Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DESESPERO NA MATA

Renascer: Inocêncio desfaz pacto de imortalidade e é perseguido pelo capeta

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Marcos Palmeira está em close caracterizado como José Inocêncio em cena da novela Renascer

José Inocêncio (Marcos Palmeira) entrará em desespero ao procurar facão aos pés de jequitibá

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 10/4/2024 - 12h00

José Inocêncio (Marcos Palmeira) tentará desfazer o pacto que fez no primeiro capítulo de Renascer para viver tanto quanto o jequitibá-rei, mas o ódio o cegará. O coronel se sentirá perseguido pelo demônio, já que não terá mais vontade de viver. Ele chegará a suplicar que Deus o leve para perto de Maria Santa (Duda Santos).

As cenas mostrarão o fazendeiro em um dos seus maiores momentos de fraqueza: ele terá acabado de perder Mariana (Theresa Fonseca) e estará ferido por causa da traição de José Bento (Marcello Melo Jr).

A mulher dele se abrigará na casa de Morena (Ana Cecília Costa), já o advogado não terá tido coragem de falar ao pai que Egídio (Vladimir Brichta) era o cliente com quem negociou cacau.

José Inocêncio procurará seu facão cravado na terra para desfazer o pacto que fez, mas não o encontrará. Com isso, ele desabará, atormentado pelo que fez com a própria vida. O telespectador verá o coronel andar pela mata, consumido pela angústia de não conseguir encontrar o instrumento que lhe confere a imortalidade.

"Tomado por essa loucura, ele joga a vista ao alto encarando o jequitibá que, apesar de majestoso e imponente, está mais velho. Tomado por gravatás, barba de velho e cipós. Está tão velho quanto ele", descreveu o autor Bruno Luperi no roteiro da sequência. 

Sumiço do facão na novela das nove

"Mas era pra tá aqui... Aos teus pés. Foi aqui que eu finquei o meu facão, aqui eu plantei minha alma... Aos teus pés, jequitibá-rei. Num foi, não? Num podem mexido nele... Ou então... Nem eu nem você taria mais aqui. Era pra tá aqui... Do teu lado, Maria Santa", falará José Inocêncio, que verá a cruz do túmulo onde mandou enterrar o corpo da mãe de seus filhos. 

Ele conversará com a mulher morta, clamará pela morte, além de reconhecer que nunca conseguiu amar os filhos nem mesmo sua atual mulher. "Ou você me liberta desse teu amor, Maria Santa... Ou me leve pra perto de você d’uma vez por todas que eu num aguento mais vivê desse jeito...", pedirá o coronel.

O Notícias da TV teve acesso ao roteiro entregue à produção. No texto, Luperi afirma que José Inocêncio cairá em um pranto de dor como o que teve quando Santinha morreu. Ele se permitirá chorar como uma criança indefesa.

Depois, já de volta à fazenda, ele afirmará que foi castigado por fazer um pacto e que agora terá de viver eternamente só na companhia do diabo, como se ter vida fosse um castigo, não um presente divino. 

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 2 a 11/5

Quinta, 2/5 (Capítulo 88)
Kika e Eriberto resolvem alugar juntos o apartamento de Eliana. Morena tenta convencer Lu a ficar com João Pedro. Tião guarda o ovo em um local com todo cuidado, escondido de Joana. Inácia vai à casa ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.