Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

85 POLEGADAS

De saída do Brasil, Sony tem TV 8K com preço de carro; vale a pena?

REPRODUÇÃO/SONY

Vista frontal da TV 8K Sony de 85 polegadas

TV 8K Sony de 85 polegadas; preço alto e consumidor confuso com a garantia

EDUARDO BONJOCH

edubonjoch@gmail.com

Publicado em 4/3/2021 - 6h45

As últimas TVs 8K Sony Z9G, de 85 polegadas, estão sendo vendidas no varejo por R$ 69.999, preço superior ao de um carro popular automático zero km. Com o anúncio na última segunda-feira (1º) de que a empresa vai encerrar as vendas de televisores no Brasil até o final de março, fica a dúvida: vale a pena o consumidor investir em um produto tão caro?

Segundo o Procon-SP, o comprador não precisa ter medo, já que os serviços de garantia e assistência técnica serão mantidos, de acordo com a lei brasileira. "Já notificamos a Sony para que dê detalhes de como será a política de reposição de peças e componentes e como a saída do mercado de TVs pode afetar o consumidor", explica Guilherme Farid, representante da instituição de defesa ao consumidor.

A Sony, que já soltou um comunicado oficial assumindo este compromisso, tem até o final da semana para se pronunciar. Diz o Código de Defesa do Consumidor que, com o fim da fabricação ou importação do produto, a empresa precisa assegurar a oferta de componentes e peças de reposição durante um período razoável de tempo. Isto corresponde à chamada vida útil do equipamento, que, segundo Farid, é de pelo menos cinco anos.

Com resolução de 7.680 por 4.320 pixels, quatro vezes superior à 4K, a TV 8K Sony Z9G é uma das mais avançadas do mercado, sendo capaz de exibir imagens de alta qualidade mesmo quando se está bem perto da tela de 85 polegadas. A falta de conteúdo neste formato é compensada com o recurso de upscaling, que amplia artificialmente a resolução de qualquer conteúdo para chegar perto de 8K.

Para a iluminação interna da TV, é utilizada a tecnologia Full Array, que aumenta a quantidade de LEDs atrás da tela melhorando o brilho e o contraste das imagens. O processador X1 Ultimate se destaca ao recorrer a recursos de inteligência artificial para fazer ajustes de áudio e vídeo em tempo real. Com quatro alto-falantes distribuídos pela tela, o som da TV Sony aposta em uma experiência mais imersiva, recurso também adotado pela Samsung.

A TV Sony de 85 polegadas oferece sistema operacional Android TV para navegar de forma mais intuitiva pelas funções e aplicativos, além de permitir espelhar a tela do celular com a ajuda do Chromecast integrado. Aceita também comandos da Alexa ou do Google Assistente, permitindo pesquisar filmes, ajustar o volume e controlar várias funções do aparelho pela voz.

reprodução/samsung

TV-8K-Samsung

TV 8K: imagem melhor com pouco conteúdo  

TV 8K tem prós e contras

Com modelos que vão de 65 a 85 polegadas, as TVs 8K à venda ainda custam muito caro, exigindo um investimento de, pelo menos, R$ 11 mil. LG, Samsung, Sony e TCL disputam este mercado.

A principal vantagem está na qualidade da imagem. A nitidez é visivelmente superior à das TVs 4K em telas a partir de 65 polegadas, principalmente quando se chega bem perto do televisor. A boa notícia é que você pode realizar o sonho de ter uma TV grande em um cômodo pequeno sem se preocupar com a visualização dos quadrinhos (pixels) que compõem a imagem.

Por outro lado, a falta de conteúdo no formato é total. Não há transmissões de TV e, com as limitações da internet brasileira, a probabilidade de surgirem opções de streaming em 8K a curto prazo são muito pequenas. Segundo especialistas, isto exigiria uma velocidade de internet de, pelo menos, 100Mbps.

Por enquanto, para aproveitar a melhor imagem que uma TV 8K pode oferecer, o consumidor se torna refém do recurso de upscaling. Muito eficiente nestes modelos, essa função aumenta artificialmente a resolução de qualquer conteúdo para chegar perto de 8K, incluindo filmes, séries, programas de TV e games.

TUDO SOBRE

Smart TV

TV 4K


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.