Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MÃE DESESPERADA

Renascer: Inácia pede demissão e suplica ajuda sobrenatural para salvar Ritinha

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Edvana Carvalho está com expressão de angústia, com as mãos entre o peito e o pescoço, em cena da novela Renascer

Inácia (Edvana Carvalho) vai fazer oferenda e pedir que Iemanjá proteja sua filha em Renascer

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 6/3/2024 - 15h00

Desesperada com o casamento de Ritinha (Mell Muzzillo) e Damião (Xamã), Inácia (Edvana Carvalho) vai romper de vez com Chico (Mac Suara) em Renascer. Ela decidirá deixar a fazenda e pedirá demissão a José Inocêncio (Marcos Palmeira) na novela das nove da Globo. O coronel não permitirá que a empregada vá embora e dará um dos quartos de seus filhos para que ela passe a viver no casarão como um dos membros da família dele.

Inácia aceitará a proposta de José Inocêncio e correrá até o mar para fazer um ritual religioso com oferenda a Iemanjá, orixá que rege as águas salgadas e é considerada a mãe de todos os orixás nas religiões de matriz africana. Ela implorará que Rainha do Mar proteja sua filha e a salve do pior.

O público verá Inácia suplicando a ajuda da divindade ao mesmo tempo em que Ritinha estará devastada com a ausência da mãe em seu casamento. A jovem se casará com o matador em uma capela. Padre Santo (Chico Diaz) celebrará a união do casal diante do pai da jovem e de alguns amigos. José Inocêncio e Mariana (Theresa Fonseca) serão os padrinhos do enlace.

De acordo com o roteiro entregue aos atores, no momento do casório, Inácia surgirá em cena à beira-mar. "Inácia está ao lado da oferenda em um momento só seu, mas, antes da entregar o que foi até lá ofertar, derruba sobre o mar todas lágrimas que rolam pelo seu rosto e se fundem às águas do mar em um lamento", escreveu o autor Bruno Luperi na indicação da sequência.

O sermão do padre será costurado com imagens da mãe da noiva fazendo sua prece a Iemanjá. Ela despachará flores nas águas e pedirá:

Érú iá, ôdô Iemanjá... Sinhôra do poço fundo, onde exu num habita, que essas água aplaque a fúria desse fio dele e o traga pra luz, pra prosperidade e clareza. Que a luz que vem de suas água, grande mãe, proteja a fia de sua fia aqui, que lhe pidiu tão pôco em toda a vida... E agora lhe roga que a sinhora alumine e guarde os caminho de minha Ritinha e que a proteja ela mió do que eu.

As cenas estão previstas para irem ao ar nesta quinta-feira (7).

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 20 a 29/6

Quinta, 20/6 (Capítulo 130)
Buba não gosta da reação de José Inocêncio. Damião ameaça Du ao ver o rapaz prestes a ferir Pitoco. José Inocêncio exige que Du escolha se fugirá ou permanecerá na fazenda com Teca e a criança. ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.