CANDOMBLÉ
FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Inácia (Edvana Carvalho) em cena de Renascer: empregada recorreu a um ritual para ajudar patrão
MÁRCIA PEREIRA, colunista
Publicado em 5/3/2024 - 6h10
Atualizado em 5/3/2024 - 10h37
Em Renascer, Inácia (Edvana Carvalho) fez uma simpatia com pinga e mel para que os exus destravassem a verdade por trás do surgimento de Damião (Xamã) na fazenda de José Inocêncio (Marcos Palmeira). A cena exibida no último sábado (2) trouxe de volta à novela das nove da Globo rituais do candomblé. Na estreia do folhetim, a empregada já tinha recorrido a uma cerimônia de cura para salvar a vida do patrão, mas sua religião ficou fora da trama durante mais de 30 capítulos.
A oferenda aos exus foi positiva: esclareceu que Damião teve a morte de José Inocêncio encomendada, mas mudou de lado. Isso mostra que a Globo está preocupada em não espantar os telespectadores evangélicos, que costumam torcer o nariz para os cultos de religiões de matriz africana, mas também que ela não eliminará o candomblé da história.
Já o diabinho preso na garrafa continua presente em Renascer, mas a aparição do cramulhãozinho ainda não foi liberada. O enquadramento das sequências e até efeitos especiais são usados para que o boneco do ser maligno não seja mostrado por enquanto.
A Globo redobrou os cuidados com questões sensíveis para os cristãos. As religiões de matriz africana não são devotas do capeta, mas foram estigmatizadas e até demonizadas por parte da sociedade ao longo da história. Mostrar as crenças de Inácia devagarzinho é uma maneira cautelosa de construir a narrativa, para não dar mais margem à intolerância religiosa.
Inácia no preparo do ritual de candomblé
O segmento religioso dos evangélicos foi o que mais cresceu no Brasil nos últimos 30 anos, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Portanto, o cenário atual é diferente daquele de 1993, quando a primeira Renascer foi exibida. De olho nisso, o remake até transformou o padre Lívio (Jackson Costa) em pastor, papel de Breno da Matta.
Nas cenas da volta do candomblé à novela, Inácia saudou os exus e pediu que Damião acabasse com seus segredos diante do coronel. No ritual, ela ofereceu um trago de cachaça com mel após rezar enquanto fazia o preparo da bebida. A empregada serviu o drinque sem revelar seu propósito, com um sorriso no canto da boca e até desafiou uma ordem de José Inocêncio.
A sequência aflorou o misticismo, como se Inácia tivesse realizado uma mágica, uma feitiçaria capaz de fazer alguém falar o que não pode ou não quer. No entanto, assim como o ritual de cura da estreia da novela, a cena não teve nada de pesado ou assustador.
Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.