do apartamento da jovem, ligou e entrevistou o sequestrador, sendo duramente criticada pela polícia e pela imprensa. Testemunha de acusação no julgamento de Lindemberg, em 2012, Nayara chegou a dizer que a televisão do local ficava ligada o dia todo para assistirem à repercussão do crime. "Só passava isso em todos os canais. Ele começou a se vangloriar, a se achar importante. Dava risada", disse.
Dias depois dessa entrevista, o bandido pediu para falar ao vivo com Sonia, que atendeu à exigência mesmo após todas as críticas sobre a reportagem anterior. Mais uma vez, a jornalista foi acusada de fazer sensacionalismo, agir de maneira irresponsável e atrapalhar as negociações da polícia.
Em entrevista ao UOL em 2014, Sonia Abrão falou sobre a cobertura do A Tarde É Sua e afirmou que não se arrependeu do que fez:
"Nossa equipe estava atrás do telefone da casa da Eloá. Ligamos e ele atendeu. Aceitou falar, e o repórter Luiz Guerra gravou a matéria. O Lindemberg assistiu ao programa e, quando nossa repórter ligou novamente, disse que queria falar ao vivo porque estava preocupado, não queria que o Brasil pensasse que ele era bandido. Estava apresentando o programa quando o diretor me avisou que o Lindemberg estava na linha. Com minha experiência jornalística, conversei com ele. E falei com a Eloá também. No meio da conversa, ele cortou e desligou. Todo mundo me assistiu, a polícia, a imprensa, o público."
Apesar de a apresentadora sempre ser lembrada nas efemérides do caso Eloá, a direção do Linha Direta achou melhor não citar o que Sonia Abrão fez no A Tarde É Sua em 2008.
Após 15 anos fora do ar, o programa policial da Globo que foi sucesso com Domingos Meirelles e Marcelo Rezende (1951-2017) retornará às noites de quinta-feira, na faixa das 23h.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com tudo sobre novelas, celebridades, reality show e televisão:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.