Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EM NEGOCIAÇÃO

Confirmada no Globoplay, Copa do Mundo em 4K enfrenta impasse na TV paga

LUCAS FIGUEIREDO/CBF

Vinicius Junior e Neymar em jogo da seleção

Vinicius Junior e Neymar em jogo da seleção: SporTV negocia Copa em 4K na TV por assinatura

EDUARDO BONJOCH

edubonjoch@gmail.com

Publicado em 20/8/2022 - 6h25
Atualizado em 20/8/2022 - 13h20

A transmissão ao vivo em 4K dos jogos da Copa do Catar, que começa em novembro, só foi confirmada, por enquanto, para assinantes do serviço Globoplay + canais ao vivo, que custa R$ 42,90 por mês. Na TV paga, ainda há dúvida, já que as operadoras estão negociando com o SporTV.

Após a publicação, a Globo ressaltou que o SporTV disponibilizará o sinal 4K dos jogos da Copa em todas as plataformas. Na TV por assinatura, esclareceu que esse sinal não terá custo para as operadoras, sendo que a decisão de oferecer ou não para o público dependerá da infraestrutura e da viabilidade técnica de cada uma.

Procurada pelo Notícias da TV, a Claro, antiga Net, que tem a maior base de assinantes do Brasil, admitiu estar em contato com a Globo, sem chegar ainda a um acordo sobre a transmissão da Copa em Ultra-HD pelo SporTV. Das operadoras, é a que tem tradição em exibir o Mundial em 4K.

Há quatro anos, assinantes do pacote mais completo da Net puderam acompanhar grande parte das partidas da Copa do Mundo da Rússia ao vivo em 4K por um canal exclusivo do SporTV. Na época, o serviço estava disponível em várias cidades brasileiras. A expectativa é que a estratégia se repita em 2022.

Em 2018, a negociação do 4K entre a Net e o SporTV foi fechada aos 45 minutos do segundo tempo. O anúncio aconteceu dois dias antes do início do torneio, com os primeiros decodificadores compatíveis com o sinal Ultra-HD começando a ser distribuídos uma semana antes da Copa.

Se a parceria tornar a vingar em 2022, você vai precisar de uma TV e um decodificador compatíveis com a resolução 4K. Novos assinantes terão que consultar a disponibilidade do pacote 4K da Claro na cidade onde moram. O custo é de R$ 129,90 por mês. Para ver os jogos em 4K no Globoplay com canais ao vivo, a velocidade de internet mínima recomendada é de 30 Mbps.

No caso da transmissão pela Globo, existe uma limitação tecnológica, já que a TV digital brasileira atual suporta apenas a resolução Full-HD. A previsão é de que o 4K chegue aos canais abertos apenas em 2024, com a aprovação de novas tecnologias em estudo.

REPRODUÇÃO

O sinal 4K chega com atraso em relação ao HD 

4K: prós e contras

Com 3.840 por 2.160 pixels, as imagens Ultra-HD oferecem resolução quatro vezes superior a dos programas da TV aberta, transmitidos em Full-HD. Quando exibidas em televisores 4K, que hoje são a maioria à venda nas lojas, essas imagens ganham detalhamento, nitidez e profundidade, deixando a experiência de ver um jogo de futebol muito mais real.

Mas como nem tudo é perfeito, o sinal 4K chega com um pequeno atraso em relação às transmissões em alta definição. E, no futebol ao vivo, bastam dois ou três segundos para acabar com o suspense do gol, que é comemorado antes pelo vizinho.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.