Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Premium flop

YouTube muda estratégia e público poderá ver séries da plataforma de graça

Reprodução/YouTube

Natalia Tena (ex-Game of Thrones) em cena do primeiro episódio de Origin, ficção científica do YouTube - Reprodução/YouTube

Natalia Tena (ex-Game of Thrones) em cena do primeiro episódio de Origin, ficção científica do YouTube

REDAÇÃO

Publicado em 27/11/2018 - 19h10

O YouTube decidiu acabar com o serviço de pagamento por produções premium. A partir do ano que vem, as séries originais da rede social estarão disponíveis para quem quiser assistir. Como nada é 100% de graça, os episódios terão anúncios. A plataforma também mudará seu conteúdo e dará prioridade a reality shows em detrimentos de programas roteirizados.

Em nota, o YouTube justifica a alteração para fazer com que as produções atinjam mais pessoas. Em outras palavras, a adesão ao serviço Premium foi aquém do esperado. No Brasil, ele só chegou em setembro, com a salgada mensalidade de R$ 20,90, mais caro do que o Globoplay, a plataforma de streaming da Globo.

Uma vez que o público se acostuma com algo de graça, é difícil convencê-lo a pagar um boleto todo mês. E a oferta, principalmente de séries de qualidade, é pequena. Estão disponíveis por lá a divertida Cobra Kai, continuação da franquia de filmes Karatê Kid, e a ficção científica Origin, com astros de Harry Potter. São atrações que caberiam em outras plataformas de peso da indústria americana.

O foco em realities faz sentido porque são os produtos de maior audiência feitos pelo YouTube, como os projetos comandados pela cantora Katy Perry e pelo ator Will Smith. Segundo um representante do site, produzir mais conteúdo desse tipo visa "alcançar a Geração YouTube."

Dito isso, chama a atenção o abandono do YouTube na aquisição de novas séries. De acordo com o site Deadline, a rede social não irá encomendar novos projetos, e vai se concentrar nos que já estão em andamento, com cinco boas apostas. A publicação diz que há séries originais programadas para irem ao ar até 2020.

O YouTube investiu pesado nos últimos anos no segmento de séries e contratou Susanne Daniels, executiva renomada com passagens por NBC, ABC e Fox, para cuidar de todas as atrações roteirizadas sob a bandeira da plataforma.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.