Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Criador do desenho Bob Esponja, Stephen Hillenburg morre aos 57 anos

Reprodução/YouTube

Stephen Hillenburg durante entrevista para o canal do YouTube da Nickelodeon: luto - Reprodução/YouTube

Stephen Hillenburg durante entrevista para o canal do YouTube da Nickelodeon: luto

REDAÇÃO

Publicado em 27/11/2018 - 15h37

O cartunista Stephen Hillenburg, mais conhecido por ter criado o personagem Bob Esponja, morreu na segunda-feira (26), aos 57 anos, de acordo com comunicado divulgado pela Nickelodeon. Ele anunciou em março do ano passado que lutava contra a ELA (esclerose lateral amiotrófica), também chamada de doença de Lou Gehrig, um mal do sistema nervoso que enfraquece os músculos e afeta as funções motoras.

"Nós estamos incrivelmente tristes com a notícia de que Steve Hillenburg morreu após uma batalha contra a ELA. Ele era um amigo querido e parceiro criativo de longa data de todos da Nickelodeon", publicou a emissora de TV.

"Steve colocou em Bob Esponja um senso de humor único e uma inocência que trouxe alegria para várias gerações de crianças e famílias no mundo todo. Seus personagens originais e o mundo incrível da Fenda do Biquíni vão permanecer como uma lembrança de valores como otimismo, amizade e o poder sem limite da imaginação", continuou a Nickelodeon na nota.

No ar desde maio de 1999, Bob Esponja é um dos desenhos mais duradouros da televisão. Foram exibidos mais de 240 episódios até o momento, além de dois filmes para o cinema (lançados em 2004 e 2015) e até um musical na Broadway.

Hillenburg se formou em Biologia Marinha e em Artes, e aliou as duas graduações para criar seu maior sucesso. Antes, ele foi contratado pela Nickelodeon para trabalhar na equipe de A Vida Moderna de Rocko (1993-1996), outra animação voltada para crianças, mas com algumas piadas que só fazem sentido para adultos.

divulgação/nickelodeon

Bob Esponja está no ar desde 1999, e é uma das animações mais duradouras da TV atual

Seu trabalho em Bob Esponja rendeu duas estatuetas do Emmy, em 2010 e em 2018, além de outras dez indicações. Em fevereiro deste ano, ele também ganhou um Annie Award, considerado o Oscar da animação, pelo conjunto da obra. O desenho já acumula seis prêmios Annie, em 17 nomeações.

A influência da esponja amarela de calças quadradas na cultura pop é tão grande que, em 2011, uma nova espécie de fungo foi nomeada em homenagem ao personagem: ela ganhou a classificação de Spongiforma squarepantsii, em referência ao nome em inglês de Bob, Spongebob Squarepants.

Hillenburg deixa a mulher, a professora de culinária Karen Umland, com quem estava casado há duas décadas, e o único filho, Clay.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.