Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FUGA ELABORADA

Quem foi Harry Houdini? Mágico famoso é o 'mestre' de Davi em Além da Ilusão

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Rafael Vitti, caracterizado como Davi, usa trajes para sua apresentação como mágico; ele tem o semblante pensativo em cena de Além da Ilusão

Davi (Rafael Vitti) se inspirará em Harry Houdini para escapar da prisão em Além da Ilusão

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 22/2/2022 - 17h47

Acusado injustamente pelo assassinato de Elisa (Larissa Manoela), Davi (Rafael Vitti) vai se inspirar em Harry Houdini (1874-1926) para fugir da prisão em Além da Ilusão. Mestre em escapar de qualquer tipo de amarra --inclusive algemas e camisas de força--, os truques do famoso ilusionista ajudarão o mágico a reencontrar a liberdade na novela das seis da Globo.

Natural da Hungria, Ehrich Weisz --nome verdadeiro de Harry Houdini-- se mudou para os Estados Unidos aos cinco anos. Pobre, trabalhou como engraxate e entregador de jornais na infância. Aos 17 anos, ele fez o primeiro show de mágica, com truques de cartas.

De acordo com o livro A Vida Secreta de Houdini, de William Kalush e Larry Sloman, o ilusionista adaptou o nome para o inglês para facilitar a vida do público. Ele ainda adotou o sobrenome do mágico francês Robert-Houdin (1805-1871).

Porém, o sucesso não veio imediatamente após a criação do nome artístico. A carreira do mágico deslanchou mesmo quando ele conheceu a mulher, Beatrice Reymond (1876-1943).

Sob o apelido de Bess Houdini, a cantora se tornou assistente de palco do marido na atração Metamorphosis, no circo Welsh Brothers. A mulher amarrava as mãos do marido, que era colocado dentro de um saco e, depois, trancado em uma caixa. A dançarina fechava a cortina, batia palmas e, em questão de segundos, o mágico aparecia do seu lado sem qualquer amarra.

REPRODUÇÃO/LASKY CORPORATION US

Harry Houdini acorrentado durante truque

Harry Houdini acorrentado em truque 

O sucesso fez com que Houdini ficasse mais ousado. A cada cidade que parava, oferecia US$ 100 (R$ 506, na cotação atual) a quem trouxesse uma algema da qual não conseguisse escapar. Ninguém venceu o ilusionista. Nem mesmo quando o reconhecimento o levou para a Inglaterra. Ele desafiou a Scotland Yard, polícia especial do país, mas se livrou das algemas facilmente. 

Perto dos truques do mágico no auge da fama, fazer Davi escapar da prisão seria "fichinha". Em um dos seus shows, ele se libertou de uma camisa de força enquanto estava pendurado do lado de fora de um prédio. 

Morte trágica

No fim da vida, Harry Houdini virou consultor de efeitos especiais em Hollywood. Ele chegou a fundar uma produtora e fazer seus próprios filmes. O ilusionista ainda criou um laboratório para desenvolver novas técnicas cinematográficas.

Indiretamente, foi a mágica que causou sua morte. Assim como Davi fez no capítulo desta segunda-feira (21), ao desafiar outros presos a levantá-lo, Houdini costumava apostar em truques de resistência. Em um deles, convocava os espectadores para socar sua barriga. 

Certa vez, porém, um estudante universitário esmurrou o ilusionista fora do show, sem toda a preparação envolvida. A força foi tanta que ele rompeu o apêndice do mágico. A causa da morte foi uma infecção generalizada.

Confira os resumos da novela das seis da Globo que o Notícias da TV publica diariamente.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#91 - Grande revelação em Quanto Mais Vida, Melhor!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Além da Ilusão.


Resumos Semanais

Além da Ilusão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 19 a 20/8

Sexta, 19/8 (Capítulo 167)
Matias conseguirá se safar do manicômio judiciário --mas enfrentará um destino terrível de miséria e fome. Ele vai até revirar lixo para comer. Já Úrsula comerá a pipoca que o diabo amassou. Ela morrerá engasgada após ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.