Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TELL ME A STORY

Com ator brasileiro, nova série na Amazon reinventa contos de fadas

DIVULGAÇÃO/CBS ALL ACCESS

Em uma floresta escura, Dania Ramirez e Davi Santos fazem pose com cara fechadas para a série Tell Me a Story

Dania Ramirez com o brasileiro Davi Santos na série Tell Me a Story; conto de João e Maria repaginado

JOÃO DA PAZ

joao@noticiasdatv.com

Publicado em 25/9/2020 - 6h55

Como se fosse Once Upon a Time (2011-2018), mas turbinada com uma injeção de terror, a série Tell Me a Story reinventa em um ambiente urbano e moderno contos de fadas e fábulas conhecidíssimas. A nova atração do Prime Video apresenta um elenco de rostos familiares, entre eles o da veterana Kim Cattrall --e tem até um ator brasileiro em cena.

Criada por Kevin Williamson (Pânico, The Vampire Diaries), Tell Me a Story estreou em 2018 e foi finalizada neste ano nos Estados Unidos, contabilizando 20 episódios divididos igualmente em duas temporadas. O streaming da Amazon promete para esta sexta-feira (25) o lançamento da série completa em seu catálogo.

O drama psicológico oferece uma narrativa interessante. Na primeira temporada, por exemplo, a ideia é inserir nos dias de hoje a mesma premissa de três contos populares: João e Maria, Os Três Porquinhos e Chapeuzinho Vermelho. Todos ganham uma pitada macabra, algo a mais nessas histórias que por si só já não seriam nada fofinhas.

O carioca Davi Santos (ex-Power Ranger dourado) dá vida a Gabe Perez, um jovem viciado em drogas que comete um assassinato. Seu personagem tem relação com o João da fábula famosa; sua irmã, Hannah (Dania Ramirez, ex-Devious Maids), é a Maria. Ela trabalha como policial e tenta salvá-lo.

Em alguns momentos, Tell Me a Stroy deixa explícito qual o conto de fada que o telespectador está acompanhando. Sam (Dorian Missick), Eddie (Paul Wesley) e Mitch (Michael Raymond-James) formam um trio de assaltantes. Lá pelas tantas, Eddie confessa que o telhado de sua casa precisa de uma reforma... Sacou a referência?

Em busca de grana, os três partem para um assalto e cobrem os rostos com máscaras que imitam o focinho de porcos. Fácil adivinhar que conto é esse.

O outro tripé da história segue os passos de Kayla (Danielle Campbell, ex-The Originals), recém-chegada em Nova York após a morte da mãe. A adolescente de 17 anos foi para a cidade grande contra a vontade, forçada pelo pai a morar na casa da carrasca avó paterna, Colleen (Kim Cattrall). Rebelde, Kayla sai à noite, com um capuz vermelho, e cruza o caminho de um homem misterioso que a devora só pelo olhar. Outra fábula moleza de decifrar.

Essas referências podem cansar o telespectador mais impaciente. Contudo, em uma investida com boa vontade dá para desfrutar a série até o final, sempre tendo em mente o objetivo da trama e sem esperar grandes coisas.

Um aspecto legal de Tell Me a Story é não deixar muito na cara as motivações reais dos personagens. Ao longo dos episódios, recheados de suspense, dá para tentar rotular quem realmente são vilões ou mocinhos e mocinhas.

Vinhetas: um caso à parte

As vinhetas de abertura de Tell Me a Story são realmente um caso à parte. Essa acima é a da primeira temporada, com duração de dois minutos, bem mais longa que o habitual. Com efeitos de animação, os contos de fadas retratados na leva da estreia ganham aspectos tenebrosos, dramáticos e violentos. A trilha sonora sombria ajuda a criar um clima aterrorizante.

Cada uma das aberturas tem o propósito de mostrar ao público quais serão as fábulas ali reinventadas, pegando alguns elementos mais clássicos, de fácil identificação. Além de mostrar como elas se sobrepõem.

Para a vinheta da segunda temporada, a inspiração veio de outrora, com os contos de A Bela Adormecida, A Bela e a Fera e Cinderella.

"Para esta, pegamos como referência o trabalho de ilustradores clássicos de contos de fadas, como Arthur Rackham e Lotte Reiniger, assim como a técnica do desenho de silhueta", disse a diretora Karin Fong em entrevista para o site Stash. Ela é dos estúdios Imaginary Forces, o mesmo por trás de aberturas premiadas como as das séries Stranger Things e Jessica Jones (2015-2019).

Veja abaixo a vinheta de abertura da segunda temporada de Tell Me a Story:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.