Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MAR VERMELHO

Record escala Moisés para ligar final de Gênesis à reprise de Os Dez Mandamentos

FOTOS: REPRODUÇÃO/RECORD

O ator Guilherme Winter no meio de um deserto e caracterizado como Moisés na fase egípcia de Os Dez Mandamentos

Moisés (Guilherme Winter) em Os Dez Mandamentos; profeta vai dar as caras também em Gênesis

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 21/10/2021 - 4h00

Moisés (Guilherme Winter) abrirá o mar Vermelho mais uma vez para fazer a ponte entre o último capítulo de Gênesis e a "edição especial" de Os Dez Mandamentos (2015). Com a produção da inédita Reis atrasada, a Record vai precisar apelar para Deus para tapar o buraco que a novela bíblica deixará em seu horário nobre no início de novembro.

O profeta já estava previsto para dar as caras nos roteiros originais do folhetim de Camilo Pellegrini, Stephanie Ribeiro e Raphaela Castro. Até então, ele era mais um esforço da emissora em brincar de ser a Marvel brasileira e criar um universo narrativo coeso entre as suas produções.

O personagem de Guilherme Winter, contudo, rapidamente se converteu em uma solução rápida e até bastante óbvia diante dos problemas para tirar Reis do papel. A rede de Edir Macedo apenas seguirá a ordem dos livros do Velho Testamento, em que o relato da Criação dá lugar justamente a Êxodo.

O nó entre uma trama e a outra ainda vai ser reforçado pela voz de Deus, a ser interpretado mais uma vez por Flávio Galvão. Ele soltará o verbo nas sequências finais de Gênesis e só vai parar depois da reprise de A Terra Prometida (2016), que sucederá a terceira reapresentação de Os Dez Mandamentos.

O todo-poderoso explicará que, após o triunfo de José (Juliano Laham), os hebreus vão se estabelecer de uma vez por todas no Egito. Eles, porém, serão castigados por virarem as costas aos ensinamentos de Abraão (Zécarlos Machado), convertendo-se posteriormente em escravos do faraó.

"Mesmo depois de ter se distanciado de mim, o povo me clamou e eu os enviei um libertador", explicará a divindade, diante de imagens de Moisés, ainda vestido como um egípcio.

Flávio Galvão em Jezabel: ator é a voz de Deus

Dupla de reprises

Além de continuar a história de forma cronológica, a Record ainda vai colocar Deus para comentar as principais passagens de Os Dez Mandamentos para oferecer alguma novidade ao público. Assim como na Bíblia, Moisés passará o bastão para Josué (Sidney Sampaio) derrubar as muralhas de Jericó em A Terra Prometida.

Reis será exibida em seguida, mas a narrativa não será retomada a partir do momento em que Otoniel (Leonardo Miggiorin) se torna o líder das 12 tribos de Israel. O período dos juízes, retratado na minissérie Sansão e Dalila (2011), não vai ser completamente abordado pela obra.

A novela inédita mostrará apenas os dois últimos governantes antes da formação de uma monarquia. Entre eles, está Samuel --o responsável por ungir Saul como o primeiro rei do Reino Unido de Israel e Judá.

Gênesis é uma adaptação livre do primeiro livro da Bíblia. O folhetim é dividido em sete fases, e, atualmente, a Record exibe a sétima: José do Egito. Além dos spoilers, o Notícias da TV publica o resumo da novela bíblica.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#79 - Primeiro grande mistério de Pega Pega é revelado!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Gênesis e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Gênesis: Capítulo de 22 de novembro

Segunda, 22/11 (Capítulo 220) 
Lúcifer é impedido de invadir festa de Israel. Herit anuncia gravidez a Shereder. Judá se redime por ter vendido José. Asenate chora de felicidade ao lado do governador-geral do Egito. Deus surge em discurso final. Abumani surpreende ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.