Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DISPUTA QUENTE

Netflix domina guerra do streaming nos EUA; Apple TV+ 'apanha' dos rivais

Divulgação/Netflix e Divulgação/Apple TV+

Montagem com cenas de Anya Taylor-Joy em O Gambito da Rainha e Jennifer Aniston em The Morning Show

Anya Taylor-Joy em O Gambito da Rainha, da Netflix, e Jennifer Aniston em The Morning Show, do Apple TV+

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 23/1/2021 - 12h49

Com 200 milhões de assinantes no mundo, a Netflix é a líder disparada na guerra entre os streamings. Tal domínio é refletido nos Estados Unidos, onde um estudo aponta que 72% dos usuários deste tipo de serviço confirmaram assinar a plataforma. Novato na disputa, o Apple TV+ 'apanha' dos rivais, com apenas 8%.

O levantamento foi realizado pela empresa MoffettNathanson, especializada em pesquisa e análise de mercado. O estudo analisou o relatório do último quarto de 2020 dos serviços de streaming. A relação apontou a liderança da Neflix em número de usuários, seguida por Amazon Prime Video (52%), Hulu (39%), Disney Plus (31%) e HBO Max (13%), com o Apple TV na última colocação.

De acordo com a empresa, que fez o levantamento com o auxílio da firma de consultoria norte-america HarrisX,19.435 pessoas participaram do estudo, realizado entre outubro e dezembro de 2020. 

O relatório também mostrou outros números preocupantes sobre o desempenho da lanterna da relação. Segundo o estudo, 62% dos usuários do Apple TV+ estão no período de teste grátis, que recebem após ganhar a assinatura do serviço na compra de um dispositivo da gigante de tecnologia.

Ainda de acordo com o estudo, do total de usuários que chegam do teste grátis, apenas 30% afirmaram que continuarão como assinantes, enquanto 29% deixarão de utilizar o serviço. O restante não respondeu.

Para comparação, apenas 16% dos assinantes do Disney+ nos EUA são de promoções que garantem a assinatura do serviço, com 48% dizendo que continuarão utilizando. No caso do HBO Max, o número de usuários por teste grátis sobe para 23%, ainda muito abaixo do Apple TV+.

Ciente do péssimo resultado, a última colocada não pretende perder os poucos usuários que tem. Apesar de não divulgar números totais, a Apple renovou o período da promoção que disponibiliza o serviço grátis para novos clientes que comparem dispositivos da empresa, como os novos iPhone, iPad, iPod Touch ou Mac. O acordo inicial iria apenas até julho deste ano.

Um dos motivos que pode estar atrapalhando o desempenho do Apple TV+ é o catálogo limitado, se comparado com as rivais. A plataforma oferece um total de 55 produções originais, sendo 11 séries dramáticas, seis sitcoms, 13 de não-ficção, 11 filmes e 14 especiais.

O baixo número de produções, no entanto, permite que o serviço aposte mais na qualidade de seus produtos. The Morning Show e Ted Lasso, duas séries originais que estrearam junto com a plataforma, receberam indicações nas premiações mais recentes, quanto títulos como For All Mankind e Dickinson também foram elogiadas pela crítica. Todas elas estão renovadas para uma segunda temporada.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.