Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Fora da festa

Saiba por que Stranger Things não disputará o Emmy de 2019

Divulgação/Netflix

Millie Bobby Brown e Sadie Sink na terceira temporada de Stranger Things; série está fora do Emmy de 2019 - Divulgação/Netflix

Millie Bobby Brown e Sadie Sink na terceira temporada de Stranger Things; série está fora do Emmy de 2019

JOÃO DA PAZ

Publicado em 16/7/2019 - 4h50

Os indicados ao Emmy de 2019 serão conhecidos nesta terça-feira (16), e uma série que não sai da boca do povo há quase duas semanas estará ausente. Stranger Things (Netflix) não disputará o Oscar da TV deste ano, mesmo com uma terceira temporada elogiadíssima. O fã pode ficar tranquilo que o problema nada tem a ver com a qualidade e nem é uma conspiração. Os novos episódios do drama estrearam após o período de inscrição.

Somente séries exibidas entre 1º de junho de 2018 e 31 de maio de 2019 estão elegíveis para o Emmy deste ano. Como a terceira temporada de Stranger Things entrou completa na plataforma no último dia 4, ela estará apta para a disputa do próximo ano.

Essa decisão de adiar a entrada de Stranger Things no Emmy foi tomada conscientemente. Se por um lado a Netflix perde uma série que lhe traria muitas indicações, em uma briga ferrenha contra a HBO pelo topo neste quesito, a atração sobrenatural foge de Game of Thrones (2011-2019), série fantasiosa que tem tudo para arrebatar as principais categorias dramáticas.

O cuidado que a Netflix precisa ter é de lembrar os votantes da Academia de Televisão, que escolhem os indicados e vencedores do Emmy, da existência de Stranger Things no final do primeiro semestre de 2020. É nesta época que eles analisam os possíveis concorrentes. Canais e plataformas de streaming compram anúncios em sites para trazer à memória uma série exibida meses antes.

Ocorreu exatamente isso com duas grandes atrações neste ano. Na categoria minissérie, só se falou nos últimos meses de Chernobyl (HBO) e Olhos Que Condenam (Netflix), justamente por serem dramas recém-lançados. A HBO precisou investir para jogar na conversa a excelente Sharp Objects, que foi exibida entre julho e agosto do ano passado, para não deixá-la adormecida na mente dos votantes.

O canal colocou banners chamativos em sites como Variety e Deadline, veículos prestigiados e frequentados por integrantes da Academia. O mesmo fez a Amazon com Homecoming, protagonizado por Julia Roberts, série lançada em novembro. A Netflix deve adotar a mesma estratégia com Stranger Things no ano que vem, para não deixar que ela se perca entre as centenas de séries de olho no Emmy.

Stranger Things não está só

Na fuga de Game of Thrones, Stranger Things não está só. O drama distópico The Handmaid's Tale pulou abril, mês no qual estreou as duas primeiras temporadas, para lançar os episódios do terceiro ano a partir de 5 de junho, fora do período de inscrição para o Emmy de 2019. Mas, devido a detalhes miúdos do regulamento da premiação, a série pode aparecer entre os indicados. Como?

Os últimos três episódios da segunda temporada estão elegíveis, só que apenas para categorias técnicas. O trio de capítulos não entrou no Emmy de 2018, pois foi ao ar depois do prazo. 

A plataforma Hulu, que disponibiliza a atração nos Estados Unidos, inscreveu esses três episódios buscando 18 indicações possíveis, nas categorias de direção, edição, roteiro, ator e atriz convidados, fotografia, figurino, composição musical, maquiagem, penteado e edição de som.

Nas principais disputas, como melhor drama, atriz/ator, The Handmaid's Tale só poderá concorrer no ano que vem, com a atual terceira temporada.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.