MÃE OMISSA
FOTOS: FABIO ROCHA/TV GLOBO
Julia Lemmertz interpreta Júlia em Justiça 2; mãe esconde que sabe que parente estuprava sua filha
Julia Lemmertz fez uma participação na reta final de Elas por Elas como Ester, a mãe descolada de Carol (Karine Teles). Agora, ela poderá ser vista em um papel extremamente dramático, longe da leveza que encenou na novela das seis da Globo. A atriz afirma que sua personagem em Justiça 2 foi uma dos mais difíceis que já fez porque é uma mãe omissa, que fica doente por causa da própria falta de coragem. "Ela morre de tristeza", resume a intérprete.
Na trama escrita por Manuela Dias, ela vive Júlia, mãe da sofrida e corajosa de Carolina (Alice Wegmann). A jovem foi abusada sexualmente pelo tio Jayme (Murilo Benício) antes de completar a maioridade. Anos se passaram, ela virou contadora e se casou, mas acabou falindo.
A história começa em 2016, quando Carolina e o marido precisam passar a viver na casa da mãe dela por causa da falta de dinheiro que enfrentam. De volta à cidade em que nasceu, a contadora sofre a se reaproximar do tio, que não pede desculpas pelo que fez no passado. Ao contrário, ele tenta estuprá-la mais uma vez. Carolina cria coragem e o denuncia à polícia, e Jayme é preso.
Sete anos depois, ele sai da cadeia, em 2023, e o público acompanha a história da família dilacerada que culpa Carolina por colocar na prisão a mão que os alimentava. Carolina já terá se separado e viverá novos dilemas com seu algoz livre novamente.
"Toda essa falta de coragem dela [Júlia] de não enfrentar o que ela via, o que ela sabia que estava acontecendo, fizeram com que ela adoecesse fisicamente", adianta Julia Lemmertz. Aos 61 anos, ele revela que esse papel exigiu muito e que raramente enfrentou processos como esse, em que saía do estúdio pesada, levando toda a carga de emoção das cenas para sua casa.
"Os personagens acontecem ali, no momento que estão acontecendo, depois acaba, a gente vai embora, mas eu não sei por que dessa vez aquilo ali me pegou. Eu saía realmente arrasada, dilacerada." Para a intérprete, Júlia tinha, além do nome em comum, algo que ela tem: o cuidado com o núcleo familiar, o amor pela família.
"Não é um sofrimento o tempo todo, eles estavam ali escondendo coisas e vivendo a vida cotidianamente... Mas ela era muito crua. Tudo nela era pequenininho, tudo era meio errado, querendo fazer uma coisa e fazendo outra, querendo dizer uma coisa e não dizendo", detalha a atriz.
Toda a série foi gravada no ano passado, e é ambientada no Distrito Federal. Entretanto, boa parte das cenas foram feitas nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro.
"Eu acho que é mais difícil porque, primeiro sou mãe. Também tenho filhos grandes, mas eu sou uma mãe completamente diferente da Júlia, nunca passei por uma situação como essa. Mas eu e a Alice, a gente criou uma conexão silenciosa", conta a veterana.
Ela explica que ambas tinham de passar emoção com os olhos, em diálogos nos quais têm de deixar no ar o que está acontecendo dentro das personagens. "A mãe sabe ou não sabe? Ela sabe, mas ela não fala. Ela morre de tristeza, de aflição, é muito difícil", comenta a artista.
Justiça 2 acompanha a vida de quatro personagens que vão presos no mesmo dia em 2016. Jayme é condenado pelo estupro de Carolina. Balthazar (Juan Paiva) é encarcerado por roubo à mão armada. Milena (Nanda Costa) é trancafiada em um presídio por roubo seguido de morte. Geíza (Belize Pombal) vai para a cadeia por homicídio.
Após sete anos, eles são soltos e precisam lidar com as consequências de suas prisões. As quatro histórias são interligadas de diferentes formas.
Justiça 2 chega ao Globoplay nesta quinta-feira (11) com os primeiros quatro episódios. Todas as quintas-feiras, novos quatro capítulos serão disponibilizados na plataforma de streaming. Ao todo, a série conta com 28 episódios.
Kellen, vivida por Leandra Leal, é a única personagem que retorna na nova fase. Justiça foi uma série lançada em 2016 na Globo e que retratou o cruzamento de quatro histórias ambientadas em Recife --a narrativa e a identidade do formato continuam as mesmas.
Na primeira temporada, Justiça teve 20 episódios e contou com nomes como Debora Bloch, Marina Ruy Barbosa, Jesuita Barbosa, Adriana Esteves, Cauã Reymond e Drica Moraes, entre outros.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.