Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ALMA GÊMEA

Walcyr Carrasco vira fenômeno com onipresença e quebra de regras na Globo

REINALDO MARQUES/TV GLOBO

O autor Walcyr Carrasco com as mãos erguidas, em posição de festa

Walcyr Carrasco é o autor da novela Alma Gêmea, que está de volta à programação da Globo

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 28/4/2024 - 8h10

Alma Gêmea (2005) volta à programação da Globo nesta segunda (29), dividindo horário com a semana derradeira de Paraíso Tropical (2007). Exibida originalmente na faixa das 18h, a novela espírita escrita por Walcyr Carrasco derrubou uma regra criada pela emissora desde que entrou no ar a sessão de reprises intitulada Edição Especial, em dezembro de 2021, com o objetivo de reapresentar folhetins das seis e das sete.

O Vale a Pena Ver de Novo, então, ficaria só com tramas das nove, mas isso cai por terra com a nova reprise de Alma Gêmea. Novelão com todos os ingredientes clássicos do gênero, a história do amor eterno de Rafael (Eduardo Moscovis) e Luna (Liliana Castro), que reencarna em Serena (Priscila Fantin), é a prova da "dependência" da Globo nos produtos criados por Carrasco.

Desde que estreou na emissora, há 24 anos, ele esteve no ar em quase todos. É um autor onipresente na programação, com uma única exceção, em 2004. Nos anos em que Carrasco não está no ar com uma trama inédita, tem reprise de história dele, como aconteceu em 2020 com Êta Mundo Bom! (2016).

Em 2007, por exemplo, Walcyr não tinha novela nova dele na grade, mas supervisionou o texto de O Profeta. Ele ainda tinha saído do ar em janeiro daquele ano com o fim da reapresentação de Chocolate com Pimenta no Vale a Pena Ver de Novo.

Aliás, as duas primeiras reprises da Edição Especial foram tramas de época do novelista: O Cravo e A Rosa (2000) e Chocolate com Pimenta (2003). A primeira foi tratada como fenômeno pela concorrência, que viu o primeiro lugar do ranking do Ibope na Grande São Paulo ficar distante enquanto a saga de Catarina (Adriana Esteves) era exibida.

Versátil, Carrasco escreve novela de época e contemporânea, teve folhetins inéditos exibidos às seis, às sete, às nove e às onze. Ainda criou a primeira novela original Globoplay, a continuação ainda mais erótica de Verdades Secretas (2015). Verdades Secretas 2 (2021) é um dos casos raros de tramas dele que foram rejeitadas pelo público. Muito difícil achar quem gostou.

Recentemente, o autor cortou um dobrado com Terra e Paixão (2023) no horário nobre, mas os resultados alcançaram as metas estabelecidas pela emissora. A história teve muito mais vaias do que aplausos, mas ainda assim teve repercussão maior do que o remake de Renascer, que está no ar.

A saga atualizada por Bruno Luperi sofre com a apatia da audiência. Nem Travessia (2022) nem Um Lugar ao Sol (2021) tiveram esse efeito, mesmo com audiência inferior à alcançada por Renascer. 

Agora é acompanhar os números e os comentários nas redes sociais para ver se Alma Gêmea se mantém poderosa como era há 19 anos. Só pesa contra a falta de novidade: a novela já foi reprisada no Vale a Pena Ver de Novo em 2009 e também pôde ser vista no canal Viva em 2022. 


Resumos Semanais

Resumo de Alma Gêmea: Capítulos da novela da Globo - 14/6

Sexta, 14/6 (Capítulo 35)
Rafael pergunta a Serena se ela conhece Guto. Serena explica para Rafael que não gosta de Guto. Vera fala para Madalena que vai receber a esposa de Eduardo em sua casa e que vai ajudar a ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.