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MUDANÇAS À VISTA

Chegada da Britânia e volta da Toshiba esquentam guerra no mercado de TVs

REPRODUÇÃO/BRITÂNIA

TV Britânia de 55 polegadas pendurada em um painel de madeira em uma sala de alto padrão

Nova TV da Britânia com 55 polegadas; resolução 4K e recursos básicos para o usuário

EDUARDO BONJOCH

edubonjoch@gmail.com

Publicado em 1/5/2021 - 6h55

Sai a Sony e entram Britânia e Toshiba, que volta ao mercado nacional de TVs depois de cinco anos, agora com uma nova parceira, a brasileira Multilaser. As mudanças, que começaram no final de março, devem chacoalhar o setor, acirrando a guerra entre fabricantes coreanos, japoneses e chineses.

Tradicional no mercado brasileiro pela união de 40 anos com a Semp (atualmente com a TCL), a Toshiba é uma das marcas comandadas globalmente pelo grupo chinês Hisense, que se tornou parceiro da Multilaser. A ideia é utilizar a força do nome Toshiba para alavancar as vendas de televisores sofisticados, que pertencem ao chamado segmento premium.

"Queremos ocupar o espaço deixado pela Sony e contamos com um parceiro tecnológico forte e conhecido no Brasil, que compete globalmente com a Samsung", afirma Andre Poroger, vice-presidente de produto da Multilaser. A marca coreana lidera as vendas de TVs no Brasil, mercado que foi abandonado pela Sony em março deste ano.

Segundo Poroger, as primeiras TVs Toshiba chegarão às lojas ainda em maio. Serão modelos 4K de 55 e 65 polegadas com tecnologia QLED (de pontos quânticos), já explorada no Brasil por marcas como a Samsung e a TCL. O principal benefício está na qualidade da imagem, superior à das TVs de LED tradicionais e que compete em nitidez e contraste com as telas OLED, da LG.

reprodução

Toshiba terá plataforma própria de Smart TV  

Os novos modelos utilizarão uma plataforma própria de Smart TV, chamada Vidaa. Internacionalmente, a Toshiba também vem apostando em uma parceria com a Amazon e já incorpora o Fire TV, concorrente do Chromecast, em alguns televisores. Como a Multilaser pretender seguir os lançamentos mundiais da marca com pequenas adaptações locais, essa novidade deve chegar em breve.

Por enquanto, a Amazon estará presente nas novas TVs através da integração com os comandos de voz da Alexa, outro recurso que está em alta nos modelos atuais. A meta da Multilaser é vender 100 mil televisores Toshiba em 2021 e 1 milhão até 2026.

TVs vêm com apps definidos

Conhecida na área de eletrodomésticos, a Britânia, que também é responsável pela marca Philco, chega ao mercado de TVs com quatro modelos. São telas de 32 (com resolução HD), 42 (Full-HD), 50 e 55 polegadas (ambas com definição 4K). Os preços variam de R$ 1,4 mil a R$ 3 mil, de acordo com pesquisa em lojas on-line.

Mas não espere encontrar uma plataforma Android TV ou Roku, como nas Smart TVs da Philco. As TVs anunciadas da Britânia já saem de fábrica com os aplicativos definidos, sem a possibilidade de o consumidor baixar outros em uma loja de apps, como nos modelos de outras marcas. Estão presentes Netflix, Amazon Prime Video, Globoplay e YouTube, cada um com botão próprio no controle remoto.

Básicas, as novas TVs de LED trazem de duas a quatro entradas HDMI, dependendo do modelo. Oferecem ainda uma ou duas entradas USB, Wi-Fi integrado e opção de espelhamento do celular com o televisor.

As TVs 4K têm suporte a HDR10 (para intensificar o brilho e as cores, que ficam mais reais) e som Dolby Audio, permitindo a reprodução de conteúdos com 5.1 canais por uma soundbar ou home theater. Para isto, é necessário utilizar a entrada HDMI ARC, com canal de retorno de áudio.

"Para fabricar as TVs da Britânia, utilizamos os mesmos fornecedores e componentes dos modelos da marca Philco", explica Heloísa Freitas, gerente de marketing da Britânia. Segundo ela, a marca não terá apenas televisores básicos, mas ainda não há previsão de lançamentos mais avançados, com as plataformas Android TV e Roku, por exemplo.

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