Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ÍCONE LATINO

Conheça a história de Selena Quintanilla que a série da Netflix não mostra

REPRODUÇÃO/NETFLIX/INSTAGRAM/AMAZON PRIME VIDEO

Montagem de fotos de Christian Serratos (Netflix), Selena Quintanilla e Maya Zapata (Prime Video)

Christian Serratos (Netflix), Selena e Maya Zapata (Prime Video); cantora latina é homenageada

ELBA KRISS

elba@noticiasdatv.com

Publicado em 16/2/2021 - 6h55

Disponível na Netflix desde dezembro, Selena: A Série conquistou o público por homenagear Selena Quintanilla (1971-1995), a cantora latina assassinada pela presidente de seu fã-clube. A primeira temporada narra a infância e o início da ascensão da jovem estrela. Para quem tem interesse na trajetória da artista, há uma outra série na plataforma concorrente. O Prime Video tem em seu catálogo El Secreto de Selena (O Segredo de Selena), título com uma história da famosa que a gigante do streaming não mostra.

Idolatrada na comunidade latina, Selena começou sua carreira musical ainda criança nos anos 1980 e vendeu mais de 65 milhões de álbuns em todo o mundo. Filha de mexicanos, ela virou rainha da música tejana. A artista foi assassinada em 1995, aos 23 anos, por Yolanda Saldívar, sua sócia, melhor amiga e responsável por gerenciar seu fã-clube oficial. 

Sua trajetória já foi tema de filme. No longa Selena (1997), Jennifer Lopez interpretou o ícone da música, que estava no início do auge de sua carreira quando perdeu a vida brutalmente.

Na Netflix, Selena (Christian Serratos) tem sua trajetória contada desde a infância como a menina que sonhava em se tornar uma estrela da música. Nos nove episódios da primeira temporada, o público pôde ver o início de sua carreira no Texas, entre shows em pequenos festivais, dificuldades financeiras e os prêmios como artista local.

Nos dois episódios finais, o público foi levado para o início da ascensão da cantora, quando ela assinou um contrato com uma grande gravadora para, finalmente, lançar um disco com músicas em inglês e investir mais no pop.

Madison Taylor Baez e Christian Serratos interpretam Selena Quintanilla na série original da Netflix

O drama da Netflix contou com a aprovação da família da estrela. Abraham Quintanilla, o pai de Selena, contribuiu para a produção como produtor. Aos 81 anos, o músico trabalhou diretamente na série que homenageia a história de sucesso de sua filha. Os irmãos e ex-parceiros de banda da cantora, Suzette Quintanilla e A.B. Quintanilla, reforçam a validação com divulgação de peso nas redes sociais.

No entanto, antes da Netflix, o ícone latino já havia tido sua vida transformada em série. Em El Secreto de Selena (2018), da plataforma de streaming da Amazon, o público é levado para os últimos dias de vida da cantora, aqui interpretada por Maya Zapata. A atração tem assinatura da Disney Media Distribution e foi exibida pela Telemundo, rede hispânica nos Estados Unidos. 

A série é baseada no livro homônimo de María Celeste Ararrás, jornalista que cobriu o assassinato da estrela, o julgamento de Yolanda e passou anos investigando os últimos anos da vida de Selena. As entrevistas feitas por ela e as lembranças pessoais impressas na obra viraram roteiro para a produção, que também tem as transcrições originais de tudo o que foi dito no tribunal.

Selena tinha segredos obscuros

Lançado em 1997, o livro rapidamente virou um best-seller, apesar das críticas do fã-clube e da própria família Quintanilla. O mesmo aconteceu com a série da Telemundo. O motivo? A jornalista retrata uma intérprete talentosa, sim, mas longe de ter uma vida perfeita. A profissional fez uma análise dos eventos que antecederam a morte trágica da rainha da música latina.

El Secreto de Selena tem 13 episódios e começa no dia da morte da cantora. Em 31 de março de 1995, a artista foi atraída para o hotel Days Inn, em Corpus Christi, Texas, por Yolanda (Damayanti Quintanar). A presidente de seu fã-clube havia sido acusada pelo pai da estrela de desviar dinheiro da empresa da família. Disposta a se explicar, pediu que a famosa a encontrasse no local. 

Damayante Quintanar (Yolanda Saldívar) e Maya Zapata (Selena) em El Secreto de Selena, na Prime Video

O encontro resultou na morte de Selena, que após levar um tiro disparado por Yolanda, chegou a correr até a recepção do hotel para pedir ajuda. Levada ao hospital, ela não resistiu após forte hemorragia e parada respiratória. 

Descontrolada, Yolanda não conseguiu fugir. Foi encontrada pela polícia aos prantos no estacionamento do estabelecimento ainda com a arma que tinha usado para alvejar a cantora. Ela não se rendeu. Foram quase nove horas de negociação até ela entregar o revólver e ser, finalmente, presa. O dia da morte de Selena movimentou a imprensa. E a jornalista María Celeste (Sofía Lama) acompanhou tudo de perto: do dia da morte ao julgamento.

Baseada na cobertura jornalística de María Celeste, a série El Secreto de Selena conta que a famosa artista tinha dilemas internos. Por trabalhar desde a infância sob o comando do pai Abraham (Jorge Zárate), que também era seu empresário, sentiu falta da adolescência em um colégio normal, por exemplo. Chegou a fugir de casa para ir ao que seria seu baile de formatura.

Por viver sempre na estrada, tinha poucos amigos. Quando Yolanda entrou em sua vida como fã devota, rapidamente virou sua melhor confidente. As duas chegaram a ser sócias em uma loja de roupas com criações da artista, que também queria ser estilista. Porém, seu pai considerava a boutique como um passatempo. Para ele, a prioridade deveria ser a música.

O casamento com Chris Pérez (Daniel Elbittar), guitarrista de sua banda, também não era um mar de rosas, como narra a série. Os dois trocaram alianças às escondidas e longe da família, pois o pai de Selana não aprovava o relacionamento. A paixão inicial, no entanto, teria ficado morna e a cantora se queixava de que o marido só pensava em música, não se importava com seus desejos e interesses em outras áreas, como a moda.

Nesse cenário, Selena teria conhecido o cirurgião plástico Ricardo Martínez (Eduardo Santamarina). Inicialmente, a artista teria interesse em uma lipoaspiração --ela chegou a fazer a intervenção nas pernas. A relação teria ido além do consultório quando os dois começaram a desenvolver negócios, como produtos licenciados. A série sugere que eles tiveram um romance, com direito à procura de uma mansão para locação em Monterrey, no Texas.

Yolanda teria sido confidente de Selena durante seus últimos anos de vida. Ela teria entrado em estado de pânico ao ter sido acusada de desviar dinheiro. No entanto, o que mais a consumiu psicologicamente foi se ver afastada da amiga, a quem sempre tratou com idolatria.

Em seu julgamento, ela alegou que a arma disparou acidentalmente. No entanto, foi condenada à prisão perpétua e, atualmente, cumpre pena no presídio feminino Mountain View, no Texas. El Secreto de Selena conta que Yolanda sabia das tristezas mais profundas da amiga. Segundo ela, a cantora estava sofrendo muito em sua vida longe dos palcos. Além disso, guardava um segredo. Segredo esse que ela prometeu levar para o túmulo. 

Confira vídeos de Selena: A Série e El Secreto de Selena:


Veja vídeos de Selena Quintanilla:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.