Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SÉRIE DE FANTASIA

A Roda do Tempo: Épico do Prime Video é sala de espera para Senhor dos Anéis

REPRODUÇÃO/PRIME VIDEO

Rosamund Pike encara a câmera, com um pingente em sua cabeça

Rosamund Pike, de Garota Exemplar, interpreta Moraine e é produtora de A Roda do Tempo

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 19/11/2021 - 6h20

Principal lançamento do Prime Video no trimestre, o épico de fantasia A Roda do Tempo chega à plataforma nesta sexta (19) com muito potencial, mas pouca entrega. Para quem esperava uma nova Game of Thrones (2011-2019), a atração estreia como um mero aperitivo para a bilionária adaptação de O Senhor dos Anéis, prevista para setembro de 2022 no streaming da Amazon.

Baseada na saga de 14 livros criada por Robert Jordan (1948-2007), a série se passa em um mundo que mistura elementos do passado e do futuro da Terra --a roda do título, frequentemente citada pelos personagens, se encarrega de dar um aspecto cíclico a tudo que acontece ali, sem começo nem fim, apenas uma sucessão eterna de acontecimentos.

Nesse lugar, a magia se faz presente, mas apenas as mulheres podem utilizá-la; os poucos homens que tentam acessar seus poderes enlouquecem e se tornam ameaças ao equilíbrio da civilização. As guardiãs da magia são chamadas de Aes Sedai --que, no passado, liberaram o Mal Primordial e permitiram que ele espalhasse suas trevas por parte do planeta.

Como tudo em A Roda do Tempo gira em torno do equilíbrio, a ascensão do Tenebroso fez com que também fosse criado o Dragão, um guerreiro da luz. De tempos em tempos, o Dragão renasce para confrontar as forças das sombras e impedir que elas avancem além do esperado.

Uma das integrantes das Aes Sedai, Moiraine (Rosamund Pike) vai ao povoado de Dois Rios em busca da nova encarnação do Dragão. Quatro jovens têm a idade certa para o posto: Rand (Josha Stradowski), Egwene (Madeline Madden), Mat (Barney Harris) e Perrin (Marcus Rutherford). Ela, então, os convoca para embarcarem em uma jornada e explorarem seus destinos.

Juntos com os cinco vão o guerreiro Lan Mondragoran (Daniel Henney), protetor pessoal de Moiraine, e a misteriosa Nynaeve (Zoë Robins), jovem que ocupa uma posição de destaque em Dois Rios e espécie de mentora de Egwene. Esta, por sua vez, já teve um relacionamento com Rand, o que gera um drama romântico para engajar a torcida do público.

divulgação/Prime video

Nynaeve, Mat, Lan, Moiraine, Egwene, Perrin e Rand

Os sete protagonistas da série; gente demais

Já se perdeu em toda a mitologia e no grande número de protagonistas? Pois A Roda do Tempo não desperdiça tempo e apresenta tudo isso de uma vez, gerando muitas dúvidas e entregando poucas respostas. Os quatro possíveis Dragões e Nynaeve também são introduzidos de maneira genérica, com suas personalidades definidas muito mais em cima da relação deles com outras pessoas do que em quem eles são de verdade.

O público que sobreviver ao primeiro episódio, porém, vai se deparar com uma trama que consegue conciliar mistério, aventura e grandes cenas de ação. O sexto capítulo (a temporada tem oito, mas apenas os seis primeiros foram liberados para avaliação) também promove uma reviravolta e promete uma reta final eletrizante.

No aspecto visual, as paisagens da República Tcheca (onde a série foi gravada) impressionam, e os efeitos especiais não fazem feio, embora passem longe do que já foi visto em outras produções do gênero.

Depois de tentar conquistar o público que gosta de fantasia com a pouco comentada Carnival Row, o Prime Video tenta novamente com A Roda do Tempo. O resultado é um pouco mais bem-sucedido, mas ainda não é exatamente o que se espera de um streaming com verba basicamente infinita à sua disposição.

Confira o trailer da primeira temporada de A Roda do Tempo --a produção foi renovada para um segundo ano antes mesmo de sua estreia:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.