Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ATOR CULT

Antigalã, Júlio Andrade protagoniza duas séries de sucesso ao mesmo tempo

Divulgação/TV Globo/Fox

Júlio Andrade em cenas de Sob Pressão (à esq.) e de Um Contra Todos: sucesso por acaso - Divulgação/TV Globo/Fox

Júlio Andrade em cenas de Sob Pressão (à esq.) e de Um Contra Todos: sucesso por acaso

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 13/9/2017 - 5h46

Com 40 anos de vida e quase 20 de carreira, Júlio Andrade não tem perfil de galã nem se esforça. Ao invés de emendar papéis, prefere escolher personagens que o desafiam. Assim, com apenas duas novelas no currículo, conseguiu um fato raro: está no ar como protagonista das séries Sob Pressão e Um Contra Todos. A primeira é um dos maiores sucessos da Globo. A segunda, na Fox, é a produção nacional mais vista da TV paga.

"Já me chamaram de cult, de obscuro, de alternativo... Mas a verdade é que eu nunca tive a vaidade de querer fazer protagonistas, ou interpretar papéis populares, só estou buscando bons personagens", discursa o ator.

Conhecido por se transformar (inclusive fisicamente) para papéis no cinema, como o músico Gonzaguinha (1945-1991) no filme Gonzaga - De Pai para Filho (2012) e o escritor Paulo Coelho em Não Pare na Pista (2014), Andrade agora começa a experimentar a popularidade e o sucesso com o grande público na TV.

Afinal, Sob Pressão tem registrado audiência digna de novela das nove e a primeira temporada de Um Contra Todos foi a segunda série mais vista da Fox no Brasil, atrás apenas de The Walking Dead.

"São histórias incríveis, com uma estrutura nova. Eu apostei e deu certo, elas estão acontecendo. Enquanto as pessoas estiverem gostando, e o projeto tiver a ver com a minha arte, vou continuar fazendo", explica.

Na última segunda-feira (11), a Fox estreou a segunda temporada de Um Contra Todos, no qual Cadu, vivido por Júlio, troca a cadeia onde passou o primeiro ano pela cidade de Brasília, onde é eleito deputado federal. A troca de cenário e a evolução do personagem instigam o ator.

"Essa nova linguagem das séries é muito interessante. Para mim, como ator, o grande barato é você ficar ansioso, curioso para saber que rumo o personagem vai tomar nas outras temporadas. O público fica esperando o próximo episódio da série, eu fico esperando o próximo episódio da vida do Cadu", brinca.

Bem-humorado, o ator diz que, depois de passar um ano atrás das grades e outro no plenário do Congresso, Cadu terá de alçar voos mais altos se a série continuar por muitos anos. "Na quinta temporada, o Cadu vai para a Lua, porque não vai ter mais para onde ir (risos)", diverte-se. "Precisamos buscar novas possibilidades sempre."

Curtindo o bom momento, o ator não descarta a possibilidade de atuar em mais novelas; ele já participou de Ciranda de Pedra (2008) e Passione (2010). "Não estou fechado a esse formato. Nem ao teatro nem a nada. Estou aberto a bons papéis e a projetos interessantes", resume ele.

A série Um Contra Todos é exibida todas as segundas-feiras, às 22h30, na Fox. A temporada completa já está disponível no Fox Premium, inclusive com episódios ainda não mostrados na televisão. Já Sob Pressão encerra seu primeiro ano na próxima terça-feira (19), após A Força do Querer.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.