Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

POLÊMICA INTERNACIONAL

Fiéis dos EUA promovem boicote à novela Jesus: 'Blasfêmia contra Deus'

Divulgação/Record

Dudu Azevedo vive Jesus na novela homônima da Record: católicos reclamam de roteiro - Divulgação/Record

Dudu Azevedo vive Jesus na novela homônima da Record: católicos reclamam de roteiro

REDAÇÃO

Publicado em 27/11/2018 - 13h45

Sucesso entre o público hispânico dos Estados Unidos, a novela Jesus também está  gerando controvérsia com os católicos norte-americanos, assim como no Brasil. A obra da Record está sendo alvo de um boicote, e os fiéis pedem para que a rede Univision tire a trama do ar. "É uma blasfêmia contra Deus", defende um dos abaixo-assinados. Na noite desta terça (27), está prevista uma manifestação em frente à emissora.

Assinado por Daisy Tavares, integrante de uma conhecida família missionária do Estado do Novo México, o abaixo-assinado já conta com 9,6 mil assinaturas. O texto é direcionado a Bárbara Musa, diretora de programação da Univision.

"Escrevo para expressar minha rejeição absoluta ao programa Jesus, no qual são feitas afirmações gravemente ofensivas à fé católica, que não passam de mentira, calúnia e heresia. É uma blasfêmia contra nossa igreja e seus ensinamentos, e coloca em dúvida a Bíblia, algo que não podemos permitir. Como católicos, exigimos que a série deixe de ser transmitida. É uma blasfêmia contra Deus, o Senhor da minha vida", discursa Daisy no texto.

A religiosa informa ainda que sua familiares não assistirão mais a nenhum programa da Univision até que a novela seja tirada da grade e que pediram aos fiéis das paróquias de que participam para que façam o mesmo. "É uma vergonha que a Univision insulte a fé católica dessa maneira", detona.

Um segundo abaixo-assinado, criado por Edgar Serrano, que já soma 10,2 mil assinaturas, é mais sutil em sua solicitação da retirada de Jesus da programação.

"A novela cria rivalidade entre os fiéis. Os produtores usam meias verdades criadas por seitas para confundir, e também humanizam os personagens segundo as formas atuais de viver. Assim, não deixam que a fé verdadeira seja entendida", aponta.

Na noite desta terça (27), está prevista uma manifestação pacífica em frente ao estúdio da Univision na cidade de Doral, na região de Miami (Flórida). "Mais que um confronto à emissora, vamos promover uma noite de oração para que eles tomem conhecimento de nossas críticas", disse o paroquiano Jhon Romero, que mora na cidade, para o jornal Sun Sentinel.

Uma das principais críticas dos norte-americanos já havia gerado polêmica com o público brasileiro. É que na novela de Paula Richard, Maria (Claudia Mauro) teve sete filhos. Para os católicos, a virgindade de Maria é um dogma, o da santíssima virgindade: ela se manteve casta mesmo depois do parto de Jesus, seu único filho.

Apesar do boicote, Jesus tem ido bem na audiência nos Estados Unidos. A Univision tem liderado com o público hispânico de 18 a 49 anos (o mais valorizado pelo mercado publicitário) na faixa em que a novela é exibida. Com frequência, a rede latina também supera a CW, que exibe séries como Supergirl e Flash.

A estreia da novela, em 5 de novembro, foi vista por 1,9 milhão de espectadores, batendo até mesmo a CBS, que exibe sucessos como The Big Bang Theory e NCIS.

Resumos Semanais

Resumo da novela Jesus: Capítulo de 19/4

Sexta, 19/4 (Capítulo 192)
Jesus chama os apóstolos até o Monte das Oliveiras. Maria Madalena discute com Petronius. Ela descobre que o centurião ajudou os apóstolos e se arrepende. Petronius diz ter visto Jesus ressuscitado, e Madalena aceita se casar ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.