Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUIZ FERNANDO GUIMARÃES

Ainda doidos demais? Astro defende que Os Normais segue atual 20 anos após estreia

REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY

Vani (Fernanda Torres) no lado esquerdo de braços cruzados olhando para frente e Rui (Luiz Fernando Guimarães) no lado direito de mãos levantadas olhando para ela

Vani (Fernanda Torres) e Rui (Luiz Fernando Guimarães) no episódio Normas do Clube, da 1ª temporada

LUÍS FELIPE SOARES

luis@noticiasdatv.com

Publicado em 1/6/2021 - 7h00

Nesta terça-feira (1°), completam-se 20 anos da estreia de Os Normais (2001-2003). O casal Rui (Luiz Fernando Guimarães) e Vani (Fernanda Torres) fez sucesso nas noites de sexta da Globo com comentários sobre o cotidiano e casos doidos em contextos comuns. Duas décadas depois, o astro da série acredita que a atração continua atual justamente por falar de situações do dia a dia das pessoas que não mudam mesmo com o passar do tempo.

"O programa é muito atual, porque as pessoas continuam [a existir], e as histórias falam de situações cotidianas. O Rui e a Vani poderiam ser namorados, parceiros, amigos ou colegas de escola. Isso acontece com todo mundo. Eles têm todos os sentimentos que o ser humano comum carrega, são reais mesmo. Isso acaba por tocar o público, a ideia de: 'Caramba, isso acontece comigo também'. E essa conexão permanece até hoje", explica.

Guimarães afirma que a série teve fôlego e criatividade para explorar diferentes temas, como altos e baixos da amizade, problemas com os vizinhos, momentos de azar, taras sexuais e diferenças na higiene entre homens e mulheres.

Momentos dos episódios continuam em alta duas décadas depois. Neste fim de semana, por exemplo, o Twitter viu bombar uma cena em que os protagonistas brigam por causa da primeira e da última fatia do pão de forma no pacote --o vídeo teve 1,5 milhão de visualizações em três dias. Confira:

O intérprete de Rui cita o segundo capítulo da série, Normas do Clube, como um dos pontos altos da atração. "Tem episódios sensacionais. Um dos primeiros foi o do clube, com a Eliane Giardini e o Otávio Müller, fazendo participação. Acho que é um dos inesquecíveis. E tem um outro que foi um de Natal, que a gente roubava o letreiro do vizinho de baixo do apartamento. Muito bom", avalia.

Convites e personagens

Guimarães recorda que foi convidado para participar de Os Normais por Alexandre Machado, um dos criadores da história ao lado de Fernanda Young (1970-2019). Não houve teste de elenco, e Fernanda Torres entrou na comédia chamada pelo amigo de longa data.

"Eu escolhi a Nanda. Nós tínhamos acabado de vir da África, estávamos muito integrados por causa da viagem. Ambos aventureiros, achei que o programa era uma aventura e foi assim, foi muito normal", conta ele. A dupla já gravou o primeiro episódio para valer, e o material chegava com o tempo, sem muitos estudos.

A liberdade dada pelos roteiristas e o estilo dos atores marcou o jeito espontâneo da atração. Não houve dificuldades na construção dos personagens, e o casal de noivos ganhou cada vez mais forma ao se mostrar plural junto com o público.

A Vani representava todas as mulheres, e o Rui representava todos os homens. Ela era mais serelepe, e o Rui era mais travado. Foi um trabalho em que não engessamos eles, não tínhamos um conhecimento prévio do Rui e da Vani antes de começar a gravar. Eles não vieram prontos, fechados. Fomos adquirindo o jeito deles no decorrer das gravações. No fim das contas, foi um trabalho fácil, com um texto muito bem colocado, tanto da parte do Alexandre quanto da Fernanda. Os personagens foram se criando meio que sozinho, com o apoio da dramaturgia e com a nossa conexão. Foi muito legal.

A troca de informações entre as duplas era constante. Guimarães recorda que costumava viajar para São Paulo para conversar com os autores e buscar outros caminhos para a jornada dos protagonistas, inclusive com constantes participações especiais.

JOÃO MIGUEL JÚNIOR/tv GLOBO

A dupla com Antonio Calloni e Zezé Polessa

"Tivemos a oportunidade de conhecer todo o elenco da Globo. Sempre era eu e a Nanda e mais uma outra dupla na história, mais um homem e uma mulher. Foi algo fantástico. Como se você estivesse recebendo as pessoas na sua casa", comenta.

Entre 2001 e 2003, a comédia teve 71 episódios, cada um com cerca de 30 minutos de duração. As histórias iam ao ar sempre nas noites de sexta-feira, perto da meia-noite, e começou a chamar a atenção do público aos poucos.

Segundo o ator, o horário da exibição era um tanto cruel, mas acabou por mudar o hábito dos fãs. "Aparecemos depois do Globo Repórter. Era muito tarde. Começamos a perceber que casais mais jovens, e até um pessoal mais velho, só saia para a balada na sexta à noite depois de ver o episódio", afirma.

O ator avalia que Os Normais é seu projeto mais popular. Ele destaca projetos como Minha Nada Mole Vida (2006-2007) e O Super Sincero (2006-2010), ambos também escritos por Alexandre Machado e Fernanda Young, mas revela que trabalhar em dupla, especialmente com Fernanda Torres, era muito melhor.

As três temporadas da comédia estão disponíveis no catálogo do Globoplay. Veja um trecho do primeiro episódio da série:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.