Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

RAQUEL BERTANI

Vilã nerd e sensual ganha espaço em As Aventuras de Poliana ao expor machismo

REPRODUÇÃO/SBT

Nadine, vilã vivida por Raquel Bertani em As Aventuras de Poliana, está apoiada no empoderamento feminino - REPRODUÇÃO/SBT

Nadine, vilã vivida por Raquel Bertani em As Aventuras de Poliana, está apoiada no empoderamento feminino

CADU SAFNER

Publicado em 20/4/2019 - 5h47

A autora Iris Abravanel aposta forte nos personagens adultos de As Aventuras de Poliana. Com isso, tramas paralelas ganham espaço e fogem dos temas restritos às crianças que acompanham a novela. É o caso da vilã Nadine, personagem de Raquel Bertani, uma mulher nerd e muito bonita que usa sua beleza para conseguir o que quer, inclusive para impor respeito e questionar comportamentos machistas.

A atriz afirma que o tema se encaixa muito bem no contexto da novelinha do SBT. Durante a entrevista de emprego de Nadine na 0110 (empresa de games da trama), por exemplo, a vilã teve sua competência profissional colocada em jogo por ser considerada muito bonita para o cargo almejado.

"O lado empoderado de Nadine fez com que ela desse uma boa resposta ao chefe. Ela disse que não queria o emprego se fosse por esse motivo, e que era sim uma ótima profissional. E ela realmente é, mostra isso o tempo todo nas discussões mais técnicas sobre os jogos com o Sérgio [Guilherme Boury]", conta.

As investidas de Nadine

Raquel se apoia na causa feminista para defender a vilã de comentários maldosos. "O empoderamento contribui para mudar a nossa realidade e a sociedade ainda machista. A união das mulheres para a nossa própria valorização é fundamental."

reprodução/sbt

Raquel Bertani em sua primeira cena de As Aventuras de Poliana, em que interpreta Nadine

Em troca de uma promoção no trabalho, Nadine foi capaz de abusar de seus atributos para seduzir Sérgio --um homem casado, cuja mulher trabalha na mesma empresa. Além disso, nos capítulos mais recentes a personagem começou a investir em Marcelo (Murilo Cézar). O rapaz é a paixão daprotagonista Luísa (Thaís Melchior), além de também ser alvo da vilã Débora (Lisandra Cortez).

Mesmo diante dessas investidas de Nadine em homens comprometidos, Raquel protege a personagem: "É uma mulher empoderada, determinada e que sabe o que quer. Porém, ela ultrapassa alguns limites para conseguir o que deseja".

"Se você souber dosar os valores da Nadine, podemos encontrar virtudes. Uma delas, que eu passei a aplicar na minha vida, é a ideia de você saber que em alguns momentos é importante tirar o pé do freio e pisar no acelerador, metaforicamente falando. São fundamentais a segurança e a determinação que ela tem", disse.

reprodução/tv globo

Raquel Bertani nos bastidores das gravações de Guerra dos Sexos (Globo), em 2012

Raquel Bertani é cria da Globo: começou em Guerra dos Sexos (2012) como Analú, par romântico do personagem de Reynaldo Gianecchini. Ela também fez carreira como modelo internacional, mas sua projeção com o público se tornou mais expressiva graças à novela do SBT.

A atriz soma quase meio milhão de seguidores no Instagram desde sua primeira aparição em As Aventuras de Poliana. "Vi meus seguidores crescerem vertiginosamente. Traduzo isso em reconhecimento pelo meu trabalho", diz ela.

Raquel também se alegra com a repercussão da novela. "É um prazer sem tamanho estar no ar todos os dias, na TV aberta. Traz uma afinidade quase real com o telespectador", finaliza ela.

Resumos Semanais

Resumo da novela As Aventuras de Poliana: Capítulos de 10 a 13/7

Sexta, 10/7 (Capítulo 563)
Débora sai da prisão e conversa com Afonso. Poliana faz as pazes com Otto. Hugo fala para Éric que vai sair da escola. Verônica, Guilherme e Filipa visitam Roger na prisão.  Otto convida as crianças do ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.