Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SERÁ A DESPEDIDA?

Renascer: Fantasma de Maria Santa vai embora e liberta cramulhão; saiba como

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Duda Santos está em cena de Renascer caracterizada como Maria Santa

Espírito de Maria Santa (Duda Santos) vai parecer se despedir com ventania sobrenatural em casa

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 6/2/2024 - 15h00

Um vento vai abrir janelas, bater portas e até destrancar o esconderijo da garrafa com o cramulhão em Renascer. Inácia (Edvana Carvalho) sentirá um arrepio tomar conta de seu corpo e achará que o estranho fenômeno é a partida definitiva de Maria Santa (Duda Santos), 28 anos após sua morte. A cena será exibida nesta quinta-feira (8) quando Mariana (Theresa Fonseca) estiver prestes a enlaçar José Inocêncio (Marcos Palmeira) e se tornar sua mulher. 

Para acabar com seu luto de décadas, o fazendeiro decidirá fazer uma viagem para descansar e começar a curtir o dinheiro que ganhou ao longo da vida. Mariana inventará que quer ir com o coronel. A essa altura, ela estará morando na fazenda e terá sido adotada por José Inocêncio como filha. A jovem até o chamará o tempo todo de "painho".

Só que durante a viagem, a garota vai despertar desejos aparentemente adormecidos no protagonista. O primeiro deles irá ao ar justamente na sequência que antecede a ventania dentro da casa fechada na fazenda.

Os dois estarão em um hotel em Ilhéus (BA), cada um em um quarto, e Mariana baterá à porta dele usando somente uma camisola. Ele ficará encantado com a beleza da jovem, e seus olhos vão brilhar. José Inocêncio já estará ciente de que ela é neta de Belarmino (Antonio Calloni).

A garota pedirá um casaco e se atracará com a roupa antes de se jogar na cama de José Inocêncio. Ele ficará atordoado, mas não tocará nela. O homem se sentará em uma poltrona, velará o sono de Mariana e dirá antes de cochilar: "E eu que vim fugí d’ocê, Maria Santa, cabei minha noite assim...".

A cena será cortada e a sala da casa do protagonista, que estará iluminada pela vela que Inácia terá acendido diante da imagem de Nossa Senhora. Nesse momento, o público verá o espírito de Maria Santa surgir e acarinhar a poltrona de José Inocêncio.

"Sentindo o vazio que sua ausência traz, mas não parece se ofender com isso. Está resignada até, entendendo que, apesar de toda a dor, é mais que necessária essa cisão. Então, um vento forte e repentino bate lá fora, fazendo portas e janelas se abrirem e a vela apagar", escreveu Bruno Luperi na descrição da sequência. 

Inácia chegará correndo, vinda dos fundos do imóvel, depois de ouvir o barulho, mas não verá ninguém na sala. "Oxe... Jurei que tarra tudo trancado", falará para si mesma. Ela fechará as portas e as janelas que foram abertas pelo vento e acenderá a vela novamente.

Nesse momento, a câmera revelará que a portinhola do esconderijo do diabinho se abriu. "O cramulhãozinho parece dançar e saltar, sob a luz tremeluzente da vela", consta na parte final do roteiro da cena.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre no último dia 22. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 23/2 a 9/3

Sexta, 23/2 (Capítulo 29)
Tião Galinha e Joana comemoram a nova morada na fazenda do coronel Egídio, que se surpreende com a beleza da moça. Deocleciano alerta João Pedro sobre Damião. Chico repreende Ritinha. Buba fica preocupada com Teca, que ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.