Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CRÍTICA

De Volta aos 15: Com Orkut e fotolog, Maisa Silva viaja aos anos 2000 em série

Divulgação/Netflix

Maisa Silva é a protagonista de De Volta aos 15

Maisa Silva é a protagonista de De Volta aos 15; nova série da Netflix estreia nesta sexta (25)

ANDRÉ ZULIANI

andre@noticiasdatv.com

Publicado em 25/2/2022 - 6h21

Duas das principais atrizes brasileiras dos últimos anos, Maisa Silva e Camila Queiroz dividem o protagonismo de De Volta aos 15, nova série nacional da Netflix que estreia nesta sexta-feira (25). Com direito a Orkut e fotolog, a atração de viagem no tempo leva Maisa de volta aos anos 2000 em uma trama banhada em nostalgia.

Anunciada em 2020 pelo serviço de streaming, a série é baseada no livro homônimo escrito por Bruna Vieira e descrita como um De Repente 30 (2004) às avessas. No longa estrelado por Jennifer Garner e Christa Allen, a protagonista Jenna, de 13 anos, acorda com 30 anos após fazer um pedido em seu décimo terceiro aniversário. No caso de De Volta aos 15, acontece o inverso.

Anita (Camila Queiroz) é uma jovem de 30 anos que ainda não se encontrou na vida. Ela deixou a pacata cidade de Imperatriz, no interior, para morar em São Paulo, mas vive infeliz com o seu trabalho e sempre aguentando as cobranças de sua mãe.

Frustrada, é obrigada a voltar à sua cidade natal para o casamento de Luiza (Mariana Rios), sua irmã mais velha e que sempre foi a queridinha da família. Uma vez lá, ela volta a se envolver em conflitos com antigos amigos do colégio, mas acaba levando a culpa por estragar um dia que deveria ser perfeito.

Anita se isola no quarto e decide revisitar seu antigo fotolog, espécie de blog para postar fotos que se tornou muito popular entre os adolescentes dos anos 2000. Ao acessar o site, ela acaba voltando misteriosamente para 2006, época na qual tinha 15 anos.

DIVULGAÇÃO/NETFLIX

Camila Queiroz como Anita do futuro

Camila Queiroz como Anita do futuro

De volta ao passado, Anita enxerga uma oportunidade de dar um outro rumo para sua vida ao mudar suas atitudes. Antes uma garota nerd que sofria bullying calada, a jovem retorna repaginada e emponderada --uma chance que, fora da ficção, muitas pessoas gostariam de aproveitar.

Assim como outras produções que envolvem viagens no tempo, cada visita de Anita ao passado interfere em sua história no futuro. Para deixar tudo ainda mais complicado, suas novas escolhas também alteram as jornadas de seus melhores amigos, Henrique (Caio Cabral) e César (Pedro Vinícius), e de sua prima Carol (Klara Castanho). Se antes o problema era apenas ela, a protagonista passa a ser responsável pelas consequências envolvendo seus entes queridos.

Como o tom dos livros de Bruna Vieira é focado no público infanto-juvenil, a série faz a acertada escolha de manter a leveza e o humor de uma produção voltada para adolescentes. No centro de trama, Maisa e Camila se revezam no protagonismo e convencem como a errante Anita, que de má pessoa não tem nada, mas parece piorar a sua situação a cada viagem.

A atmosfera criada pela equipe de produção para reproduzir o Brasil dos anos 2000 também é competente. Além das roupas e cortes de cabelo característicos, Anita faz um tour pelo passado completo: do Orkut ao fotolog, e das fitas VHS aos videogames de controle com fio.

De Volta aos 15 é um produto pensado para o público jovem da geração Z, mas que também mira na nostalgia capaz de chamar a atenção dos adultos que, assim como a versão mais velha de Anita, gostariam de fazer uma viagem aos anos 2000 --não apenas para alterar o futuro, mas, também, reaproveitar a adolescência que tanto habita a memória afetiva.

Assista ao trailer de De Volta aos 15:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.