Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

HERÓI OU VILÃO?

Renascer: José Inocêncio cutuca vespeiro político e leva invertida de pastor

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

José Inocêncio (Marcos Palmeira) com expressão séria em cena de Renascer

José Inocêncio (Marcos Palmeira) em cena de Renascer; fazendeiro será confrontado por pastor

ODARA GALLO

odara@noticiasdatv.com

Publicado em 15/2/2024 - 12h00

Acostumado a ouvir "amém" para tudo o que diz e faz, José Inocêncio (Marcos Palmeira) levará uma invertida do pastor Lívio (Breno da Matta) em Renascer. O climão ficará instaurado após o fazendeiro mexer em um vespeiro: a reforma agrária. O religioso não gostará de ver o latifundiário ficar em cima do muro ao dizer que não existe santo nessa história na novela das nove da Globo.

No capítulo desta quinta-feira (15), o caminho do pastor vai se cruzar com o do padre Santo (Chico Diaz), que aceitará uma carona de moto para ir celebrar o casamento do protagonista. O velho amigo de José Inocêncio interromperá a viagem para defender um acampamento de assentados, que estarão sendo ameaçados de morte por jagunços.

Após a situação tensa ser controlada, o padre e o pastor serão recebidos na fazenda pelo produtor de cacau, que repreenderá o amigo por ter se metido no conflito. "O padre vai me perdoá a sinceridade, mais o senhor num tinha nada que se enfiado no meio daquela zorra!", comentará.

"Eu ia fazer o quê? Deixar que passassem o trator em cima daquela lona com gente embaixo?", vai se defender Santo. "Foi sorte eles num terem passado por cima da lona, deles e do senhor junto!", continuará o fazendeiro. "Se for para morrer, que seja lutando do lado dos oprimidos!", clamará o padre.

O personagem de Marcos Palmeira, então, mexerá em um vespeiro ao dar sua opinião sobre reforma agrária. Suas palavras serão ouvidas com atenção pelo pastor, que intervirá em seguida.

"A questão fundiária é uma história comprida e complicada demais pra se resolvê. E eu mesmo acho que num tenha um lado totalmente certo ou errado nessa discussão", afirmará. "Não penso que haja um lado completamente certo, mas há, claramente, uma assimetria de força", argumentará o padre.

"Só tô dizêno que essa gente, de santo, também num tem lá muita coisa", disparará o produtor. "E o senhor? Quando o senhor chegou nessas terras... Pra fincar o seu facão aos pés do jequibá-rei das histórias que padre Santo me contou por esses caminhos... O senhor tinha muita coisa de santo ou era que nem 'essa gente'?", indagará Lívio.

Herói ou vilão?

De acordo com o roteiro entregue aos atores, a cena se estenderá até o capítulo seguinte, exibido na sexta-feira (16). O pastor continuará a prosa colocando em xeque a fama de homem justo e venerado de José Inocêncio.

"Pro seu governo eu nunca invadi terra nenhuma", vai se defender o protagonista. "Pelo o que eu entendi, o senhor não era dono dessas terras quando fincou o seu facão", retrucará o religioso. "Tanto num era que me arrancaram o couro fora! Mas paguei com o meu suor por cada palmo dessa fazenda... E de todas ôtras que fui comprando", explicará o dono da casa.

Sem medo de desafiar o todo-poderoso, Lívio insistirá no assunto e não aceitará que o fazendeiro fique em cima do muro. "De que lado o senhor está nessa história?", indagará. "Do lado que eu sempre estive: da terra!", dirá Inocêncio. "Do grande proprietário ou do assentado?", rebaterá o evangélico. "De quem soubé honrá o chão em que pisa!", responderá o rei do cacau.

O pastor Lívio amenizará o clima dizendo que só queria saber a opinião do pai de João Pedro (Juan Paiva) sobre o assunto polêmico. "Eu não quis lhe ofender... Só queria saber o que um grande produtor como o senhor tinha a dizer sobre a nossa situação fundiária", justificará.

"A reforma agrária é uma das políticas mais controversas deste país! E, assim como num vai se resolvê passando fogo em assentamento, também num se resolve com invasão violenta de terra e, muito menos, se atirando na frente d'um trator!", discursará Inocêncio, voltando à crítica inicial que fez ao padre Santo.

"Só acho importante deixar claro que reforma agrária não se resume à distribuição de terra. É sobre soberania alimentar, sobre combater desigualdades, sobre dar liberdade para que as pessoas sejam donas do seu destino e possam viver do seu pedacinho de chão!", emendará o pastor, disposto a dar a última palavra sobre o tema.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 29/4 a 11/5

Segunda, 29/4 (Capítulo 85)
Morena demonstra a Deocleciano seu encantamento por Teca. Bento se prontifica a convencer o pai a abrir uma sala de aula para adultos, como deseja Lu. Sandra confessa a Eliana que alugou a casa de Jacutinga ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.