Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

SHOW DOS FAMOSOS

Quem é Gloria Groove? Ex-Balão Mágico rompeu com a igreja para cantar e ser drag

DIVULGAÇÃO

Gloria Groove com uma roupa e chapéu rosa, com o corpo inclinado e apontando o dedo indicador

Gloria Groove no clipe de Bonekinha; cantora está na nova temporada do Show dos Famosos

Fenômeno nacional, Gloria Groove é uma das competidoras da nova temporada do Show dos Famosos, que estreia neste domingo (5) dentro do Domingão com Huck. Alter ego do ator e cantor Daniel Garcia, que já integrou o grupo Balão Mágico, a drag queen quase virou pastor. Mas sua necessidade de dar vazão à veia artística a fez romper com a igreja e se tornar uma das artistas mais respeitadas da música pop brasileira.

A cantora já estava cotada para participar do reality show desde o início de 2020, quando os domingos da Globo ainda estavam sob o comando de Fausto Silva. Mas a pandemia do coronavírus inviabilizou a produção do quadro, que foi cancelado semanas antes do início dos ensaios.

Ao contrário do que acontecia em edições anteriores, esta terá nove competidores, um a mais do que o habitual. Eles se dividirão em grupos de três, aparecendo a cada 21 dias no palco do Domingão transformados em outros artistas. Além de Gloria, foram escalados Fiuk, Wanessa Camargo, Margareth Menezes, Diego Hypolito, Mariana Rios, Thiago Arancam, Vitor Kley e Robson Nunes.

Quem é Gloria Groove?

Gloria apareceu na TV pela primeira vez aos sete anos, como Daniel, em um concurso promovido pelo Domingo Legal, do SBT, que buscava crianças afinadas e desinibidas para integrarem a nova formação da Turma do Balão Mágico (que acabou rebatizada como Galera do Balão). Passou em todos os testes e integrou o grupo durante dois anos.

Após o fim do grupo, o pequeno Daniel entrou para um coral infantil gospel e foi se apresentar em um especial de Natal do Programa Raul Gil, que na época era exibido pela Band. No mesmo dia, uma produtora perguntou se alguma das crianças gostaria de participar de um novo show de calouros. Ele não pensou duas vezes e se prontificou. Mas teve que abandonar a competição na metade, porque havia sido aprovado num teste da Record para a novela Bicho do Mato.

Na trama de Cristianne Fridman e Bosco Brasil, exibida entre 2006 e 2007, Gloria interpretou Ruyzinho e integrou o núcleo central, composto por Renata Dominguez e pelas veteranas Beatriz Segall (1926-2018) e Marilu Bueno.

Essa foi sua única experiência em novelas. Mas desde criança Gloria empresta a voz para personagens de séries e animações famosas, como Hannah Montana, Digimon, Power Rangers, Patrulha Canina e Aladdin (no live-action da Disney lançado em 2019).

Da glória à Gloria

Romper com a Renascer em Cristo não foi um processo traumático para Gloria Groove. Com o incentivo de sua mãe, a cantora Gina Garcia, ela começou a estudar teatro e passou a descobrir um pouco mais de si mesma. Foi quando deixou a igreja.

"Eu tinha uns 14 anos quando me envolvi com o teatro. Estava na fase de descoberta, de entender o que estava sentindo, se era gay ou não e me afastei naturalmente da igreja. Minha mãe sempre me entendeu. Por ela trabalhar no 'mundo' como backing vocal do Raça Negra, não era vista como a melhor das crentes. E isso despertava o recalque das irmãs, porque a bispa a amava. Ela entendia a minha posição, e esperava a hora que ia me jogar para fora da igreja", disse a artista ao Notícias da TV em 2018, quando lançou o clipe de Bumbum de Ouro, música que explodiu nas rádios.

Daniel deu início à personificação de Gloria Groove aos 17 anos, inspirada pelo reality show RuPaul's Drag Race, e passou a entender e a se identificar com o universo drag queen.

"Comecei a entender as drag queens não mais como algo marginalizado. Vi que ser drag é ser uma estrela, uma artista completa. Vi que eu poderia colocar as minhas referências femininas, que sempre me acompanharam, dentro do meu próprio trabalho. Antes eu só me via como um menino que cantava bem, mas não sabia quem de fato eu era. Hoje, enquanto Gloria, sei exatamente quem eu sou", refletiu.

Assumir o alter ego a permitiu, inclusive, ganhar respeito e notoriedade dentro da igreja evangélica que frequentava. "Agora todos de lá [da igreja] me amam. A repressão era forte enquanto eu era um gayzinho. Mas agora sou uma gayzona, e a coisa mudou de figura. Passei a ser admirada por isso", avaliou.

Confira esta reportagem em vídeo:


Saiba tudo sobre reality shows com o podcast O Brasil Tá Vendo

Ouça "#52 - Tudo sobre a nova temporada do Show dos Famosos!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube para conferir nossos boletins diários, entrevistas e vídeos ao vivo


Leia também

Enquete

Você gostou da escolha de Tadeu Schmidt para o BBB22?

Web Stories

+
Além de José de Abreu: Sete atores brasileiros que se aventuraram na políticaApós derrota em eleição, Victor Pecoraro perde mais uma votação e deixa A Fazenda 13Deixaram saudade: Conheça cinco atores de O Clone que já morreramEsqueceram de Mim ganha novo filme no Disney+; veja como está o elenco originalTadeu Schmidt no BBB22: Conheça a carreira do apresentador na Globo

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas