CADÊ O SEU LADIR?
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Cibele em Os Outros e Celinha em Toma Lá Dá Cá: Adriana Esteves não é único ponto em comum
Os Outros curiosamente não remete apenas a Toma Lá Dá Cá (2007-2009) por ter Adriana Esteves no elenco. A atriz encara uma espécie de "bad trip" em que Celinha --sua personagem no humorístico de Miguel Falabella-- viu sua vida ir da comédia escrachada ao drama profundo. Cibele enfrenta alguns problemas bastantes semelhantes à dona de casa --de uma síndica envolvida com milícia a um policial com segundas intenções.
A série do Globoplay, à primeira vista, remete muito mais à peça O Deus da Carnificina, da francesa Yasmina Reza, que foi adaptada para o cinema por Roman Polanski em 2011. O ponto de partida é o mesmo: dois casais beiram a selvageria para resolver os quiproquós causados pela briga de seus filhos.
Se a peça teatral explora o tragicômico e prova que até os aparentemente mais civilizados podem chegar à bestialidade, a história de Lucas Paraizo vai diretamente na jugular --ao maior estilo do documentário italiano Mondo Cane (1962), que empilhava registros de perversidade para entregar ao público a expressão "mundo cão".
Esse tom excessivamente dramático, no entanto, não impediu que os internautas cada vez mais apontassem semelhanças entre Os Outros e Toma Lá Dá Cá. Apesar dos gêneros completamente diferentes das produções, Cibele passou a ser vista como a versão "sombria" de Celinha.
"A série Os Outros da Globoplay é muito boa. Quem diria que a Adriana Esteves estrelaria agora uma versão sombria e realista de Toma Lá Dá Cá", escreveu Renato Ribas, no Twitter. "Comecei a ver Os Outros achando que era um Toma Lá Dá Cá mais agressivo do que passivo, mas estou me sentindo o cara da perna quebrada de Janela Indiscreta [1954] acompanhando as m* dos vizinhos", acrescentou Rafaela Freitas.
Um vídeo que coloca os personagens da série dentro da abertura do humorístico, com direito a música Toma Lá, Dá Cá na voz de João Bosco, também viralizou na rede social --e foi mencionado até pelo perfil oficial do Globoplay.
Um dos principais pontos em comum é que as duas histórias se passam em um condomínio sob uma administração bastante duvidosa na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro. Dona Lúcia (Drica Moraes) comanda o Barra Diamond de maneira tão histriônica quanto dona Álvara (Stella Miranda) no Jambalaya Ocean Drive.
A milícia que assusta os moradores de Os Outros é tão violenta quanto a Mija (Milícia do Jambalaya), que era comandada pela mulher de seu Ladir (Ítalo Rossi). As síndicas também têm um policial como braço-direito: Sérgio (Eduardo Sterblitch) no drama e Deise Coturno (Norma Bengell) na comédia.
A troca entre casais é outro ponto-chave para todas as histórias, já que Mila (Maeve Jinkings) e Amâncio (Thomás Aquino) abrem espaço para uma "configuração familiar" tão única quanto a de Celinha. Ela era casada com Mário Jorge (Miguel Falabella), que é ex de Rita (Marisa Orth) --envolvida com o ex-marido da vizinha, Arnaldo (Diogo Vilela).
Os Outros ainda tem alguns episódios da primeira temporada a serem disponibilizados pelo Globoplay, então novas semelhanças podem despertar a curiosidade dos telespectadores. Uma drag queen em um disco voador, como Dirla (Ítalo Rossi) no final de Toma Lá Dá Cá, já não parece mais algo assim tão impossível.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.