THELMO FERNANDES
DIVULGAÇÃO/TV GLOBO
O ator Thelmo Fernandes caracterizado como o personagem Álvaro na série Fim, do Globoplay
A série Fim, do Globoplay, apresenta ao telespectador cinco protagonistas homens, cada um com seus problemas e desafios. O infortúnio de Álvaro (Thelmo Fernandes) vira piadinha entre os amigos: o personagem diz abertamente que é "brocha". Para o ator, a questão é abordada de maneira leve, já que é algo inevitável para a vivência masculina.
Logo nos primeiros episódios, Álvaro deixa clara a sua condição. Ele confessa aos amigos que há muito tempo não "funciona" mais na cama. A ex-mulher dele, Irene (Débora Falabella), também faz piada com as amigas sobre o probleminha dele.
Em entrevista ao Notícias da TV, Thelmo Fernandes comenta o assunto: "Essa questão foi bastante tranquila para mim, até porque tanto no livro [que serviu de base para a produção do Globoplay] quanto na série, ela não é abordada de uma forma pesada. Acho que o Álvaro lida de uma maneira bem tranquila em relação a esta situação".
"Eu sempre digo que o Álvaro foi ganhando uma 'sabedoria' muito própria com o passar dos anos, e uma característica foi a maneira com que ele aceitou esta condição não como um fardo, mas sim como algo inevitável. Portanto, não havia por que sofrer. Por incrível que pareça, esta situação continua sendo motivo de piadinha masculina, embora hoje bem menos, graças às pílulas miraculosas", pondera ele.
Fim retrata as vidas, as desventuras e os casos amorosos dos protagonistas ao longo de cinco décadas, entre o fim dos anos 1960 e os anos 2010. Os mesmos atores interpretam os personagens em todos os períodos, e para isso tiveram de passar por delicados processos de caracterização.
"Nas duas fases finais, da velhice, o processo de caracterização levava de duas a três horas. Era fundamental também que em cada fase houvesse um processo de amadurecimento do personagem, tanto no aspecto emocional quanto no físico. Um trabalho muito meticuloso de interpretação e nuances, e acho que o resultado que alcançamos ficou muito bom", diz Fernandes.
Segundo o ator, ao mostrar personagens humanos, com falhas e problemas, a série é capaz de gerar identificação e provocar diversas emoções nos telespectadores.
"Acho que o grande diferencial da série é a humanidade destes personagens. Este é o grande atrativo. Todos os personagens são extremamente verdadeiros e críveis. Todo telespectador vai se ver refletido em algum deles, e certamente isso provocará um turbilhão de emoções. É uma série que nos mostra que o fim é inevitável, mas cada segundo vivido antes disso vale a pena", concluiu.
Os seis primeiros episódios de Fim estão disponíveis para assinantes do Globoplay, e a cada semana dois capítulo novos entram para o catálogo da plataforma.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.