Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

UNIVERSO MARVEL

Ataque a Nova York e Tesseract: O que você precisa saber para ver Loki no Disney+?

DIVULGAÇÃO/DISNEY+

Tom Hiddleston (ao centro) sendo segurado por dois guardas em cena de Loki

Tom Hiddleston (ao centro) em Loki; nova série do Disney+ estreia nesta quarta-feira (9)

Vilão ou anti-herói, Loki (Tom Hiddleston) se tornou um dos personagens mais adorados do MCU (Universo Cinematográfico da Marvel). E, na próxima quarta (9), ele vai ganhar uma série própria no Disney+, na qual enfrentará a Autoridade de Variação Temporal, uma espécie de polícia que tenta manter a coesão nas diferentes realidades do multiverso.

[Atenção: o texto contém spoilers de filmes da Marvel]

Em Vingadores: Ultimato (2019), o Deus da Trapaça conseguiu escapar usando o Tesseract, com a Joia do Espaço. Como consequência deste ato, ele alterou a realidade e acabou criando uma nova linha do tempo. É aí que começa a história da série, com ele tendo que responder por seus atos que desafiaram as dimensões.

Porém, antes deste momento que originou a nova produção, Loki apareceu em outros cinco filmes da Marvel. De parceiro do Thor ao principal vilão dos Vingadores, de mortes falsas a redenção, o personagem de Hiddleston protagonizou momentos importantes do MCU.

Para ajudar o público que já esqueceu o que aconteceu com o Deus da Trapaça nos filmes de que participou, ou mesmo para quem não os viu, o Notícias da TV apresenta em guia prático para Loki.

divulgação/walt disney pictures 

Tom Hiddleston em Thor (2011)

Thor

Loki é introduzido no primeiro filme do Thor (2011). O Deus da Trapaça é filho adotivo do rei Odin (Anthony Hopkins) e da rainha Frigga (Rene Russo) de Asgard, e irmão do personagem interpretado por Chris Hemsworth.

Com ciúme de Thor, Loki sabota a cerimônia de coroação do parente. Como consequência da traquinagem, o Deus do Trovão é banido para a Terra, enquanto seu irmão assume o trono.

Thor consegue retornar para Asgard, mesmo após a tentativa de Loki de impedi-lo. Seu reinado, então, termina depois de uma luta entre os irmãos que acaba com o vilão caindo dentro de um buraco de minhoca.

divulgação/walt disney pictures

Loki segura cetro em Vingadores (2012)

Os Vingadores

Na trama lançada de 2012, o buraco de minhoca coloca Loki no caminho de Thanos (Josh Brolin). O titã promete para o Deus da Trapaça que ele será o governante da Terra caso consiga roubar o Tesseract dos humanos e liderar um exército de alienígenas para a dominação do planeta.

Para ajudá-lo, o Loki ganha um cetro que funciona como um dispositivo mental. Loki, então, começa seu ataque calculado à Terra. Ele consegue entrar na base da S.H.I.E.L.D., roubar o objeto e controlar dois agentes, Erik Selvig (Stellan Skarsgård) e o Gavião Arqueiro (Jeremy Renner).

Ele começa seu meticuloso ataque. O Deus da Trapaça faz jus ao título e, de propósito, é preso para separar o grupo de heróis por dentro. No final, Loki é derrotado depois da primeira luta em conjunto dos Vingadores. O personagem de Hiddleston, então, vai sob custódia de volta a Asgard com seu irmão.

divulgação/WALT DISNEY PICTURES

Tom Hiddleston e Chris Hemsworth

Thor: O Mundo Sombrio

Loki é preso em uma cela em Asgard. Sem a empatia do irmão e do pai, ele só conta com o carinho da mãe em algumas visitas. Mas um ataque a Asgard acaba sendo fatal para a rainha.

Sem opções, Thor recorre ao irmão para ajudá-lo após a invasão. Os dois embarcam em uma jornada que parece firmar uma reconciliação entre eles. Ela é interrompida quando Loki se sacrifica para salvar o personagem de Hemsworth.

Porém, na cena pós-crédito do longa de 2013, é revelado que o Deus da Trapaça enganou seu irmão e forjou a própria morte. Com sua habilidade de mudar de forma, Loki passa a usar o corpo do rei Odin. E, então, consegue finalmente assumir o trono de Asgard.

divulgação/Walt disney pictures

Loki (Tom Hiddleston) em Ragnarok

Thor: Ragnarok

Já no início do filme de 2017, Thor retorna a Asgard e percebe algo de estranho no reino. Ele repara que o suposto Odin não é seu pai, mas sim seu irmão. O Deus do Trovão exige que Loki mostre onde ele escondeu seu pai.

A dupla vai para a Terra e descobre que o local onde o rei estava já não existe mais. Os irmãos conseguem localizar o pai, apenas para se despedir, pois seu tempo de vida havia esgotado.

Antes de partir, Odin alerta que eles têm uma irmã mais velha, Hela (Cate Blanchett), uma deusa cheia de ódio e vingança. Antes de dominar Asgard, ela destrói o martelo de Thor e joga a dupla em outro buraco de minhoca.

Eles acabam em um lugar chamado Sakaar, onde cada um tem um destino bem diferente. No final, Loki une forças com seu irmão para retornar a Asgard e acabar com o reinado de crueldade da Deusa da Morte. A dupla consegue vencê-la, mas como consequência, destrói o planeta inteiro.

divulgação/walt disney pictures

Tom Hiddleston em Guerra Infinita

Vingadores: Guerra Infinita

No filme de 2018, Thanos está atrás de todas as Joias do Infinito. Ele vai em busca do Tesseract, artefato que contém a Joia do Espaço. Antes de Asgard explodir, Loki pegou o objeto e levou com ele para a nave.

O titã, juntamente com seu grupo, extermina grande parte da população que estava na nave para conseguir a joia. Thanos começa a machucar severamente Thor até seu irmão ceder e lhe entregar o objeto.

Como última alternativa, o Deus da Trapaça tenta enganar Thanos e mira a garganta do titã. Porém, contra duas Joias do Infinito, Loki é facilmente interceptado e desta vez morre, sem jeito de ressureição.

divulgação/walt disney pictures

Loki foge com o Tesseract em Ultimato

Vingadores: Ultimato

O que parecia ser o fim da linha para Tom Hiddleston no MCU acabou não se concretizando. Os Vingadores precisam voltar no tempo para reverter as ações de Thanos que exterminaram metade da população da galáxia inteira.

Eles retornam a Nova York, durante o ataque liderado por Loki, para conseguirem recuperar o Tesseract. A princípio, a missão funciona. Mas com o objeto já em sua posse, os heróis deixam o objeto ser arremessado para longe.

Para sorte do personagem de Hiddleston, o artefato com a Joia do Infinito acaba nos seus pés. Mesmo algemado, ele consegue pegar o objeto e sumir. Mas com isso, o Deus da Trapaça acabou quebrando a realidade, pois isto não deveria ter acontecido.

Loki deveria ter retornado sob custódia para Asgard, como ocorreu em Vingadores e Thor: O Mundo Sombrio. Esta nova linha do tempo será o principal foco da série do Disney+.

Assista abaixo ao trailer legendado da nova série do Disney+:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.