Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ACERTE NA ESCOLHA

Dá para ter TV grande em sala pequena; saiba como calcular o tamanho ideal

DIVULGAÇÃO

Telespectador com TV grande em sala pequena

Com uma distância de dois metros entre a tela e o sofá, dá para instalar uma TV 4K de 50" a 65"

EDUARDO BONJOCH

edubonjoch@gmail.com

Publicado em 16/9/2022 - 6h25

Em ano de Copa do Mundo, é comum o consumidor querer trocar a TV da sala por um modelo de tamanho maior. A boa notícia é que praticamente todos os televisores à venda a partir de 50 polegadas já trazem resolução 4K, permitindo ver imagens de boa qualidade até mesmo de perto da tela.

Com 3.840 por 2.160 pixels, essa resolução se tornou padrão nas telas grandes, sendo quatro vezes superior à dos modelos Full-HD de anos atrás, como a do aparelho que provavelmente você quer aposentar. E quanto mais alta a resolução, e isso também vale para as caras TVs 8K, maior o número de pontos na formação da imagem, o que se reflete em mais nitidez e riqueza de detalhes, inclusive a uma menor distância do sofá.

A diferença é tanta que o consumidor pode realizar o sonho de ter uma tela grande em uma sala pequena sem medo de ver os pontos de formação da imagem quando estiver no sofá. Assim, segundo Marcelo Zuffo, professor da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), dá para trocar a TV Full-HD de 50" por um modelo 4K de 60" ou 65" sem correr risco de enxergar imagens granuladas na sala.

"Se o consumidor quer investir em uma TV a partir de 43", o ideal é já adquirir um modelo com resolução 4K, que é capaz de proporcionar uma experiência muito mais imersiva", sugere ele. "Na hora da compra, o telespectador deve levar em conta que vai demorar muito para trocar novamente de aparelho."

Mas qual deve ser o tamanho ideal da tela da sua casa? Especialistas americanos da respeitada SMPTE (Society of Motion Picture and Television Engineers) recomendam que uma TV 4K de 55" seja instalada a uma distância média de 2,28 metros em relação ao encosto do sofá. Menos conservadora, a THX, que também serve de referência no setor, considera uma distância de 1,67 a 2,65 metros.

Para uma TV 4K de 65", as distâncias recomendadas pelas duas entidades vão de 1,98 a 3,10 metros. E até para um televisor gigante de 75" a distância mínima, prevista pela THX, impressiona: apenas 2,28 metros em relação ao sofá.

Gosto pessoal conta

Com divergências até mesmo entre os especialistas, fica claro que não existe uma regra exata a ser seguida. Seguindo as orientações das duas entidades, o telespectador vai perceber que, se a distância máxima que ele tem na sala entre o sofá e a tela for de aproximadamente 2 metros, poderá optar por um novo televisor 4K de 50" a 65".

Por isso, segundo Zuffo, o gosto pessoal assume um papel importante na escolha. "Não dá para comprar uma TV sem antes vê-la funcionando na loja", orienta. Outra dica importante: "O ideal é analisar a TV fora do modo de demonstração, exibindo um programa de TV ou conteúdo de streaming", conclui.

Para Alex dos Santos, especialista em áudio e vídeo, o consumidor deve medir a distância que tem em casa para reproduzir a mesma situação na loja, diante de TVs de diferentes tamanhos. Depois, é só verificar qual proporcionou a melhor experiência, avaliando itens como conforto visual, qualidade da imagem e imersão ao conteúdo. Já a altura da tela deve seguir a direção dos olhos de quem está sentado no sofá.

EDUARDO BONJOCH/NOTÍCIAS DA TV

Série em 4K HDR10: cores vivas e brilhantes 

Ajuste de brilho

Se você tem o costume de ver séries e filmes em 4K HDR10, de High Dynamic Range, nos serviços de streaming precisa ficar atento. Essa tecnologia, que deixa as cores mais vivas e brilhantes em salas iluminadas, pode gerar um certo incômodo quando o ambiente está escuro e o telespectador posicionado muito perto da tela.

Segundo Alex dos Santos, o desconforto acaba sendo maior nas TVs mais sofisticadas, com painel de pontos quânticos e tecnologia Full Array ou de miniLED, também chamada pelos fabricantes de Neo QLED ou QNED. Nesses casos, a solução pode estar nos ajustes. "É só buscar o menu de imagem da TV e testar os modos disponíveis ou apenas reduzir a luz de fundo da tela, até deixar o brilho da imagem mais suave em uma sala escura."


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.