Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CRISE SEM FIM

Faustão perde pela primeira vez na Bahia e acende sinal vermelho na Globo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Fausto Silva no último Domingão do Faustão: ele passou o mês de março na vice-liderança em Salvador - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Fausto Silva no último Domingão do Faustão: ele passou o mês de março na vice-liderança em Salvador

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 19/4/2019 - 5h49
Atualizado em 20/4/2019 - 7h00

A crise de audiência que atinge a Globo na Bahia chegou ao seu estágio mais dramático. Até o aparentemente imbatível Domingão do Faustão perdeu para a Record: o programa de Fausto Silva fechou o mês de março na vice-liderança na Grande Salvador. Pela primeira vez em 30 anos, ficou atrás da dobradinha Hora do Faro e Domingo Espetacular.

Segundo dados obtidos pelo Notícias da TV, o Domingão teve média de 11,3 pontos na capital baiana durante as cinco edições exibidas no mês passado. No mesmo período, a TV Itapoan, afiliada da Record na região, marcou 11,5. É uma derrota histórica para o dominical de Fausto Silva, e um novo fundo do poço para a Globo.

O dominical de Silva não foi o único programa da Globo a perder a liderança nos fins de semana. Aos sábados, o É de Casa ficou na terceira posição: registrou 5,4 pontos em março; na mesma faixa, o SBT teve 7,3 com o Sábado Animado, e a Record marcou 5,6 com a dupla Fala Brasil e Esporte Fantástico. Aos domingos, o Esporte Espetacular também foi vice-líder: ficou atrás do infantil Record Kids (8,8 a 9,7).

A situação é tensa: em Salvador, a TV Bahia, afiliada à líder de audiência, não consegue emplacar sequer o programa mais visto. Em todo o país, o posto pertence tradicionalmente à novela das nove --no caso, O Sétimo Guardião. Mas, entre os baianos, o maior sucesso atualmente é a reprise da bíblica A Terra Prometida.

No início de março, em pleno Carnaval, a TV Bahia perdeu durante dois dias consecutivos para a afiliada da Record, que não cobria a folia. A derrota incluiu até mesmo a madrugada, faixa em que a emissora de Edir Macedo costuma espantar boa parte do público por transmitir programação religiosa.

Espaço para negros e até cadáver

A situação da Globo na Grande Salvador é tão dramática que, para tentar estancar a sangria, a emissora decidiu situar uma novela das nove na capital baiana. Não deu certo: Segundo Sol foi a terceira pior audiência de uma novela das nove no Estado.

Outro momento que pareceu o fundo do poço ocorreu em fevereiro do ano passado, quando o Jornal da Manhã, equivalente ao Bom Dia São Paulo, exibiu o corpo de um homem morto, estirado no chão, em plena luz do dia, às 6h49 da manhã.

Para tentar reverter o quadro de queda da audiência, a TV Bahia tem apostado na representatividade e decidiu dar uma cara mais baiana à sua programação. Contratou Luana Almeida, uma jornalista negra, para comandar o mapa-tempo de seus telejornais. E, no Jornal da Manhã, criou o Afrojob, quadro que destaca oportunidades de empreendedorismo e emprego para negros.

A Record vem impondo derrotas à Globo em Salvador há quase dois anos. Começou vencendo a concorrente durante o dia, a partir das 7h. Há um ano, já ganhava até o início da faixa de novelas da Globo. Em junho do ano passado, pela primeira vez bateu a rival na média das 7h à meia-noite, incluindo o horário nobre. Agora, nem os domingos parecem mais um porto seguro. Qual será a próxima vítima?


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.