Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CADÊ O SEU LADIR?

De síndica miliciana a Celinha: Os Outros é a versão pesadona de Toma Lá Dá Cá

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Montagem com Adriana Esteves como Cibele de Os Outros à esquerda e Celinha de Toma Lá Dá Cá à direita

Cibele em Os Outros e Celinha em Toma Lá Dá Cá: Adriana Esteves não é único ponto em comum

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 21/6/2023 - 6h35

Os Outros curiosamente não remete apenas a Toma Lá Dá Cá (2007-2009) por ter Adriana Esteves no elenco. A atriz encara uma espécie de "bad trip" em que Celinha --sua personagem no humorístico de Miguel Falabella-- viu sua vida ir da comédia escrachada ao drama profundo. Cibele enfrenta alguns problemas bastantes semelhantes à dona de casa --de uma síndica envolvida com milícia a um policial com segundas intenções.

A série do Globoplay, à primeira vista, remete muito mais à peça O Deus da Carnificina, da francesa Yasmina Reza, que foi adaptada para o cinema por Roman Polanski em 2011. O ponto de partida é o mesmo: dois casais beiram a selvageria para resolver os quiproquós causados pela briga de seus filhos.

Se a peça teatral explora o tragicômico e prova que até os aparentemente mais civilizados podem chegar à bestialidade, a história de Lucas Paraizo vai diretamente na jugular --ao maior estilo do documentário italiano Mondo Cane (1962), que empilhava registros de perversidade para entregar ao público a expressão "mundo cão". 

Esse tom excessivamente dramático, no entanto, não impediu que os internautas cada vez mais apontassem semelhanças entre Os Outros e Toma Lá Dá Cá. Apesar dos gêneros completamente diferentes das produções, Cibele passou a ser vista como a versão "sombria" de Celinha.

"A série Os Outros da Globoplay é muito boa. Quem diria que a Adriana Esteves estrelaria agora uma versão sombria e realista de Toma Lá Dá Cá", escreveu Renato Ribas, no Twitter. "Comecei a ver Os Outros achando que era um Toma Lá Dá Cá mais agressivo do que passivo, mas estou me sentindo o cara da perna quebrada de Janela Indiscreta [1954] acompanhando as m* dos vizinhos", acrescentou Rafaela Freitas.

Um vídeo que coloca os personagens da série dentro da abertura do humorístico, com direito a música Toma Lá, Dá Cá na voz de João Bosco, também viralizou na rede social --e foi mencionado até pelo perfil oficial do Globoplay.

Um dos principais pontos em comum é que as duas histórias se passam em um condomínio sob uma administração bastante duvidosa na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro. Dona Lúcia (Drica Moraes) comanda o Barra Diamond de maneira tão histriônica quanto dona Álvara (Stella Miranda) no Jambalaya Ocean Drive.

A milícia que assusta os moradores de Os Outros é tão violenta quanto a Mija (Milícia do Jambalaya), que era comandada pela mulher de seu Ladir (Ítalo Rossi). As síndicas também têm um policial como braço-direito: Sérgio (Eduardo Sterblitch) no drama e Deise Coturno (Norma Bengell) na comédia.

A troca entre casais é outro ponto-chave para todas as histórias, já que Mila (Maeve Jinkings) e Amâncio (Thomás Aquino) abrem espaço para uma "configuração familiar" tão única quanto a de Celinha. Ela era casada com Mário Jorge (Miguel Falabella), que é ex de Rita (Marisa Orth) --envolvida com o ex-marido da vizinha, Arnaldo (Diogo Vilela).

Os Outros ainda tem alguns episódios da primeira temporada a serem disponibilizados pelo Globoplay, então novas semelhanças podem despertar a curiosidade dos telespectadores. Uma drag queen em um disco voador, como Dirla (Ítalo Rossi) no final de Toma Lá Dá Cá, já não parece mais algo assim tão impossível.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.