Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

DUBLÊ DE AÇÃO

Conheça o brasileiro por baixo do capacete do Mandalorian no Disney+

Divulgação/Disney+

O mandaloriano e Baby Yoda em foto do quarto episódio da segunda temporada de The Mandalorian

Din Djarin, protagonista de The Mandalorian, em cena com o Baby Yoda: sangue brasileiro

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 25/11/2020 - 6h45

O lançamento do Disney+ no Brasil fez os fãs de Star Wars correrem para assistir a The Mandalorian, primeira série live-action da franquia espacial. Mas o que muitos não imaginam é que, por baixo do capacete do protagonista, está um artista brasileiro. Pelo menos, nas principais cenas de luta e ação do programa.

Apesar de seu nome não soar tupiniquim, Lateef Crowder é o dublê oficial do Mando, como o personagem é carinhosamente chamado pelos outros. Considerado um dos melhores capoeiristas do mundo, o ator de 43 anos (completados na segunda-feira, 23) é responsável pelas cenas de luta corpo a corpo e por sequências perigosas, como as de explosão.

Lateef Crowder no documentário Disney Gallery - Star Wars: The Mandalorian (Reprodução)

Além de jogar capoeira, Crowder também é um dublê experiente, que tem no currículo filmes como Mulher-Maravilha (2017), Operação Fronteira (2019), Velozes & Furiosos 7 (2015) e Jogos Vorazes (2012).

Ele também exercitou o lado ator em A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2 (2012), Boone - O Caçador de Recompensas (2017) e no curta Mortal Kombat: Rebirth (2010), em que viveu o assustador Baraka.

Na série documental Disney Gallery - Star Wars: The Mandalorian, também disponível no Disney+, Crowder aparece no terceiro episódio e fala sobre como é interpretar o personagem que (quase) nunca exibe seu rosto. "O segredo é estar sempre pronto. Eu estou treinando o tempo todo, seja arte marcial, seja para as cenas de ação, seja levantando peso."

Personagem três em um

A voz de Din Djarin, real nome do mandaloriano que virou babá do Baby Yoda, é do ator chileno Pedro Pascal (de Narcos e Game of Thrones), que também faz algumas das cenas com o capacete (e uma única sequência em que o personagem exibe seu rosto).

Mas o intérprete nem sempre está presente nas gravações --a atriz Bryce Dallas Howard, que dirigiu o quarto episódio do primeiro ano, afirmou que sequer chegou a trabalhar com ele.

"Ele estava ensaiando [a peça] Rei Lear na Broadway na época. Então, enquanto eu dirigia o meu episódio, eu não gravei nem um pouco com ele", revelou a filha de Ron Howard ao site Vulture no ano passado.

Se Pascal não está sempre presente na série, quem está por baixo do capacete? Além de Lateef Crowder, outro ator assume o posto de dublê do protagonista. É Brendan Wayne, neto do lendário John Wayne (1907-1979), que ficou famoso por interpretar caubóis pistoleiros no cinema --algo bem parecido ao que o herdeiro tem feito no serviço de streaming.

Brendan é especialista em armas e fica responsável pelas cenas em que o protagonista se mostra rápido no gatilho. Ele até ajudou a desenvolver a armadura do herói, para colocar as pistolas e blasters em locais que poderiam ser acessíveis com mais velocidade. E não se importa em ficar escondido em sua primeira experiência como dublê. "Eu posso sacar armas e dispará-las. É um emprego divertido", valorizou.

Apesar de Pedro Pascal levar boa parte do crédito e ser o único ator listado no elenco fixo de Mandalorian, ele faz questão de dividir os louros com seus dublês no episódio do Disney Gallery. "Eu sou apenas uma parte do tripé que formo com esses caras incríveis. E eu modelo minha performance na fisicalidade deles", explicou.

Confira um compilado de cenas em que Lateef mostra seu conhecimento de capoeira e artes marciais:


Leia também

Enquete

Você gostou dos primeiros capítulos de Verdades Secretas 2?

Web Stories

+
Mitomaníaco, sem noção ou exibido? 5 vezes que Gui Araujo falou demais em A FazendaDe vendedor de pastéis a diretor de cinema: Por onde anda o elenco de Malhação 2008?Como aconteceu acidente com Alec Baldwin que matou fotógrafa no set de novo filmeCinco casais que se formaram no Casamento às Cegas Brasil e você não sabiaElenco de Verdades Secretas 2: Conheça os novos personagens da novela

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas