ISSO GLOBO NÃO MOSTRA
Raquel Cunha/TV Globo
Julio Andrade interpreta o médico Evandro em Sob Pressão, da Globo; série estreia última temporada dia 2
MÁRCIA PEREIRA, no Rio de Janeiro
Publicado em 20/4/2019 - 6h01
Sob Pressão chega à terceira e última temporada no próximo dia 2 com os dramas médicos e as altas doses de tensão que viraram a marca da série da Globo. Intérprete do protagonista Evandro, Julio Andrade viveu todo o último ano entre uma cirurgia e outra na ficção, mas confessa que passa mal caso veja sangue na vida real.
"Cortei o dedo outro dia picando cebola em casa e fui parar no chão do banheiro. A pressão baixou. Faço as cenas bem porque sei que é tudo de mentira", diz Andrade.
Novata no seriado médico da Globo, a atriz Drica Moraes confidencia que também sofreu para entrar no "clima" do atendimento na emergência do novo hospital de Sob Pressão. "Foi difícil encarar. Principalmente [cenas] com criança machucada", conta.
"Sem falar na sala de maquiagem, que você vai lá passar um corretivo e sai deprimido pelo belo trabalho da maquiadora e sua equipe, porque vê escaras, tumores, coisas horríveis", comenta a atriz, que interpreta a infectologista Vera.
A segunda e a terceira temporadas foram gravadas praticamente sem intervalo, no ano passado. O Notícias da TV assistiu à estreia, que traz o caso de um menino que é socorrido com um espeto de churrasco atravessado no tórax.
divulgação/tv globo
Evandro (Julio Andrade) terá uma nova equipe em um outro hospital na terceira temporada
Evandro e Carolina (Marjorie Estiano) surgem trabalhando no Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), já que o hospital em que atendiam foi fechado no encerramento da segunda temporada.
Em meio a uma greve de caminhoneiros, trama inspirada na paralização da categoria e que gerou caos no Brasil em 2018, o cirurgião sobe em uma moto para conseguir liberar um caminhão com oxigênio para a instituição onde Décio (Bruno Garcia) está trabalhando, o Hospital São Tomé Apóstolo.
Para salvar a vida da criança com o espeto atravessado no corpo, Evandro e Carolina recrutam médicos às pressas para fazer a operação, já que nenhum hospital tem vaga. Acabam, assim, sendo convidados pela diretora para reabrir o centro cirúrgico do São Tomé Apóstolo.
Desde o filme que deu origem à série, Evandro é expert em "gambiarra médica". E o herói da emergência não muda a sua rotina caótica no novo hospital.
Para Andrade, o mérito da série é o retorno que ele recebe dos médicos e das pessoas que dependem da saúde pública, porque Sob Pressão é entretenimento, mas com um conteúdo delicado e realista.
"Não tem cena fácil, não tem cena de café da manhã. Sob Pressão é sob pressão. Eu emagreço gravando e demoro para conseguir sorrir", declara o ator. Ele, no entanto, afirma que tem orgulho de fazer a série e conta que ouve de muitos jovens que eles estão estudando Medicina por causa do "doutor Evandro".
Andrade, como todo o elenco e a direção, deixa claro que a série teria fôlego para continuar durante muitos anos. A decisão de encerrar a atração após a terceira temporada foi tomada pela Globo. A série é uma coprodução da emissora com a Conspiração Filmes, com direção artística de Andrucha Waddington.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.