Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

INCOERÊNCIAS

Renascer chega ao final com sujeira jogada para debaixo do tapete e esquecida

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Marcos Palmeira e Theresa Fonseca estão lado a lado em cena de Renascer como José Inocêncio e Mariana

José Inocêncio (Marcos Palmeira) e Mariana (Theresa Fonseca): protagonistas andaram em círculos

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 23/8/2024 - 6h15

O remake de Renascer chega à penúltima semana de exibição repetindo vários erros da versão original da novela. A maior incoerência na saga rural foi a farsa do neto de José Inocêncio (Marcos Palmeira), que só serviu para "encher linguiça". Afinal, nada mudou com a chegada de Cacau. O bebê, aliás, aparece em cena desde que o autor Bruno Luperi apresentou a novidade da criança ser intersexo

Essa é uma prova da falta de sentido de a novela ter passado meses girando em torno da mentira criada por Teca (Lívia Silva) e José Augusto (Renan Monteiro.

Outra derrapada nessa trama é o fato de Buba (Gabriela Medeiros) deixar o sonho da maternidade de lado, já que o desejo dela foi o ponto de partida para abrigar e cuidar da adolescente grávida em situação de vulnerabilidade. 

José Inocêncio, que supostamente queria tanto ter um neto, não teve nem meia dúzia de cenas com o bebê. O coronel passou mais tempo sofrendo pela perda de Maria Santa (Duda Santos) do outra coisa. Ou seja, ele ficou quase 30 anos sem sair do lugar, sem viver direito. A novela deveria se chamar "amor eterno", já que o protagonista só renasceu na primeira fase da trama nas duas tocaias que sofreu.

Mariana (Theresa Fonseca) foi um detalhe na vida do endinheirado, assim como Aurora (Malu Mader). A novela até apresenta alguma justificativa para as "relações passatempos" do coronel, mas os argumentos são bem questionáveis.

Com a atual companheira dele, tem um outro tipo de incoerência no ar --o fazendeiro é um exemplo de trabalhador, mas ele não leva a sério a missão profissional que assumiu nas terras dela. Voltou de lá a primeira vez porque seu inimigo sofreu um atentado e, agora, está em casa de novo por causa do fantasma do Bumba. 

A novela deixa sem explicações muita coisa, como o delegado que apareceu para investigar um roubo de cacau, mas não deu as caras no assassinato do filho do homem mais poderoso da região. O assassino de José Venâncio (Rodrigo Simas) continua impune, aprontando todas.

Egídio (Vladimir Brichta) é um vilão que tem trabalho, está praticamente sozinho criando conflitos para Renascer não ficar só mostrando problemas familiares e dilemas amorosos. Eliana (Sophie Charlotte) dominou a novela do começo ao fim, a personagem teve as melhores falas e se divertiu agarrada ao propósito de se vingar. Está aí um casal que fez de tudo para entreter o público.

O autor conseguiu colocar temas novos e até personagens inéditos, como Lilith (Lucy Alves), mas sem mexer na estrutura da novela escrita pelo seu avô Benedito Ruy Barbosa. Renascer é uma colcha de retalhos encaixados bem direitinho, mas a ordem em que eles são costurados --mesmo quando trocados-- não altera o resultado final.

O remake entra nas duas últimas semanas sem fôlego, sem ganchos que prendam o telespectador e o façam querer mais. O que é uma pena, pois é uma novela com várias qualidades, principalmente na estética visual e nas atuações. 

Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Renascer.

A adaptação da saga rural ficará no ar até 7 de setembro. Mania de Você, de autoria de João Emanuel Carneiro, entrará no lugar do remake.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 23 a 31/8

Sexta, 23/8 (Capítulo 185)
Pastor Lívio diz a Lu que se sente cúmplice de Tião. Kika beija Bento. Morena percebe a aproximação entre Lu e Pastor Lívio. Inácia aconselha Sandra. Tião confronta os policiais e é preso, para o desespero ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.