Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VALE DOS ESQUECIDOS

Diretor promete cenas pesadas em 1º terror nacional do HBO: 'Sem suavizar'

REPRODUÇÃO/HBO MAX

Ana (Caroline Abras) atravessando um túnel em Vale dos Esquecidos

Em Vale dos Esquecidos, Caroline Abras interpreta Ana; diretores prometem mistério impactante

JOSÉ VIEIRA

jose@noticiasdatv.com

Publicado em 25/9/2022 - 8h30

A HBO Max tem apostado na produção de séries brasileiras para a composição de seu catálogo. Após o sucesso de Pacto Brutal: O Assassinato de Danielle Perez (2022), é a vez de Vale dos Esquecidos ser apresentada ao público. Estrelada por Caroline Abras e Daniel Rocha, é a primeira série de terror nacional produzida para a plataforma de streaming. Fábio Mendonça, um dos diretores da trama, dedica a obra aos amantes do gênero e promete cenas impactantes.

Inspirada e gravada no clima enevoado de Paranapiacaba, distrito do município de Santo André, em São Paulo, Vale dos Esquecidos segue um grupo de jovens que se perde durante uma caminhada de fim de semana. Diante dos riscos encontrados na floresta, buscam abrigo em uma vila escondida sob uma névoa constante que não está nos mapas: o Vale Sereno.

Apesar de ser um dos gêneros cinematográficos mais populares, produções de terror não são comuns no audiovisual brasileiro. Assim, para que a série seja abraçada pelo público, Mendonça aposta em um mistério angustiante que fará o telespectador investigar a trama junto aos personagens. "É aquele roteiro que levanta muitas dúvidas", diz em um evento para a imprensa que contou com a participação do Notícias da TV.

"É uma descoberta lado a lado, não temos nosso público adiante dos personagens", adianta ao comparar a estrutura da trama com Dark (2017-2020), série da Netflix. O diretor, que escreveu o projeto ao lado de Antônio Tibau (Maldivas), nega que estrangeirismos tenham influenciado seu fluxo de ideias e afirma que a criação do roteiro foi "artesanal".

"Não teve esse pensamento. 'Ah, vamos querer fazer uma coisa com cara de internacional'. Não, muito pelo contrário. A gente fez escolhas estéticas que ajudassem a contar a história", pontua. "Tudo está a serviço de melhor contar a história, melhor criar o universo, melhor criar o ambiente. A gente assistiu a muitas coisas, muitos filmes e séries, passamos por várias coisas até chegarmos a um conceito".

O fato de a HBO Max ter acreditado no projeto foi um fator exaltado por Mendonça. Ele conta que, assim que apresentou a ideia para executivos da plataforma, não houve tentativas de suavizar a trama:

Por ser um gênero de público específico, não é uma série para toda a família. Ela é de quem gosta desse gênero. Precisava de muita coragem do player e do canal. A HBO foi quem teve essa coragem. Quando apresentei o projeto, eles falaram: 'A gente vai mergulhar nesse universo e vamos fazer essa série como deve ser feita. Sem concessões, de amenizar ou deixar mais suave'. É para os amantes do gênero.

Relação do gênero com o Brasil

Daniel Lieff, que dirigiu a série ao lado de Mendonça, não esconde que sente medo de produções de suspense e terror. No entanto, o diretor reconhece a força que os gêneros possuem no país. "Sou o típico que assiste com os ouvidos tapados e sofre", confessa.

Por ser uma produção quase pioneira, Lieff revela que inovações foram necessárias para a construção de Vale dos Esquecidos. O diretor tem a expectativa de que a série possa abrir um caminho para que outras obras do gênero sejam desenvolvidas no Brasil. "Acho que o público brasileiro consome muito suspense e terror, o público gosta e é supercrítico", avalia.

"Tomara que seja a primeira de muitas. Acho que o motorzinho do suspense e do thriller, que é o que você espera nos próximos episódios, está muito bem amarrado nesse roteiro", continua. "Tem muita história no Brasil. Todo Estado brasileiro tem histórias como essas que valem a pena ser contadas".

Dificuldades nas filmagens

Paranapiacaba está localizada na Alta Serra do Mar. A região serrana é repleta de trilhas, animais exóticos e um clima imprevisível que contribuiu para o visual sombrio da série. "Sua atmosfera, a névoa, as casinhas que parecem mal-assombradas. Por ser uma cidade dormitório, de dia não tem ninguém. Então ela tem toda essa atmosfera pronta para uma série de suspense", explica Mendonça.

As gravações na região exigiram um grande preparo físico da equipe. "Essa série era física basicamente, a gente corria pela mata. Teve um preparo de corpo que também foi importante", analisa Caroline Abras, intérprete de Ana, personagem responsável por guiar os viajantes ao Vale Sereno.

Lieff conta que precisou montar estratégias para manter a equipe motivada para as gravações. As dificuldades de locomoção e a temperatura foram apontadas como os principais obstáculos: "A geografia desse lugar é quase como se fosse o funil por onde toda a umidade do litoral evapora e passa. Então, tem sempre movimentação de nuvens. Chovia, fazia sol, fazia calor", detalha.

"Filmamos cem diárias. Imagina isso espalhado, como manter essa turma aquecida, fazendo muitas noturnas? Cobras, bichos, a dificuldade de chegar, de estar com frio e ter que atuar", continua. "Os túneis são trilhas que saem de Paranapiacaba, e você caminha durante 20 ou 25 minutos para descer e depois para voltar para almoçar, por exemplo. A gente teve que fazer uma trilha durante o dia de filmagem, com todo o equipamento".

Mesmo com o peso das filmagens, Daniel Rocha, intérprete de Bento e par romântico de Ana, expõe o clima positivo nos bastidores. "Tudo colaborava para a gente ficar mais triste, mais cansado. Só que foi o contrário, nosso set era a coisa mais divertida que tinha", revela. "Acho que se não fosse dessa maneira ninguém aguentaria, era um esforço físico e mental muito grande".

Com planos para uma segunda temporada já mentalizados pelos diretores, Vale dos Esquecidos estreia neste domingo (25) na HBO Max, às 21h. Assista ao trailer:

TUDO SOBRE

HBO

Max


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.