Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Ilha de Ferro

De príncipe a traficante sarado: Klebber Toledo como você nunca viu

Fotos: Raquel Cunha/TV Globo

Klebber Toledo caracterizado como Bruno, o antagonista da série Ilha de Ferro, da Globo - Fotos: Raquel Cunha/TV Globo

Klebber Toledo caracterizado como Bruno, o antagonista da série Ilha de Ferro, da Globo

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 26/12/2018 - 5h03
Atualizado em 26/12/2018 - 5h04

Cabeludo, sarado e com sangue nos olhos, Klebber Toledo está totalmente diferente em Ilha de Ferro. O ar de bom-moço, de príncipe, que o ator loiro de olhos claros costuma imprimir não aparece na série. Apesar de já ter interpretado uns canalhas, é como Bruno que o ator de 32 anos muda de status.

Na trama, seu personagem transa com a cunhada, sofre um acidente e fica em estado vegetativo. Do meio para o final da primeira temporada, ele vira é um psicopata sanguinário. A série está disponível no Globoplay, e prevista para estrear na TV aberta em 2019. Já tem segunda e terceira temporadas em andamento.

A atuação de Toledo em Ilha de Ferro empolgou a direção da Globo. Ele passou a ser visto com outros olhos internamente. Teve de deixar o papel de protagonista de O Tempo Não Para para Nicolas Prattes por uma questão de agenda, mas, em seguida, foi escalado para um papel "cheio de pegada" em Verão 90. O marido de Camila Queiroz vai ter cenas quentes com Claudia Raia na próxima novela das sete.

Em Ilha de Ferro, todos os personagens principais são bem complexos. Bruno é o antagonista. Irmão de Dante (Cauã Reymond), ele é fura-olho, é traficante, é ganancioso, mas, no fundo, é também um homem que não superou traumas de infância.

"É um cara inquieto, muito frio, que traz dentro dele uma dor que ele não sabe de onde vem. Tem um amor pelo irmão que é o embrião dessa dor. Eles foram criados sem pai nem mãe. Só que eles têm um ódio dentro deles que não se explica, é um vazio. E a ilha de ferro [a plataforma de petróleo que ambienta a história] vai explodir com isso, vira um vulcão", comenta o ator.

Sophie Charlotte contracena com Toledo na série 

Toledo fala que escolheu o personagem porque estava em um momento que precisava sair da sua zona de conforto. "Ele não tem absolutamente nada de mim. Não olha, não escuta, não sente, não respira igual a mim."

O intérprete do traficante faz questão de falar que o resultado de seu trabalho é coletivo. Foi a partir do que Cauã Reymond e Sophie Charlotte ofereceram em cena que ele pode se transformar nesse bandidão da série.

O ator diz até que suas emoções se misturaram com a do personagem em relação aos parceiros de set. A história começa com Bruno realizando o transporte aéreo dos funcionários da plataforma de petróleo P-137.

Alcoólatra, irresponsavelmente, ele costuma beber antes de pilotar, inclusive na vez que Dante, em um acesso de raiva, invade o helicóptero ao descobrir que o irmão o trai. Está transando com sua mulher, Leona (Sophie Charlotte).

Estado vegetativo e turbilhão do mocinho
O piloto perde o controle da aeronave e, no acidente, fica em coma por muito tempo, sem previsão de melhorar. Leona vira a enfermeira dele, enquanto Dante carrega o ódio da traição dos dois, mas faz questão de cuidar da sobrevivência de Bruno.

A série acompanha as vidas duplas, uma em terra e outra no mar, dos homens e mulheres que trabalham na plataforma de petróleo P-137. Dante é coordenador de produção. Quando acha que vai ser promovido a gerente, o mocinho vive o terremoto na sua vida pessoal com acidente dele e de seu irmão.

Ao mesmo tempo, Dante tem de aprender a lidar com o fato de não ter sido o escolhido para gerenciar a plataforma e se tornar subordinado de Julia (Maira Casadevall), que ainda por cima é filha do ministro de Minas e Energia. 

A revista norte-americana Variety, uma das mais conceituadas publicações do mundo sobre novidades do cinema e televisão, elegeu Ilha de Ferro uma das 12 melhores séries estrangeiras de 2018. A atração, regada a muito sexo, nudez e ação, é a única brasileira na lista.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.