MENOS DRAMA
FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Lívio (Breno da Matta) em Renascer; pastor deve se apaixonar por Joana (Alice Carvalho)
Na primeira versão de Renascer, padre Lívio (Jackson Costa) sofreu horrores ao se apaixonar por Joana (Tereza Seiblitz) e fez até greve de fome para tentar se livrar dos sentimentos pecaminosos. Com a mudança de religião do personagem no remake, a trama deve perder bastante do impacto do original --afinal, nada impedirá o romance do pastor Lívio (Breno da Matta) e Joana (Alice Carvalho) após a morte de Tião Galinha (Irandhir Santos).
O autor Bruno Luperi optou por alterar a crença de Lívio para aumentar a representatividade religiosa na história --levando também em conta o crescimento expressivo dos evangélicos no Brasil e o sucesso de Vai na Fé (2023) em atrair essa parcela do público.
Só que, sem o drama do padre para manter o celibato e cumprir as normas da Igreja Católica, o remake desperdiça uma trama que costuma render nos folhetins e conquistar a torcida do telespectador.
Impossível não se lembrar, por exemplo, da tentação à qual Estela (Lavínia Vlasak) submeteu o padre Pedro (Nicola Siri) até fazê-lo largar a batina em Mulheres Apaixonadas (2003). Assim como aconteceu com Hilda (Ana Paula Arósio) e frei Malthus (Rodrigo Santoro) em Hilda Furacão (1998) --que tem sido comparada até com a série Fleabag (2016-2019) no TikTok.
Mais recentemente, a paixão proibida de padres também chamou a atenção do público em Além da Ilusão (2022), com Tenório (Jayme Matarazzo) e Olívia (Debora Ozório), e Amor Perfeito (2023), por meio do envolvimento entre João (Allan Souza Lima) e Darlene (Carol Castro).
Na Renascer de 1993, Joaninha confessou seus sentimentos pelo padre Lívio após ficar viúva. Só que o cristão se culpava por estar em pecado, pediu transferência para outra região e foi até para um retiro com o intuito de se distanciar da mulher.
No penúltimo capítulo do folhetim, porém, o religioso foi atrás de Joana --que havia voltado para o manguezal com os filhos. "Padre Lívio endoidou, foi?", questionou ela ao vê-lo ali.
"Foi. Com a graça de Deus, eu endoidei de vez. E vou levar vocês para casa", afirmou Lívio. A mulher se recusou a ir embora: "Meu coração diz que eu não vou poder, por causa que o senhor é um padre". "Eu não sou mais padre", disparou o apaixonado.
"Por causa de que padre Lívio fez isso?", surpreendeu-se a viúva. "Porque eu te amo", declarou-se o homem. Os dois finalmente se beijaram, e Lívio deixou clara sua vontade de formar uma família --assumindo também os dois filhos de Tião.
Como pastores evangélicos podem constituir família, Lívio provavelmente não passará pelos mesmos tormentos que o personagem da novela originalmente escrita por Benedito Ruy Barbosa. Sendo assim, Bruno Luperi terá de se virar nos 30 para desenvolver a nova trama do personagem e inventar um motivo plausível para mantê-lo afastado de Joana até a reta final.
Joana (Tereza Seiblitz) e padre Lívio (Jackyson Costa)
Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake deve ser substituído por uma nova trama de João Emanuel Carneiro em setembro.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.