Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Novela das nove

Velho Chico: Espírito do rio impede Bento de matar coronel Afrânio

Caiuá Franco/TV Globo

Irandhir Santos (Bento) sofrerá acidente de moto em Velho Chico, novela das nove da Globo - Caiuá Franco/TV Globo

Irandhir Santos (Bento) sofrerá acidente de moto em Velho Chico, novela das nove da Globo

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 19/4/2016 - 5h00

Um espírito do rio São Francisco, o Nego D'Água, vai impedir Bento (Irandhir Santos) de se tornar um assassino em Velho Chico. A intervenção do Além acontecerá após Santo (Domingos Montagner) sofrer um atentado na fazenda Piatã. Cheio de ódio, o vereador sairá de lá em sua moto decidido a matar Afrânio (Antonio Fagundes). No caminho, um vulto entrará na sua frente, provocando um acidente. A motocicleta rolará uma ribanceira e cairá no rio. Mesmo assim, Bento se levantará e andará pela margem até ver o coronel na varanda de sua casa. Quando for atirar, Nego D'Água o envolverá com as águas, obrigando Bento a desistir.   

O vereador se "transformará" ao ver Cícero (Marcos Palmeira) e três jagunços atirando contra a casa de sua família, na intenção de matar Santo. Possesso, ele chegará atirando e arriscando a própria vida para salvar o irmão. Os jagunços vão fugir primeiro. Depois, o filho de Clemente (Julio Machado) também sairá correndo e se esconderá no mato por estar encurralado.

Santo brigará feio com o irmão. Ele tentará tirar de Bento o desejo de vingança pela morte de Belmiro (Chico Diaz). Na primeira fase da trama, ainda na interpretação de Diyo Coêlho, Bento quase matou Afrânio, atirando no coronel no meio da caatinga. Por meio de flashbacks, o personagem reviverá a morte do pai e esse momento em que queria se vingar.

Após os irmãos discutirem e se agredirem (um segurando o outro com força), Bento sairá de moto cortando as estradas na direção da fazenda do Saruê. Possuído pela raiva, ele dirá em voz alta: "Tudo culpa sua, Bento! Culpa sua, que não teve peito de botar fim nesse maldito Saruê quando teve chance". 

reprodução/tv globo

Diyo Coêlho (Bento) tentou matar rival de sua família na primeira fase da trama

Ceci (Luci Pereira), a benzedeira da novela das nove, surgirá em cena na beira no rio "conversando" com a natureza. Ela verá um vulto escuro e sem se assustar seguirá seu rastro. "Por sua forma e seu jeito de andar, nota-se que não se trata de uma figura humana. Tampouco animal", descreve o roteiro. 

Bento entrará em uma estrada de terra que margeia o rio em alta velocidade, descontando sua raiva no acelerador da moto. "O senhor que me perdoe meu pai. Eu tenho que botar um fim nisso", dirá ele, antes de ver de relance um vulto cruzar na sua frente. Em um impulso, Bento puxará o guidão, saindo da pista e perdendo completamente o controle. A moto deslizará até ir parar quase dentro do rio.

Descontrolado, o vereador seguirá na direção da casa do coronel até vê-lo sentado na varanda. "Meu pecado foi não tê tido coragem de fazer isso quando tive chance! Meu maior pecado foi ter subido a mão e livrado sua alma, maldito", esbravejará.

Com a espingarda em punho, Bento vai apontar e mirar no coronel. Nisso, ele escutará uma risada soprando de dentro do rio. "A mesma que o assombrava desde os tempos de infância. Fecha os olhos e dá dois passos para trás, para dentro do rio. Abre os olhos e vê a casa e o coronel", orienta o roteiro. 

Súplica

Ao baixar o olhar e ver seu rosto na lâmina d’água, o vereador não se reconhecerá e começará a se debater. Seu conflito é visto por Ceci à distância, que tocará as águas, evocando ajuda. "Proteja ele, meu velho. Ajude seu filho, Nego D’Água. Ajude seu filho, meu compadre! Ajude ele", pedirá a benzedeira.

Bento recobrará a consciência e mirará novamente no coronel. "Está decidido a atirar quando sente algo como se fossem as mãos do Nego D’água envolverem suas pernas. Ele se debate. Quanto mais tenta, mais aquela força que o envolve o imobiliza, entrelaçando-se ao redor, abraçando-se a ele e o trazendo de volta para o rio", indica o roteiro. 

Bento vai colocar para fora a raiva reprimida até imergir por completo. Depois, sairá da água em paz. "Aos olhos de Ceci, Bento se acalma, e aos poucos Nego D’água parece se afastar", conclui o roteiro. A sequência está prevista para ir ao ar dia 26.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro


Confira cinco reportagens especiais sobre Velho Chico:

Novela para conservadores: "sem sacanagem", disse o autor
Modelo perdeu virgindade com Rodrigo Santoro
Símbolo de crise na Globo, peruca de Antonio Fagundes ganhou tintura
Em ataque de fúria, Tereza deu uma surra em Luzia
Na novela, personagem de Montagner se salvou após sumir no rio

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.