Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NA VIDA REAL

Salve-se Quem Puder: Entenda por que Téo tem medo de fazer a cirurgia na coluna

Reprodução/TV Globo

Personagem de Felipe Simas, Téo olha para a frente preocupado em cena de Salve-se Quem Puder

Téo (Felipe Simas) demora para decidir se vai fazer operação para se livrar da muleta na novela

LARA DEUS

lara@noticiasdatv.com

Publicado em 25/5/2021 - 4h00

Após passar pelo maior trauma de sua vida e necessitar de muletas para andar, Téo (Felipe Simas) tem mais um medo a superar. O furacão que enfrentou no México deixou fratura em uma vértebra de sua coluna lombar. Ele precisa de uma cirurgia para consertar o estrago, mas os riscos do procedimento fazem o diretor tremer na base e fugir dessa decisão. Entenda os riscos da operação na coluna que apavora o personagem em Salve-se Quem Puder, novela das sete da Globo.

A vértebra que o enteado de Helena (Flávia Alessandra) fraturou se chama L5 e é localizada na parte mais próxima do quadril. Por causa do problema e do inchaço que causa na região, a medula espinhal está comprimida.

A medula é como se fosse um tronco do sistema nervoso que fica dentro da coluna vertebral e leva sinais do cérebro para o resto do corpo (e vice-versa). Quando ela está comprometida, a comunicação entre membros e cérebro é dificultada, podendo impedir a sensibilidade ou os movimentos.

Em algumas pessoas, o uso de um colete já dá conta de imobilizar a região enquanto a vértebra se regenera. Luciano Miller, cirurgião de coluna do Hospital Israelita Albert Einstein, explica:

Nas lesões instáveis, se você não operar o paciente, a coluna provavelmente vai deformar. O osso está tão quebrado que, por mais que se coloque um colete, ele não consegue segurar a região, que continua mexendo e machucando.

A operação do mocinho

Se livrar das muletas parece uma ótima ideia para Téo, que mora com seu pai Hugo (Leopoldo Pacheco) e sua madrasta em uma mansão com escadas. Mas o medo do jovem é que a cirurgia piore a situação e o faça parar de andar, já que a região é tão delicada e importante para o corpo.

Todos os nossos movimentos dependem dos impulsos que passam pelo sistema nervoso, e basta um rompimento na medula espinhal para ficar paraplégico. Mas, segundo o cirurgião Luciano Miller, as operações atualmente usam vários recursos para diminuir esse risco.

"Hoje em dia, a gente consegue monitorar os nervos da coluna durante a cirurgia. Acompanhamos como estão os nervos, os batimentos e a pulsação. E isso dá uma segurança muito grande", detalha o médico.

O risco de comprometimento neurológico é menor por causa deste acompanhamento, e o número de infecções também diminuiu, mas por outros motivos. Com instrumentos mais modernos, é possível fazer cortes menores e menos agressivos.

Namorada fisioterapeuta

Téo tem esperança de que a fisioterapia, que faz com sua namorada, Luna/Fiona (Juliana Paiva), resolva o problema que tem na coluna. Porém, quanto mais espera, mais a lesão pode se complicar. Por isso, Helena recorre à jovem fisioterapeuta para pedir que ela convença o filho a fazer a operação.

Apesar de serem uma parte importante para a recuperação da lesão, esses tratamentos são efetivos após o procedimento.

"Todo o processo depois de uma cirurgia necessita de uma boa equipe multidisciplinar, ajudando. Ela é composta não só pelo cirurgião de coluna, mas por enfermeiros, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais", finaliza o especialista ouvido pelo Notícias da TV.

Única novela inédita na Globo, Salve-se Quem Puder está toda gravada. A trama estreou em 27 de janeiro de 2020, mas foi interrompida em março do mesmo ano devido à pandemia de Covid-19.

Com a exibição dos 53 capítulos inéditos para encerrar a saga, a previsão é a de que a novela termine em 16 de julho. Uma nova reprise entrará na faixa das 19h porque a emissora decidiu adiar a estreia de Quanto Mais Vida, Melhor. 


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#59 - Tudo sobre os capítulos inéditos de Salve-se Quem Puder!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer nas novelas da Globo.


Resumos Semanais

Resumo da novela Salve-se Quem Puder: Capítulos de 14 a 17 de julho

Quarta, 14/7 (Capítulo 99)
Kyra fica dividida entre o amor que sente por Rafael e Alan. Luna explica a Mário que Helena foi vítima de Hugo e que ela ama o pai. Ermelinda pede desculpas a Alexia. Helena apoia a ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.