Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SUCESSO NO STREAMING

Chiquititas tem futuro incerto na Netflix e deixa fãs preocupados com maratona

REPRODUÇÃO/NETFLIX

A atriz Giovanna Grigio chora como a personagem Mili da novela Chiquititas, do SBT, que também é exibida na Netflix

Mili (Giovanna Grigio) chora em Chiquititas, ainda disponível na Netflix; novela deixará o streaming

KELLY MIYASHIRO

kelly@noticiasdatv.com

Publicado em 24/9/2020 - 19h00

A divulgação de que Chiquititas sairia do catálogo da Netflix deixou os fãs da novela infantil revoltados, o que provocou um movimento nas redes sociais com ameaças de boicote ao serviço de streaming. Diante das queixas, a plataforma pode voltar atrás sobre a remoção da novela. Porém, o futuro do folhetim no aplicativo ainda é incerto.

Até a última terça-feira (22), era possível ver o aviso "expira em 21/10/2020" ao selecionar o título de Chiquititas no menu da Netflix. A mensagem aparecia tanto pelo navegador normal como pelo aplicativo para dispositivos móveis.

A prazo para ver a novela originalmente escrita por Cris Morena e adaptada por Iris Abravanel para o SBT no streaming também constava em listas de sites que divulgam o que entra e sai do catálogo da plataforma. Entretanto, na quarta-feira (23), o aviso de vencimento da disponnibilização do conteúdo desapareceu.

Por ser um produto licenciado pela Telefe, emissora argentina detentora dos direitos da novela, a Netflix tem um contrato com a empresa latina para poder disponibilizar os 545 capítulos na íntegra aos seus milhões de assinantes.

Provavelmente, ambas perceberam o sucesso da novelinha, que está no top 10 Brasil há pelo menos cinco semanas, e decidiram desistir de retirar a história de Mili (Giovanna Grigio) da plataforma.

O Notícias da TV procurou a Netflix para pedir informações sobre o que aconteceu, mas a empresa preferiu não comentar o assunto, já que envolve sigilo contratual. A assessoria de imprensa da Telefe também foi procurada pela reportagem, mas não respondeu aos questionamentos até a conclusão deste texto. 

Justamente por ser um produto licenciado, ou seja, que não é conteúdo produzido e exclusivo da Netflix, Chiquititas não é um produto que será disponibilizado eternamente aos fãs e assinantes. Por enquanto, a trama está salva do corte mensal. 

Ameaça de boicote

Os fãs que andam maratonando Chiquititas na Netflix são responsáveis por manter a novela top 10 Brasil da plataforma há mais de um mês. Fora do streaming, a trama só pode ser assistida na faixa noturna do SBT, já que a emissora de Silvio Santos foi proibida de divulgar os capítulos em seu canal no YouTube.

O remake de Chiquititas, exibido pela primeira vez entre 2013 e 2015 pelo SBT, atualmente é reprisada às 20h50 de segunda a sexta-feira

A possibilidade do enredo que gira em torno do orfanato Raio de Luz deixar a Netflix, onde é possível maratoná-la sem freio, revoltou os fãs. Eles começaram a subir a hashtag "Chiquititas Não Sai da Netflix" no Twitter. Houve ameaça até de um boicote à plataforma caso a novela realmente deixasse o catálogo no próximo dia 21.

"Ok, tenho aqui a pior notícia de 2020. Chiquititas vai sair da Netflix dia 21/10, não tenho mais motivos pra existir, adeus", desabafou a internauta Clara Preali. "Chorando igual uma vagagunda derrotada porque Chiquititas vai sair da Netflix e só Deus sabe o quanto essa novela me faz bem, não é à toa que assisti umas 14 vezes já. Que raiva da Netflix!", comentou Duda Costa.

"Vou cancelar minha assinatura com a Netflix, se Chiquititas sair da Netflix", ameaçou Willyanne Macedo. "Tanta coisa sem graça na Netflix [que] eles não tiram, e a novela que está no top 10 eles querem tirar, pelo amor de Deus, né", completou a fã. 

Confira algumas reações no Twitter: 

Antigamente, o SBT conseguia lucrar mais com Chiquititas graças a uma playlist da novela publicada em seu canal no YouTube, que atualmente tem mais de 10 milhões de inscritos. Com a disponibilização do conteúdo gratuito, assim como acontece com As Aventuras de Poliana (2018), os capítulos conseguiam centenas de milhares de vizualizações. 

Os perfis da plataforma que têm uma audiência alta conseguem monetização (ganhar dinheiro baseado na quantidade de visualizações e engajamento) dos vídeos em dólares --pagos pelo Google ao proprietário do canal.

Entretanto, há cinco meses, a Telefe obrigou a empresa de Silvio Santos a excluir os vídeos de suas mídias digitais, além de proibir a disponibilização do conteúdo da trama na plataforma SBT Vídeos, exclusiva para assinantes.

De acordo com uma cláusula do contrato entre as empresas, assinado em 2013, o SBT pode exibir a novela na TV durante 20 anos, mas não tem permissão para veicular trechos em plataformas digitais.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.