Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EM BUSCA DA MELHOR IMAGEM

CES 2022: Mistura de TV OLED e QLED ganha prêmio de inovação nos EUA

FOTOS: REPRODUÇÃO

TVs QD-OLED em exposição na CES 2022

TVs QD-OLED de 65 e 55 polegadas: alto brilho e contraste

EDUARDO BONJOCH

edubonjoch@gmail.com

Publicado em 5/1/2022 - 18h48
Atualizado em 5/1/2022 - 18h50

A tecnologia QD-OLED é a principal novidade entre os fabricantes de TVs na CES 2022, a maior feira de eletrônicos do mundo, que começou nesta quarta-feira (5) e se estende até sexta (7), em Las Vegas (EUA). Para melhorar a qualidade da imagem, as telas combinam o alto contraste da OLED com a cor e brilho dos painéis de pontos quânticos, que equipam os televisores QLED.

O mais curioso é que, embora a Samsung tenha faturado o prêmio de Inovação da CES na categoria de TVs com o modelo QD-Display (como a empresa chama a nova tecnologia) de 65 polegadas, o produto não ganhou o destaque esperado. Barulho mesmo quem fez foi a Sony, com os primeiros televisores QD-OLED do mercado internacional, com telas 4K de 55 e 65 polegadas e displays fornecidos pela Samsung.

De uma forma simples, as novas TVs utilizam pixels orgânicos (base do OLED) na formação das imagens de alto contraste, dispensando a necessidade de iluminação interna. Enquanto a luz azul é reproduzida diretamente pelo painel OLED, o vermelho e o verde passam ainda por uma camada de pontos quânticos, que eleva consideravelmente a variedade de cores e o brilho. O resultado é uma imagem que aproveita o melhor das duas tecnologias.

Como a Sony já se despediu do mercado brasileiro de TVs, a nova tecnologia deve chegar ao mercado brasileiro através da própria Samsung. Resta saber se ainda em 2022 ou só no ano que vem, uma pergunta sem resposta.

TV de 97 polegadas: a maior com tecnologia OLED

TVs gigantes em alta

Quem acompanha a CES em Las Vegas sabe que as novidades na área de TVs lançadas em janeiro por lá costumam chegar ao Brasil ao longo do ano, principalmente quando apresentadas pela Samsung, LG ou TCL. A feira serve de termômetro para descobrir quais tecnologias tendem a ganhar ou perder espaço em 2022.

Imbatíveis no contraste, as TVs OLED continuam em alta e são a principal aposta da LG neste ano. Nos EUA, foram mostrados modelos de 42 a 97 polegadas com 20% mais brilho, segundo o fabricante, em relação às telas do ano passado. Outra novidade é o recurso Room to Room Share, que permite duplicar o conteúdo de um televisor para outro, da mesma marca, em diferentes cômodos.

Lançados em 2021, os painéis modulares gigantes com tecnologia de microLEDs ganham novas versões neste ano. A Samsung anunciou telas gigantes de 89, 101 e 110 polegadas e a capacidade de montar painéis de até 178 polegadas; na LG, o destaque foi o modelo de 136 polegadas. Baseados em pequenos blocos modulares com centenas de LEDs que emitem a própria luz, os painéis dispensam iluminação interna para a formação das imagens.

TV miniLED OD Zero: menos vazamento de luz

Novos recursos chegando

A ampliação das linhas de TVs com tecnologia miniLED é outra tendência para 2022. As marcas coreanas anunciaram processadores e recursos para melhorar a qualidade da imagem entre esses modelos, que estão entre os mais sofisticados à venda.

O modo EyeComfort das novas TVs Neo QLED Samsung, por exemplo, ajusta automaticamente o brilho e as cores com base em um sensor de luz integrado e informações sobre o pôr/nascer do sol. Na parte de áudio, a novidade é o deslocamento do som pela sala acompanhando a movimentação dos objetos com mais precisão pela tela. E a nova versão do controle remoto ecológico também se alimenta das ondas do sinal wi-fi para recarregar a bateria. 

Nas TVs com tecnologia miniLED da TCL, a mudança está na iluminação interna do aparelho. Em Las Vegas, o fabricante mostrou o primeiro televisor com tecnologia OD Zero, de 85 polegadas. Ao eliminar a distância entre a fonte de luz e o painel de LED, a empresa afirma ter conseguido reduzir os vazamentos de luz, que afetam o contraste das imagens.

Para quem gosta de videogame, a principal novidade de 2022 são as TVs com taxa de atualização de 144Hz apresentadas pela Samsung e TCL, característica que permite acompanhar as transições dos jogos de forma suave e com mais fluidez. Já os televisores da LG ganharam o menu Game Optimizer, que permite acesso rápido às funções para games, incluindo ajuste de brilho para uma melhor experiência com as luzes apagadas.

TUDO SOBRE

Smart TV

TV 4K


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.