Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Recap S09E16

Zumbis congelados, neve e Negan do bem: o final de temporada de Walking Dead

Imagens: Divulgação/AMC

O ator Jeffrey Dean Morgan, o Negan, sorri em cena do último episódio da nona temporada de Walking Dead - Imagens: Divulgação/AMC

O ator Jeffrey Dean Morgan, o Negan, sorri em cena do último episódio da nona temporada de Walking Dead

JOÃO DA PAZ

Publicado em 1/4/2019 - 6h02

[Atenção: este texto contém spoilers]

Uma das melhores temporadas de Walking Dead chegou ao fim no domingo (31) trazendo cenas inéditas: os sobreviventes do apocalipse zumbi encararam a neve pela primeira vez. Foi a oportunidade de vê-los cruzar caminho com mortos-vivos congelados e até brincar de bolinha de neve. O frio provocou milagres, como a redenção de Negan (Jeffrey Dean Morgan), um salvador de fato.

Angela Kang, a nova showrunner da série, merece os créditos por uma temporada acima da média, principalmente no quesito criatividade e construção da trama. Entre outras coisas, ela conseguiu concretizar algo que ninguém tinha feito em nove anos.

O inverno, tão importante para a HQ The Walking Dead, era um objetivo de Angela na série desde quando começou na equipe de produção, na segunda temporada, conforme ela mesmo revelou em entrevista para a revista The Hollywood Reporter.

A nevasca no capítulo The Storm caiu bem. O público acostumado a sentir de longe o calor das altas temperaturas que os personagens enfrentavam até então, viu os sobreviventes de touca, cachecol e esfregando as mãos para espantar o frio. A neve provocou um choque no visual de Walking Dead: ficou bonito.

O episódio se passou meses depois do massacre das estacas, no qual dez sobreviventes morreram, decapitados. A comunidade O Reino ruiu, e os moradores de lá partiram até a Colônia Hilltop. Depois dessa cruzada, outros foram rumo a Alexandria. Durante o trajeto, eles enfrentaram uma nevasca das fortes e tiveram até de atravessar um rio congelado.

Khary Payton, Danai Gurira e Norman Reedus no final da nona temporada de Walking Dead

Uma das cenas mais curiosas registrou a reação de Daryl (Norman Reedus) e Michonne (Danai Gurira) ao verem pela primeira vez os zumbis imobilizados pelo frio. Bastou um golpe de espada nas cabeças dos mortos-vivos para elas se despedaçarem como vasos quebrados.

Dito isso, a maior preocupação deles não era mais com os zumbis, mas sim em encontrar um abrigo com fogo e comida suficientes para se aquecerem e passarem ilesos pela nevasca. Isso o povo de Alexandria teve de enfrentar também, principalmente após uma lareira se apagar no abrigo em que eles estavam. Tiveram de achar um outro lugar.

Negan salva Judith

Nessa jornada, debaixo de uma tempestade de neve das bravas, Judith (Cailey Flemming) se desgarrou do grupo ao ouvir o latido do Cão, o animal de estimação de Daryl que ele deixou na comunidade. Sem pensar duas vezes, a garota adentrou na nevasca e sumiu de vista, momento no qual Negan (Jeffrey Dean Morgan), logo ele, partiu para salvá-la.

O antigo líder do grupo vilanesco Salvadores bancou uma de salvador, verdadeiramente. Desde sua prisão, Negan firmou um vínculo curioso e diferente com Judith. A filha do xerife Rick Grimes (Andrew Licoln), inimigo número um de Negan, certa vez confessou para Michonne, sua mãe adotiva, que gostava de conversar com Negan porque ele a ouvia e lhe tratava como uma pessoa comum, não como uma criança.

E Negan gostava dos papos com Judith, a garota derreteu seu coração. Mesmo ferido, ele acabou salvando a menina e o cachorro. O belo momento dele carregando a filha de Rick no colo debaixo dos flocos de neve mostrou que Negan está, ao menos momentaneamente, do lado dos sobreviventes.

The Storm deixou um pitada do que vem por aí na décima temporada do drama zumbi. A guerra definitiva entre Alpha (Samantha Morton) e seus súditos chamados de Sussurradores contra os sobreviventes e uma voz que tenta se comunicar com as comunidades via rádio, contato que pode ser desde Maggie (Lauren Cohan) a moradores de Commonwealth, maior comunidade de Walking Dead.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.