Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Recap S08E01

Saiba por que segredo revelado de Jon Snow muda o jogo de Game of Thrones

Divulgação/HBO

O ator Kit Harington no episódio Winterfell, o primeiro da oitava e última temporada de Game of Thrones - Divulgação/HBO

O ator Kit Harington no episódio Winterfell, o primeiro da oitava e última temporada de Game of Thrones

JOÃO DA PAZ

Publicado em 15/4/2019 - 5h33

[Atenção: este texto contém spoilers]

Sem perder tempo, Game of Thrones resolveu um mistério e escancarou outro logo no episódio de estreia da oitava e última temporada da série, exibido no domingo (14). No capítulo intitulado Winterfell, dois grandes acontecimentos foram mostrados ao telespectador: Jon Snow (Kit Harington) descobriu que é um Targaryen, verdadeiro herdeiro do Trono de Ferro, e ele montou no dragão Rhaegal.

Uma coisa está diretamente ligada à outra e terão consequências importantes nos cinco episódios restantes de GoT. A descoberta da verdadeira identidade de Jon Snow deve afetar tanto a guerra contra os White Walkers quanto a briga pelo Trono de Ferro. Afinal, ele mantém um romance com sua tia e ficou sabendo que tem o direito de comandar Westeros. 

Primeiro, é crucial contextualizar todos esses acontecimentos. Desde o final da sétima temporada, o público estava ciente de que Jon Snow não era um bastardo Stark, mas sim filho de um Stark com um Targaryen. Na série, quem sabia disse até então era seu "irmão", Bran (Isaac Hempstead-Wright), e Samwell Tarly (John Bradley).

Bran achava necessário que Jon Snow soubesse da verdade o mais rápido possível, e a missão foi dada a Sam, grande amigo do ex-Rei do Norte. E assim ele o fez, da forma mais mais sucinta possível, explicando a Jon Snow que seu verdadeiro nome é Aegon Targaryen, filho de Rhaegar Targaryen e Lyanna Stark.

Antes disso, o telespectador mais assíduo de Game of Thrones, daqueles que estudam as teorias e tudo o mais, se ligou que Jon Snow poderia ser um Targaryen ao vê-lo voando com o dragão Rhaegal, controlando o dócil bicho feroz. Somente um Targaryen é capaz de montar em um dragão. A fera só fica mansa ao sentir o cheiro de um Targaryen correndo nas veias do humano que se aproxima.

Jon Snow vai contar a verdade?

Informação é poder e Jon Snow tem de tomar cuidado com o que sabe sobre si mesmo. Muito provavelmente, nem Bran nem Sam vão espalhar a fofoca sobre os verdadeiros pais do "bastardo" Stark. Assim, ele teria o poder de soltar essa bomba no momento que achar ideal.

O parentesco de Jon Snow muda todo o jogo nos Sete Reinos de Westeros. Isso porque, quem se acha a verdadeira herdeira do Trono de Ferro é Daenerys Targaryen (Emilia Clarke), que acredita ser a única Targaryen viva. Seu pai, o Rei Louco, foi morto enquanto comandava o continente, em um plano armado pelas famílias Stark, Lannister e Baratheon. Os Targaryens eram a família real de Westeros.

Além disso tudo, Jon Snow e Daenerys têm um caso, com gente em Winterfell propondo até um casório entre os dois. Mas eis a água no chope: ele é sobrinho dela. O pai biológico de Jon Snow, Rhaegar, é irmão de Daenerys.

Por a batalha contra os White Walkers ser mais iminente e verdadeiramente um caso de vida ou morte, Jon Snow pode se calar até o pós-guerra, caso sobreviva. Isso para manter a aliança forte que vem formando com praticamente todos os reinos de Westeros contra os humanoides de gelo.

Depois disso, entra em jogo a disputa pelo Trono de Ferro. Então, ele poderá abrir o coração para Daenerys. Game of Thrones tem dois caminhos nesse cenário. Como Jon Snow já disse inúmeras vezes que não quer ser rei coisa nenhuma, ele pode ceder o posto para sua amante-tia. Ou de repente ele vê a oportunidade de governar toda Westeros e mude de ideia. Cria-se um conflito interno.

Mesmo com Mindinho (Aidan Gillen) fora de cena, o eterno leva e traz de Westeros, não se deve descartar que um novo fofoqueiro apareça e espalhe a notícia bombástica em Winterfell e adjacências, o que azederia o levante dos humanos contra os White Walkers. Essa seria uma alternativa bem interessante, registre-se.

Fato é que Jon Snow e Game of Thrones têm um bom momento em mãos para dissecar nos próximos episódios. Jon Snow ser um Targaryen, legítimo herdeiro do Trono de Ferro, dá para a série inúmeras possibilidades de deixar os primeiros episódios da temporada de despedida ainda mais apetitosos.

Há a possibilidade de até outra teoria ser confirmada, de que ele é o Príncipe que Foi Prometido, pois, além de ter ressuscitado, agora tem o poder de "pilotar" dragões, feitos que o colocam como o favorito a cumprir essa promessa.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.