Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

QUER SEGUNDO LUGAR

TCL declara guerra a LG e Samsung e expande Google TV para toda a linha 4K

DIVULGAÇÃO

Novos televisores 4K da TCL com tecnologia miniLED em feira nos EUA

Novos modelos 4K com tecnologia miniLED em feira nos EUA: qualidade da imagem é superior

EDUARDO BONJOCH

edubonjoch@gmail.com

Publicado em 29/3/2023 - 16h41

Ainda exclusiva da TCL no Brasil, a plataforma Google TV estará em todos os televisores 4K da marca a serem lançados por aqui em 2023, de 43 a 98 polegadas. Evolução do Android TV, que é adotado por vários fabricantes, o sistema tem visual mais moderno e facilita a busca de conteúdos nos vários serviços de streaming.

Essa é uma das armas da fabricante, que se tornou patrocinadora da Libertadores até 2026, para vender mais televisores no Brasil. A empresa ocupa o terceiro lugar de vendas no mercado nacional, atrás de marcas coreanas.

No mundo, a TCL ultrapassou a LG por pouco em 2022 (11,7% contra 11,69%), conquistando a vice-liderança no ano, segundo pesquisa da Omdia. A diferença foi de aproximadamente 30 mil unidades. Com 19,6%, a Samsung continua na frente.

Segundo Maximiliano Dominguez, diretor de produto, engenharia e qualidade da Semp TCL, a marca chegará ao segundo lugar em vendas no mercado brasileiro ainda em 2023. "A TCL irá ocupar esse lugar sim, com base no nosso projeto de três anos de crescimento", afirma. "Uma das bandeiras é incluir recursos a mais em relação às outras marcas, inclusive nas telas menores, desde que não afetem o preço e a competitividade", acrescenta.

Além de permitir comandos de voz pelo controle remoto, algo pouco comum na categoria, a TV de 32" da linha 2023, por exemplo, terá resolução superior à de todos os outros modelos à venda. A definição passará de HD para Full-HD, a mesma dos canais abertos e da maioria do conteúdo disponível na TV por assinatura.

Os modelos Full-HD de 32", 40" e 43" serão os únicos a rodar o sistema Android TV, atualmente também adotado pela Philips, Philco e Aiwa. Disponível em telas menores na linha 2022, a plataforma Roku some das TVs TCL e passa a ser adotada apenas nos televisores da Semp, fabricados pelo mesmo grupo.

A linha 4K concentrará os modelos mais sofisticados. São as TVs QLED, com painel de pontos quânticos, de 50" a 98"; e as telas com tecnologia miniLED, de 65" a 85". Alvo de debates na Europa por conta do alto consumo de energia, as TVs 8K desapareceram do portfólio. Os novos televisores da TCL devem chegar às lojas a partir de setembro. Os preços não foram divulgados.

Google TV: buscas mais simples e diretas

Custo menor e Google TV

Quando o consumidor compara o preço de várias TVs com o mesmo tamanho, os modelos da TCL aparecem entre os mais baratos, com custo inferior ao das marcas coreanas. Para Dominguez, o custo está relacionado à escala. "A marca ganha competitividade com escala global e tem a vantagem de fabricar seus próprios painéis, o que não acontece mais com os concorrentes", afirma.

Segundo ele, outro diferencial da marca é a parceria forte com o Google, que permite adotar no televisor versões do mesmo sistema operacional que a maioria dos brasileiros está acostumada a usar no celular. "A TCL deve continuar com exclusividade no sistema Google TV até praticamente o final de 2023, quando devem começar a aparecer modelos dos concorrentes desenvolvidos para rodar essa plataforma", diz.

O principal avanço do Google TV está na busca de conteúdo, que é mais simples e direta. Filmes e séries dos vários serviços de streaming são oferecidos em um único menu. Além disso, as atrações são reunidas em categorias, como comédia, ação e shows, organizadas e sugeridas de acordo com as preferências do telespectador.

Assim, ao ligar a TV, podem aparecer recomendações para ver Cidade Invisível na Netflix, Rota 66: A Polícia que Mata no Globoplay e The Last Of Us no HBO Max, uma do lado da outra. Na Android TV, isso não é possível. As sugestões são separadas por serviço e não se misturam. Outro detalhe: embora as duas plataformas permitam cadastrar diferentes perfis de usuário, no Google TV o processo é intuitivo, com recomendações individuais de conteúdo.

Conheça as novas TVs

* Série S - 32", 40" e 43" - Full-HD - Sistema Android TV

* Série P645 - 43" a 75" - 4K - Sistema Google TV

* Série P745 - 85" - 4K - Sistema Google TV - Funções e menu para games - 144Hz VRR - Dolby Vision/Atmos

* Série C645 - 50", 55" e 65" - QLED 4K - Sistema Google TV - Funções e menu para games - VRR - Dolby Vision Game

* Série C735 - 98" - QLED 4K - Sistema Google TV - Funções e menu para games - 120Hz VRR - Dolby Vision/Atmos 

* Série C845 - 65" e 75" - MiniLED 4K - Sistema Google TV - Funções e menu para games - 144 Hz VRR - Dolby Vision/Atmos - alto brilho (2,3 mil nits)

* Série X 945 - 85’" - MiniLED 4K - Sistema Google TV - Funções e menu para games - 144 Hz VRR - Dolby Vision/Atmos - alto brilho (5 mil nits) - tecnologia Full Array com 5 mil zonas de controle de iluminação do painel


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.